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  4. FAQ Não-oficial (1ª Parte) SPOILER FREE.

FAQ Não-oficial (1ª Parte) SPOILER FREE.

T.I.M.E. Stories
  • avatar
    FcCruz17/01/16 18:26
    avatar
    FcCruz
    17/01/16 18:26
    61 mensagens MD

    Tradução parcial do FAQ não oficial encontrado no BGG.

    Espero que ajude nas próximas partidas.

    Fonte: https://boardgamegeek.com/thread/1483580/unofficial-faq

    T.I.M.E. STORIES  
     FAQ não-oficial
    Versão 1.4
    Paul Grogan 
    22 de dezembro de 2015


    Esta é uma série de perguntas que eu organizei por falta de um FAQ oficial em Inglês.
    Apesar da popularidade do jogo, há uma série de coisas nas regras que podem ser facilmente mal interpretadas. Muitas pessoas estão fazendo as mesmas perguntas, e muitos grupos estão jogando de maneira errada. Isso importa? Para mim, sim. Eu sei que é um jogo movido pela história, mas eu ainda quero jogá-lo corretamente.


    Regras livres de Spoilers! 

    1. Esgotando a T.U.:


    O livro de regras diz que o turno termina imediatamente quando o contador de T.U. atinge 0. Isso não é verdade. Você começa a gastar o seu último T.U. fazendo o que você está fazendo, em seguida, o turno acaba.
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/article/20711277#20711277

    2. Declarar ações e gastos de T.U's.

    O livro de regras é muito irregular. A página 9 indica que os jogadores devem DECIDIR sobre o que fazer, e, em seguida, após o T.U. gasto, eles realizam a ação que escolheram.
    Entretanto, isso está errado, e você pode realmente mudar de idéia sobre qual ação deve ser executada após o outro jogador ter feito a sua ação. Para mim, isso é o oposto do que as regras dizem. 
     ATUALIZADO: Isso agora foi confirmado oficialmente: 

    "Essa questão será corrigida no livro de regras nas próximas impressões. A regra correta é que você não tem que executar suas ações simultaneamente. Gastar uma T.U. permite que cada jogador aja da maneira que ele/ela quiser. Você pode esperar os resultados da rolagem dos dados de um agente e escolher a sua ação. 
    François Doucet,
    Cowboys do Espaço "

    3. Gastar um T.U. em um local.

    Chegando num novo local, escolha um espaço, olhe a carta e resolva todos os efeitos dela (desde que eles não sejam testes de perícia). Isso não gasta nenhuma T.U.. Só se os jogadores quiserem ficar lá e executar uma ação é que ele gasta T.U's. nesse local.
    Assim, você poderia começar um turno movendo-se da Base para o "Quarto", então todos os jogadores escolhem cartas. Um carta pode dizer "Se você tem o item 97, então pegue o item 32". Uma outra carta poderia simplesmente dizer  "pegue o item 56". Nada disso gasta T.U.. Você pode então optar por mover-se para um novo local, rolando os dados de tempo. Você só precisa gastar T.U. se você quiser ficar e executar uma ação (teste de perícia).
    Nota: Se um carta lhe dá duas opções, e a opção é apenas "fazer isso", mas a opção 2 exige um teste de perícia, então fazer a opção 1 não custa nenhum T.U.; mas se você ficar lá e fizer o teste de perícia, isso vai exigir uma T.U.

    4. Mudar de local devido a um efeito de carta - Isto custa TU's?

    Sim. Sempre. Às vezes, o texto numa carta vai dizer: "Agora vá para Localização 94". Você rola o dado de tempo e adiciona 2 se você sair de um local vermelho, como se você tivesse escolhido se mover para lá.

    5. Custos de T.U. nas cartas.

    Você pode se deparar com uma carta que tem um custo de T.U's nela. Se esse custo é o símbolo preto de T.U, então o grupo deve perder o TU, mesmo que tematicamente seja apenas um personagem fazendo algo que vai custar T.U's, ainda assim é o grupo que vai perder, e ninguém mais pode fazer nada durante essa perda de T.U. (Consulte a página 17 - iconografia. 6).

    6. Será que mantemos os state tokens depois que eles são utilizados? 

    O livro de regras não é claro sobre isso. Ele diz que eles ficam até serem usados. O que significa que a maioria das pessoas pensa que quando são usados, eles são descartados. Não é bem assim. Você mantém o state token mesmo depois que você usou. 

    7. Ações do grupo quando alguém morre.

    Algumas cartas mandam todo o grupo se mover. Se uma pessoa morreu, então o resto do grupo pode ainda ir para o local. "O grupo todo" significa "Todo mundo que está vivo" 

    8. Não fazer nada em um teste com escudos negros, mas não com crânios.

    As regras não são claras neste ponto, e eu acho que nós ainda não temos uma resposta oficial. O que está claro é que, se você não fizer nada em um teste e não há um escudo com o crânio, então você perde 1 ponto de vida e você sofre os efeitos dos escudos negros (TU, coração, especial...). E o que não está claro é se você não fizer nada, e tem qualquer um dos escudos negros, mas nenhum escudo de crânio. O consenso geral até agora é que você sofre os efeitos dos escudos negros.

     9. Há uma declaração confusa nas regras sobre a revelação de cartas seladas sem ter o State Token. O que isto significa?

    Em primeiro lugar, descarte a carta de ativação (aquele que disse pra você revelar a carta selada.) Em seguida, coloque a carta selada no espaço onde estava a carta de ativação. Qualquer receptáculo naquele espaço pode olhar imediatamente  para a carta selada. Se tem um símbolo impresso na carta selada, não pegue o state token. 

    10. Uma vez que uma carta selada for revelada, os receptáculos podem mover-se para aquele espaço? 


    Sim. Embora a carta seja colocada virada para baixo, e tenha o símbolo na parte de trás, o termo "revelar" não é o mesmo que "virada para baixo". A carta selada já foi revelada, e, portanto, ela pode ser movida como qualquer outra. 

    11. Quando as cartas com um sinal "não entre" podem ser acessadas? 

    Eles só pode ser acessada quando ela disser que você pode. Fazendo só o que está impresso nela não é o suficiente.

    12. Se uma carta ativa um efeito quando é revelada, o que significa "revelar quando"?

    Não é necessário revelar cada vez que você vira a carta, apenas a primeira vez que ele é vista pelos jogadores. Isto não está confirmado oficialmente, mas isso parece ser a opinião da maioriados jogadores.




    N.T.: Fim da primeira parte. A segunda parte contém alguns spoilers tanto do jogo base quanto da expansão "Marcy Case". e acho que nesse primeiro momento não será necessário incluir aqui, já que o jogo é recente. Em breve incluo a segunda parte.

    Abraço a todos e boa jogatina!

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