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  3. Space Cantina
  4. Turno Extra: Primeiras impressões sobre o Space Cantina

Turno Extra: Primeiras impressões sobre o Space Cantina

Space Cantina
  • Fel Barros
    181 mensagens MD
    avatar
    Fel Barros28/03/16 16:09
    Fel Barros » 28/03/16 16:09

    professor:: Ótima análise. Gostei bastante do que li pois me ajuda a decidir que esse jogo não verá meu dinheiro. 

    1) Esse lance de colocar referência dentro de jogo pra mim é uma desculpa para não criar personagens autênticos (que podem ganhar rótulos). Claro que o pessoal "Geek" adora. Afinal compram qualquer coisa que leva o nome ou a marca de algo que eles aprenderam a gostar.

    Existe sim esse lado comercial de fazer referências mas também uma questão de custo/benefício. Como você disse, o Cantina não é um jogo americano, logo, criar 80-100 personagens que aparecem de passagem pelo jogo não faz muito sentido em termos de tempo gasto na produção. 
     
    2) Os caras envolvidos no jogos são nomes de peso aqui n Brasil. Do que que esse povo tá com medo? Ficam criando jogos rasos e chamando de "Euro Leve". Eu sei que eu não sou nada, não publiquei nada, não sou design e nem entendo de mercado. Na verdade no sou ninguém além de um jogador velho e rabugento. Mas esse pessoal tem potencial, os caras são bons. Por que não se dedicam a criar um jogo de verdade ao invés de perder tempo com essa coisa que divertem pela piada. Do jeito que fazem parece que brasileiro só sabe rir de bobeira. 

    Gostaria bastante que você jogasse o Cantina. Como a Aline disse, o jogo é o nosso primeiro 'passo mais largo'. Ou seja, ele é um Euro de complexidade média. Para a Aline, que já é gamer, ele é bem leve mas para o pessoal que está começando agora no mundo dos tabuleiros (grande parte do público) , ele não é tão leve. Além disso, e mais importante, jogá-lo bem, exige uma série de partidas. Colocaria ele um pouco acima de Gateway. E , como todos os outros jogos que lançamos, é um jogo "de verdade". Se, no entanto, você se refere a um gamer's game, sugiro que aguarde o Herdeiros de Khan, no segundo semestre. Este sim, nossa primeira empreitada fora dos jogos 'família'.

    3) Sei de toda essa história de que a opção da ACE é se dedicar a jogos pequenos, etc, etc e tal. Isso pra mim é ser pouco audacioso. No final vão ficar conhecidos por fazer jogos que abrem o palco para as bandas de verdade. Agora se a intenção é só meter a mão em umas moedinhas, eu entendo.

    Na verdade, estamos acompanhando nosso fluxo de caixa. Não temos dinheiro o bastante para ser 'audacioso'. A diferença entre um jogo pequeno e um audacioso é de 300-400%. Não que houvesse um problema em abrir o palco para as bandas de verdade, as maiores empresas de jogos do mundo  não fazem "jogo de verdade", só pequenos e médios. 

    4) Sinceramente? Se dediquem a um jogo de verdade. Pode ser muito audacioso e pode ser que não de certo mas se não der a cara pra bater jamais terão chance. E vamos falar sinceramente: Se um jogo pesado estivesse sendo desenvolvido pelo Fel Barros, cara pode acreditar que TODA comunidade brasileira iria se agitar, afinal o cara é bom e todos sabem disso. Mas acho ue ta faltando coragem de arriscar.

    Obrigado pelo elogio! Ainda que você tenha dado nota baixa para os meus jogos, o reconhecimento é bem importante! Como eu disse anteriormente, nosso jogo mais pesado virá no segundo semestre, com o Herdeiros do Khan. Espero que esteja mais 'antenado' com seu interesse.

    Não estou dizendo que o Space Cantina é ruim, mas digo que ele não traz nada de novo para nós. A diferença talvez seja a temática espacial mas como a maioria dos ditos "games euro", isso se cola com cuspe.

    Aqui sou obrigado a discordar de você. A implementação da seleção de dados/upgrade dos funcionários é original e há uma ENORME preocupação com a implementação do tema/imersão.


    Chego à conclusão que você tem predileção por jogos pesados/voltado para o público gamer. Como nós somos uma empresa especializada em jogos autorais, ao menos por enquanto, não podemos nos dar ao luxo de passar 1 ano em apenas um jogo e nem o capital de giro para uma produção desse porte. Em 2016 , faremos 2 jogos maiores (Cantina e Khan) que visa atender essa galera mais gamer!
    Obrigado pelo comentário e pela honestidade. 


    2
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor28/03/16 17:31
    professor » 28/03/16 17:31

    Agradeço por ter despendido tempo para retornar meus comentários. De verdade mesmo. Como já disse, sei que se trata de uma estratégia da empresa em galgar degraus mais altos de forma calculada e evitar riscos e despender recursos que comprometam a sua saúde financeira. Sei também que qualquer um que se proponha lançar um jogo aqui terá que encarar o fato de que é preciso trabalhar com o que temos de possível no Brasil, o que inviabiliza uso de miniaturas, dados entalhados e pecinhas de madeira em muitos projetos. Compreendo todas essas coisas.

    Só acho com sinceridade que vocês são alguns dos poucos que conheço que podem e sabem como tornar viável e concreto um projeto de mais peso. Com tantos lançamentos em solo nacional de jogos super hypados e já consagrados, me deparo com a opção de comprar um jogo nacional e uma  jogo cujo nome vende por si só. Como sou uma pessoa cujo orçamento disponível para jogos é muito baixo a minha escolha deve ser bem calculada. A escolha as vezes fica meio óbvia. Infelizmente. 

    Mas desejo sucesso ao projeto. E ele é bem o perfil do grande público brasileiro. Tenho certeza que terá uma boa aceitação. Fico no aguardo das próximas novidades.

    0
  • Fel Barros
    181 mensagens MD
    avatar
    Fel Barros29/03/16 11:12
    Fel Barros » 29/03/16 11:12

    Obrigado pelo voto de confiança, professor!

    Fico muito feliz pelo reconhecimento do trabalho da Ace Studios no meio. Quando o Khan tiver pronto, faço questão que você conheça!

    Abraços

    Fel

    0
  • Warny
    50 mensagens MD
    avatar
    Warny30/03/16 22:31
    Warny » 30/03/16 22:31

    Olá Professor,
    Primeiramente obrigado pelo reconhecimento. Gostaria de complementar o que o Fel falou. A intenção com o Space Cantina, que já vem de uma série de muitos playtests ao longo de 1 ano, sempre foi de entregar um jogo euro temático de complexidade média. Também gosto de jogos mais pesados, tenho intenção de fazer alguns neste estilo, e acredito que no Brasil também há espaço para eles. 
    Tenho rodado todos os eventos que eu posso mostrando o Space Cantina para o público e há também uma boa aceitação entre os jogadores mais heavy gamers. Por isso, gostaria muito que você tivesse a oportunidade de jogar, acredito sinceramente que você pode gostar. Recentemente fiz um vídeo explicando as regras, está na página do Space Cantina aqui na Ludopedia. No mais, obrigado pela confiança! 

    2
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor06/04/16 11:48
    professor » 06/04/16 11:48

    Esse contato direto com vocês autores é muito importante para nós jogadores. Como disse antes, o jogo não faz o meu estilo. Mas conversando com a gurizada aqui como diz o Lukita: eles "piraram" na ideia do jogo. Pode ficar tranquilo que vou jogar sim, quando o fizer dou um feedback da minha experiência com o jogo.  

    1
  • difes
    295 mensagens MD
    avatar
    difes17/04/16 09:06
    difes » 17/04/16 09:06

    Bom dia caro Fel Barros vi o gameplay do bafo do dragão e achei o jogo fantástico...Como sempre acho seus jogos muito divertidos,espero um dia poder lançar um jogo tao bom quanto os seus rsrsrs...No entanto gostaria de deixar aqui algumas considerações poderiam aumentar mais uma trilha de pontuação,para facilitar na visualização e contagem dos pontos ou disponibilizar mais um marcador extra assim o jogador ao atingir 60 pontos deixaria seu marcador em cima do numero 60 e o que passase disto seria marcado usando um novo marcador...Por exemplo o jogador fez 65 pontos então um marcador dele fica no numero +60 e seu outro marcador fica no 5...
    Em relação aos críticos poderiam ter punições extras para quem não conseguisse atende-los,sugiro que o jogador perca um ponto de reputação e um ponto de fidelidade da raça do critico em questão(lembrando que após voltar uma casa e em turnos futuros o jogador avance uma casa que tenha algum bônus,ele não ganha o bônus novamente),afinal a opinião dos críticos pesa na avaliação dos clientes de um restaurante né...
    Os poderes dos restaurante não entendi muito bem mas estão um pouco desbalanceados,poderiam elimina-los para tornar o jogo mais simétrico,ou criar uma regra que limitasse sua utilização e uma outra regra que definisse que o jogador inicial fica com o restaurante tal,o segundo recebe tal restaurante e ai por diante...
    No mais achei o jogo incrível e olha que não gosto de disse playcement...Aguardo ansioso o FC deste jogo e um gameplay do herdeiros do kan

    Ah boa sacada Warny em participar do gameplay quanto um autor participa da divulgação do seu jogo passa um maior credibilidade ao projeto e uma confiança maior por parte dos consumidores...

    Boa sorte e sucesso

    0
  • Warny
    50 mensagens MD
    avatar
    Warny18/04/16 08:57
    Warny » 18/04/16 08:57

    Bom dia Difes!
    Muito obrigado pelas considerações, fico muito feliz que você tenha gostado das regras e gameplay!
    Obrigado também pelas dicas! Vou falar de cada uma aqui.
    A punição extra para atendimento aos críticos foi pensada durante a fase de playtest do jogo, porém a gente chegou a conclusão de que seria mais uma regra de exceção e decidimos por tirar pra deixar o jogo mais enxuto. A ideia seria exatamente perder um ponto de fidelidade na raça ou de reputação. Porém, ainda tinha o dificultador do jogador ter que lembrar de não ganhar novamente o benefício ao passar pela trilha. E se a gente optasse por permitir que ele ganhasse novamente, poderia ser até benéfico ele voltar pra ganhar novamente o benefício, porém isso seria não temático.
    O segundo marcador é uma ideia que vou levar pro pessoal da ACE Studios. Inicialmente não pensamos neste segundo marcador porque em praticamente todos os playtests os jogadores só passavam de 60 na pontuação final. Porém, entendo que existindo ele, mesmo que só na pontuação final, ficaria mais claro para todos quem está na segunda volta ou na primeira.
    Quanto aos poderes dos restaurantes, desde o início dos playtests, temos uma análise estatística de pontuação e vitórias de cada um deles e tanto na média de pontos quanto no número de vitórias, os 4 restaurantes estão muito próximos um do outro. Fomos ajustando os benefícios ao longo desta análise estatística para deixar o mais balanceado possível. Nas partidas, muitos jogadores tem a impressão de que o Café Mystique (que o Luiz jogou no gameplay) é o mais forte, ou o Coletivo Culinário (que não apareceu no gameplay). Curiosamente, o Trattoria (que eu joguei) e o Gourmet Elétrico (que o David jogou) ganham uma quantidade de vezes compatível com os outros. Independente disso, no manual haverá variantes que os jogadores podem optar por não utilizar os poderes assimétricos ou ainda realizar um leilão fechado pela compra dos restaurantes no início da partida.
    Valeu pelas dicas e elogios e qualquer dúvida é só falar!

    Abraços!

    Warny Marçano

    2
  • difes
    295 mensagens MD
    avatar
    difes18/04/16 09:17
    difes » 18/04/16 09:17

    Obrigado pelo Feedback Warny,espero que posso ter ajudado ao menos um pouco...No mais desejo a voce e Ace Studios boa sorte e sucesso,ancioso pelo lançamento oficial do jogo...rsrrs
    Espero ainda o dia em que as pequenas editoras brasileiras se unam para lançar os otimos jogos brasileiros internacionalmente..

    0
  • difes
    295 mensagens MD
    avatar
    difes18/04/16 11:34
    difes » 18/04/16 11:34

    Em relação a punição do critico poderia criar um marcador de perda de fidelidade que só seria computado ao final do jogo dai não haveria problemas e confusões durante a partida...O que me diz Warny???? eu sei que alguns marcadores extras encarecem um pouco a produção e tornam o jogo um pouco mas complexo...Mas os criticos de um restaurante tem que ter um apelo especial né pra ficar mais tematico

    0
  • Warny
    50 mensagens MD
    avatar
    Warny18/04/16 12:56
    Warny » 18/04/16 12:56

    Não posso prometer nada, Difes, mas vou pensar nisso e ver se é viável, afinal o jogo já está em fase de orçamento com a gráfica, conversar também com o Fel sobre isso. Um dos grandes desafios pra um game designer é justamente esse limite entre "ficar mais temático" e "não ficar tão complexo" que um jogo de complexidade média como o Space Cantina tem. Acredito que estamos alcançando um bom resultado, pelo feedback do público. Valeu pelas sugestões! :-)


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