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  3. Dicas para os Designers

Dicas para os Designers

  • avatar
    Rafael Sales13/01/16 16:40
    avatar
    Rafael Sales
    13/01/16 16:40
    109 mensagens MD

    Boa tarde pessoal,

    Sou um apaixonado por board games como vocês. Depois de ter um contato com vários títulos e jogos, decidi escrever uma lista de “dicas” para os futuros designers de board games, principalmente os brasileiros. Claro que não sou nenhum expert em design e produção, mas queria listar algumas coisas que podem incomodam em alguns jogos e que poderiam ser evitados.

    Abaixo a lista:


         - SE O JOGO POSSUIR CARTAS, UTILIZE O PADRÃO: Sei que chamar uma carta de tamanho padrão é bizarro, até porque há vários tipos de tamanho padrão, mas porque não usar os tamanhos mais comuns, como os STANDARD EURO e o STANDARD USA? Quase todo mundo que eu conheço gosta de sleevar as cartas e nem sempre é fácil achar sleeves aqui no Brasil. Pensem nisso no momento que forem desenvolver os jogos. Cartas quadradas, por exemplo, são legais e dão uma cara diferente para o jogo, mas tenha certeza que será muito complicado para seus clientes acharem os sleeves para essas cartas. Em muitos casos as diferenças de tamanho são consequências da produção, na qual as empresas buscam um melhor aproveitamento da matéria-prima (no caso o papel), mas ainda sim acredito que usar o tamanho padrão é algo para se considerar. Como exemplo temos os jogos da CGE (Czech Games Edition), que usam umas cartas com tamanhos bem diferentes e também as cartas “Omen” do Betrayal at House on the Hill. Ah, e claro, no caso de cartas, SEMPRE utilize bordas arredondadas.



          - SE FOR FAZER INSERTS E O JOGO POSSUIR CARTAS, CONSIDERE DEIXAR UM ESPAÇO PARA AS CARTAS COM SLEEVES: infelizmente é comum ver esse tipo de erro. Tenho vários inserts que eu tenho que descartar porque eles simplesmente não comportam as cartas com sleeves. Lembrando, estamos falando de um hobby e que as pessoas, querem preservar o seu jogo, e isso inclui sleevar as cartas. Então, se forem trabalhar com a possibilidade de inserts, considerem um espaço para as cartas já sleevadas. Esse tópico pode ser ainda mais drástico, conforme comento abaixo. Para mim um exemplo positivo de jogos que pensaram nisso são Tobago e King of New York e para exemplos negativos tem o Ticket to Ride (versão da Days of Wonder) e Quantum.



             - O TAMANHO DA CAIXA DEVE COMPORTAR O JOGO SLEEVADO: em alguns casos é comum ver empresas reduzem tanto o tamanho da caixa e que, ao final, não comportam o jogo sleevado. Pior ainda são os casos de jogos que praticamente não comportam o próprio conteúdo. As fichas (tokens), que geralmente são enviados “unpunched”, possuem o melhor aproveitamento de espaço possível e que, quando as fichas são tiradas do “punchboard”, elas passam a praticamente não caber na caixa. Ao elaborarem um protótipo, levem isso em consideração. Um exemplo aqui é o Tichu e Fidelitas.



         - LEMBREM-SE COMO OS JOGOS SÃO OU PODEM SER ARMAZENADOS: aqui eu volto a falar dos inserts e das caixas. Os designers/empresas precisam considerar que algumas pessoas guardam os jogos deitados (uma caixa em cima da outra) enquanto outras guardam o jogo em pé (como se fossem livros). Se o insert não for praticamente perfeito, então existe uma chance dele não funcionar para jogos que ficam em pé. É o caso do SmallWorld Underground e do Lords of Waterdeep.



            - DEDIQUEM TEMPO NO MANUAL DE REGRAS: essa é uma parte importantíssima do jogo, porque é o primeiro contato que a pessoa vai ter com ele. Uma leitura fácil irá ajudar muito na experiência que o jogo vai ter. Nem todo cliente quer ficar entrando em fórum ou em sites para ver erratas das regras. Aliás, esse seria um bom termômetro de feedback do seu próprio manual, ou seja, quanto menos perguntas fizerem, melhor o manual. Pensem em colocar exemplos e também deixar um “Player Aid”, que funciona como um resumo das regras e facilita o jogo. Aqui, o clássico exemplo negativo de manual é o Ghost Stories.

     

    Claro que deve haver outros exemplos então, se puderem, vamos compartilhar outros tópicos. Aqui o objetivo não é ficar de #mimimi nem reclamando, mas sim ser um tópico de colaboração para os futuros designers. 

    8
    4
    13
  • xeaglenec
    463 mensagens MD
    avatar
    xeaglenec13/01/16 17:08
    xeaglenec » 13/01/16 17:08

    algo me diz que você gosta de sleevar...

    2
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro13/01/16 17:33
    butilheiro » 13/01/16 17:33

    @xeaglenec, acho que todos gostamos, não?

    @Rafael Sales, bom tópico e uma importante discussão. Sou estudante de design e estou cansado de ver jogos muito bons com péssimo design, ou acabamento ruim, ou mesmo um arte pobre, coisas que poderiam deixar o jogo ainda melhor se tivessem sido pensadas de uma melhor forma.

    No momento estou com meu projeto de TCC que é justamente sobre board games e essas coisas sempre me vem à mente. Quero fazer o máximo possível para ter cartas com formatos padrão (estou bem propenso a usar o standard americano) e também uma boa caixa com bons inserts, já que o jogo também terá um tabuleiro. Foi bacana ver mais alguém falar sobre o assunto.

    1
  • Tutu Morisson
    67 mensagens MD
    avatar
    Tutu Morisson13/01/16 18:12
    Tutu Morisson » 13/01/16 18:12

    Cara, achei bem pertinente tudo que exemplificou, eu tenho crescido no hobbie e agora vejo necessidade de sleevar alguns jogos meus, principalmente os mais caros e os que veem muita mesa, pq jogo em grupos familiares e infelizmente eles não tem o mesmo cuidado que nós (como quando por exemplo seu seu pai mete a mão na batata frita e depois pega a carta com a mão engordurada, ou quando há muitos copos e bebida na mesa, tenho um leve infarto quando algo derrama, hahahaha)

    Eu destacaria algo que na real não sei se há muito como mudar.

    Eu nem me incomodo tanto com o tamanho das cartas em si, o que me incomoda mesmo nos card games é aquela PORCARIA DE CAIXAAAAAAAA que eles colocam.

    E isso é notável em todas as empresas, vc pega até empresas grandes como a Copag e o padrão caixa de papel superfina e amassável é o mesmo.

    Praticamente todos os card games vem nesse mesmo padrão rasga-fácil de caixa, love letter, hanabi, we will rock you, tinco, histórias, bang pocket, entre outros.

    Óbvio que isso deve envolver mt coisa, como custo de produção reduzido, mas acho legal quando me deparo com card games recentes no mercado nacional que eles dão uma atenção maior pra caixa, ela é mais resistente, não amassa à toa, como é o caso dessa linha da funbox, o black stories tbm tem uma caixa muito bacana e fácil de abrir, entre outros.


    Montei um esqueminha pra quem ainda não conseguiu visualizar minha humilde indignação de gamer. (ps. não consegui reduzir a foto)

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/752/j1a74j.png

    1
  • Jetro
    398 mensagens MD
    avatar
    Jetro13/01/16 19:17
    Jetro » 13/01/16 19:17

    Tutu Morisson::Cara, achei bem pertinente tudo que exemplificou, eu tenho crescido no hobbie e agora vejo necessidade de sleevar alguns jogos meus, principalmente os mais caros e os que veem muita mesa, pq jogo em grupos familiares e infelizmente eles não tem o mesmo cuidado que nós (como quando por exemplo seu seu pai mete a mão na batata frita e depois pega a carta com a mão engordurada, ou quando há muitos copos e bebida na mesa, tenho um leve infarto quando algo derrama, hahahaha)

    Eu destacaria algo que na real não sei se há muito como mudar.

    Eu nem me incomodo tanto com o tamanho das cartas em si, o que me incomoda mesmo nos card games é aquela PORCARIA DE CAIXAAAAAAAA que eles colocam.

    E isso é notável em todas as empresas, vc pega até empresas grandes como a Copag e o padrão caixa de papel superfina e amassável é o mesmo.

    Praticamente todos os card games vem nesse mesmo padrão rasga-fácil de caixa, love letter, hanabi, we will rock you, tinco, histórias, bang pocket, entre outros.

    Óbvio que isso deve envolver mt coisa, como custo de produção reduzido, mas acho legal quando me deparo com card games recentes no mercado nacional que eles dão uma atenção maior pra caixa, ela é mais resistente, não amassa à toa, como é o caso dessa linha da funbox, o black stories tbm tem uma caixa muito bacana e fácil de abrir, entre outros.


    Montei um esqueminha pra quem ainda não conseguiu visualizar minha humilde indignação de gamer. (ps. não consegui reduzir a foto)

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/752/j1a74j.png


    O problema é no Brasil mesmo, olha o exemplo do Timeline importado, vem uma caixa de metal, METAL !!!!

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/831/45o35v.jpg

    1
  • Tutu Morisson
    67 mensagens MD
    avatar
    Tutu Morisson13/01/16 19:47
    Tutu Morisson » 13/01/16 19:47

    O problema é no Brasil mesmo, olha o exemplo do Timeline importado, vem uma caixa de metal, METAL !!!! 

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/831/45o35v.jpg

    (alguém me ensina como eu faço pra responder o comentário do outro usuário, copiei e colei e não apareceu aquela caixa amarela de resposta...)


    To ligado @Jetro, pena que se trouxerem com essa caixa, um jogo que facilmente vc compra por 20, 25 pratas vai estar na faixa dos 50, 60. :(

    0
  • Ruivo
    61 mensagens MD
    avatar
    Ruivo13/01/16 20:28
    Ruivo » 13/01/16 20:28

    Tutu Morisson::O problema é no Brasil mesmo, olha o exemplo do Timeline importado, vem uma caixa de metal, METAL !!!! 

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/831/45o35v.jpg

    (alguém me ensina como eu faço pra responder o comentário do outro usuário, copiei e colei e não apareceu aquela caixa amarela de resposta...)


    To ligado @Jetro, pena que se trouxerem com essa caixa, um jogo que facilmente vc compra por 20, 25 pratas vai estar na faixa dos 50, 60. :(

    Vai no comentário da pessoa e clica em citar.

    0
  • Tutu Morisson
    67 mensagens MD
    avatar
    Tutu Morisson13/01/16 22:09
    Tutu Morisson » 13/01/16 22:09

    Caraca, eu juro q nunca prestei atenção nesse botão! HAHAHAHA vlw

    1
  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
    avatar
    Lexicos197313/01/16 23:14
    Lexicos1973 » 13/01/16 23:14

    Creio que cada um pode dar uma opinião e primar pela qualidade dos componentes deve ser a melhor (senão única!) questão a se considerar. 

    A caixa, seja de papelão ou metal é na minha opinião um dos itens relevantes, mas espero não chatear ninguém com o que vou dizer, não conheci ainda ninguém que deixou de comprar um jogo pelo formato das cartas ou se cabe ou não na caixa depois de sleevadas. Eu gosto de sleevar meus jogos também, mas isso para mim é detalhe. 

    Teve jogo que disseram que o jogo é bom, com problemas X de qualidade e eu ainda quero comprar porque os comentários dizendo que o jogo é bom e divertido me atraem mais que os comentários negativos (e esporádicos) sobre formato das cartas, qualidade da caixa e insertes. Tem gente que não gosta do insert e simplesmente joga fora! kkkkkk É radical, mas com eu mencionei, isso termina por ter pouco peso no meu processo de compra. Quero mesmo é saber se o jogo 'roda bem' ou se é inovador no uso da sua mecânica. 

    No fim, se qualquer jogo é bom em diversão, se vende bem e tals, aparecerão zilhares de pessoas vendendo acessórios para qualquer "defeito" que ele tenha de produção. 

    2
  • Rafael Sales
    109 mensagens MD
    avatar
    Rafael Sales14/01/16 09:42
    Rafael Sales » 14/01/16 09:42

    Lexicos1973::Creio que cada um pode dar uma opinião e primar pela qualidade dos componentes deve ser a melhor (senão única!) questão a se considerar. 

    A caixa, seja de papelão ou metal é na minha opinião um dos itens relevantes, mas espero não chatear ninguém com o que vou dizer, não conheci ainda ninguém que deixou de comprar um jogo pelo formato das cartas ou se cabe ou não na caixa depois de sleevadas. Eu gosto de sleevar meus jogos também, mas isso para mim é detalhe. 

    Teve jogo que disseram que o jogo é bom, com problemas X de qualidade e eu ainda quero comprar porque os comentários dizendo que o jogo é bom e divertido me atraem mais que os comentários negativos (e esporádicos) sobre formato das cartas, qualidade da caixa e insertes. Tem gente que não gosta do insert e simplesmente joga fora! kkkkkk É radical, mas com eu mencionei, isso termina por ter pouco peso no meu processo de compra. Quero mesmo é saber se o jogo 'roda bem' ou se é inovador no uso da sua mecânica. 

    No fim, se qualquer jogo é bom em diversão, se vende bem e tals, aparecerão zilhares de pessoas vendendo acessórios para qualquer "defeito" que ele tenha de produção. 

    Concordo 100%. A mecânica e diversão são os primeiros pontos a se considerar, mas sabemos que os designers se preocupam (ou pelo menos deveriam) com os componentes, cartas, inserts e tudo mais. A ideia da lista era apenas ajudar a lembrar alguns tópicos importantes qdo forem tomar essa decisão. :)
    E por mais que a gente esteja concentrado na mecânica e diversão, não há como negar que bons componentes melhoram a experiência de jogo. :D

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