Ficou ótima mesmo essa pesquisa e o pessoal muito participativo também em comentar os resultados. isso só mostra que o pessoal curtiu a ideia e cada um acaba buscando nas "fatias do bolo" se estão sozinhos em suas preferências e respostas.
Mas um dado interessante é que existem 12.000 cadastros mas menos de 2.000 responderam as perguntas. E se não tivesse premio? Quantos seriam os interessados em opinar sobre isso? É claro que falando em amostragem e etc, os números servem para dar uma base, mas como foi levantado sobre a questão de existirem muito mais mulheres jogando do que as que responderam o censo, provavelmente teremos muitos mais adolescentes também e pelo mesmo motivo.
Uma outra questão é que cada pergunta pode ser influenciada pela circunstância em que foi formulada. Se o censo fosse feito em fins de dezembro, provavelmente muitos responderiam que gastam 400 Reais mensais com jogos se justamente tivessem comprado seu primeiro board naquele mês aproveitando o 13º salário.
Daí me vieram duas ponderações:
1- Creio que poderia ter em um censo futuro, uma abordagem sobre a composição dos grupos de quem está respondendo o censo (quantos grupos, composição, idades e quem sabe, coisas como jogos preferidos);
2- E se esse censo fosse parte fixa do perfil? Assim, sempre que houvessem mudanças, cada usuário poderia ir modificando uma resposta dada anteriormente e a Ludopedia poderia colher esses resultados sempre que precisasse. Marcados os jogos adquiridos, como já existe a possibilidade de marcar os jogos que conseguimos, preços pagos e etc, ficariam cada vez mais precisa essa pesquisa sobre os gastos mensais, a vida pessoal dos participantes, seu grau de escolaridade, se estava solteiro e casou, etc, etc.
Seja como for, com as ponderações ou não, foi uma excelente iniciativa da equipe! Parabéns!