Post original: https://www.boardseyeview.net/post/hamsters-vs-hippos
Desenvolvido por James Freeman, James Staley e Adam Staley,
Hamsters vs. Hippos é um jogo leve de
forçar a sorte onde 2 a 6 jogadores competem para coletar o máximo de flores de lótus de um lago de lírios, evitando acabar como uma refeição para qualquer hipopótamo à espreita. O jogo também incorpora um modo solo.
Hamsters vs Hippos é jogado em uma grade de tiles inicialmente viradas para baixo, selecionadas aleatoriamente entre as 52 fornecidas, exceto que duas das quatro peças de hipopótamo são removidas apenas na primeira rodada. Com 2–4 jogadores, você estabelece uma grade de 5 x 5; 7 x 7 ao jogar com 5 ou 6 jogadores. Isso significa que em um jogo de 2 a 4 jogadores, é possível que não haja nenhum título de hipopótamo escondido na grade da primeira rodada. As nove peças centrais começam todas com uma ficha bônus de flor de lótus.

Na sua vez, você geralmente realiza duas ações de movimento. Você pode mover para qualquer tile adjacente ortogonal ou diagonalmente, pegando qualquer flor de lótus que esteja nele e virando-a para revelar o que o tile mostra em seu verso. Pode estar em branco (11/52); pode mostrar várias combinações de flores de lótus (17/52), caso em que você coleta essas flores do estoque; pode mostrar um hamster realizando uma das várias ações especiais, incluindo aquelas que perdem uma flor ou permitem que você roube uma de outro jogador; ou pode mostrar um hipopótamo... Se você tiver a infelicidade de tropeçar em um hipopótamo na sua primeira rodada, há uma regra especial para compensá-lo, mas caso contrário, se você revelar um hipopótamo, sua vez termina e você perde todas as flores que tiver coletado nessa rodada.

Se você já coletou mais flores do que outros jogadores, então você pode evitar o risco de encontrar um hipopótamo e explodir, usando seu movimento para sair do lago, caso em que você deposita as flores que coletou ao longo dessa rodada. Particularmente com contagens de jogadores mais altas, também há uma chance de você descobrir que o meeple do seu hamster ficou sem movimento legal (você nunca pode mover para um tile revelado, então se você ficar cercado por tiles revelados você pode acabar destruído). Isso também o torna alimento de hipopótamo e perde o saque de lótus, outro motivo para uma saída preventiva.
Não há como negar o charme de
Hamsters vs Hippos, em grande parte graças aos altos valores de produção da Tin Robot Games e à arte atraente de César Ayala Delgado. É um jogo com um fator de sorte muito alto, porque os jogadores têm muito pouca escolha além da simples decisão de continuar se movendo ou sair do lago. Uma das peças de ação especial permite que os jogadores olhem para uma peça adjacente. Gostaríamos de dar uma espiada e memorizar os elementos do jogo. De fato, em nossas jogadas do protótipo mostrado aqui no
Board's Eye View, nossa equipe experimentou nossas próprias regras de casa onde, por exemplo, permitíamos aos jogadores a opção, como uma ação, de gastar uma de suas flores de lótus para espiar até três tiles, e não necessariamente aqueles adjacentes ao meeple do hamster. É uma regra da casa que os apoiadores do Kickstarter podem querer tentar como uma forma de adicionar mais escolhas, potencial para blefar e um elemento de memória no jogo. Da forma como está,
Hamsters vs Hippos é um jogo infantil divertido e atraente, mas com um ajuste relativamente simples, você pode torná-lo muito mais que isso.
Review by Selwyn Ward
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.