Os designers de Container fizeram uma decisão audaciosa: entregaram todo poder aos jogadores. Tentarei aqui explicar as consequências boas e ruins disso.
Descrição
Trata-se de um econômico médio-pesado. Somos empresários de um país, iremos produzir e comercializar produtos para suprir a demanda de uma ilha.
No seu turno você poderá fazer duas ações entre as seguintes possíveis (não sei se os nomes certos):
- Construção: pagar para o banco para construir uma fábrica ou um armazém.
- Produção: pagar $1 para o jogador a sua esquerda para que cada uma das suas fábricas produzam um contêiner da própria (existem 5 cores). Ao produzir você determinará o quanto custará tais produtos.
- Armazenagem: você pode comprar containers produzidos por outros jogadores e colocar nos seus armazéns e assim eles ficarão disponíveis para serem embarcados em um navio de outro jogador. Você definirá o preço deste produto.
- Embarque: cada pessoa tem um navio. Você poderá enviar o seu para o porto de outros jogadores e comprar os produtos que estiverem disponíveis lá. A capacidade do navio é de 5 contêineres.
- Desembarque: você poderá enviar o seu navio para ilha e colocar os produtos para venda em um leilão único. Os outros jogadores poderão dar um lance fechado para a compra deles. Você poderá vender para quem deu o maior lance, nesse caso o banco lhe pagará o mesmo valor a título de subsídio. Caso não queira vender, você poderá pagar ao banco o valor do maior lance e desta forma ficar com os seus contêineres.
- Empréstimos: como ação livre você poderá pegar empréstimos. A cada $10 de dívida, você precisará pagar $1 de juros toda rodada.
O jogo termina quando dois tipos de contêineres não puderem ser mais escolhidos. Primeiramente, cada pessoa irá descartar os produtos que tiver em maior número. Depois as cartas de pontuação serão reveladas. Elas foram compradas no ínicio do jogo. Elas informam quantos pontos o contêiner de cada cor lhe dará. Soma aí o seu dinheiro e mais umas miudezas por contêiner em armazéns e navios e saberemos quem venceu.
Análise
Tematicamente nada faz muito sentido. Tudo me parece uma forçação de barra para obrigar a super interação entre jogadores. Não que eu ache isso o fim do mundo, mas se você realmente se importar com o tema, acredito que esse jogo não é para você.
Mecanicamente ele cumpre o que se propõe. Você não poderá ficar isolado no seu mundinho. Precisará comprar e vender produtos o jogo todo. Algumas vezes o mesmo produto fica trocando de mão entre dois jogadores. Você precisará avaliar bem como está a escassez e as demandas de cada cor para poder valorá-lo. O jogo pode, contudo, não funcionar em todas as mesas. Ele pressupõe que todo mundo terá decisões plenamente racionais e econométricas. Se quiserem isolar determinado integrante, por ser muito experiente, por estar muito na frente ou por qualquer outro motivo, ele não terá o que fazer. Não há escapatória. Joguei com 5 pessoas, acredito que mesas com 3 também não funcionem muito bem, mas aí é especulação.
Outro ponto importante é o leilão. Caso alguém erre e dê um lance muito alto nos seus produtos você terá uma vantagem gigantesca. O erro do outro pode ser até mais importante que as suas próprias decisões, o que me incomodou.
Também fiquei incomodado com o fato de termos que descartar o contêiner mais numeroso no final da partida. Isso cria situações nas quais é melhor você perder determinado leilão.
Veredito
Achei Container um jogo bem original e audacioso. A liberdade dada aos jogadores e a imposição das interações conquistaram a minha atenção. Minha partida teve altos e baixos. Momentos eletrizantes com muita coisa acontecendo e outros nos quais eu ficava torcendo para acabar logo. Retirar completamente a possibilidade de seguir o meu próprio caminho me frustrou algumas vezes. Foi divertido, foi ótimo conhecer, mas não quero repetir, não é para mim.
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