Da maneira que eu entendo, "tiro pela culatra" não muda o efeito do canhão para os oponentes, apenas adiciona esse efeito negativo. Se o usuário for o "limpador de convés", ele vai perder uma carta normalmente, mas depois vai ganhar a carta que ele escolher descartar de outro jogador.
Mas realmente existe uma ambiguidade ai, mas eu resolvo da forma descrita por achar que, do contrário, o "tiro pela culatra" é um pouco forte demais.
[edit]
https://boardgamegeek.com/thread/1228729/rulebook-errors-and-questions
Se for assumir que "tiro pela culatra" muda totalmente o efeito do canhão para os outros jogadores, eu diria que o "limpador de convés" fica imune, pois sempre vai ficar com a carta que ele próprio descartou de si mesmo.