Jogo relativamente recente que apresenta grande parte das características da Era moderna em uma reunião de amigos por cerca de 2 a 3 horas. Era das navegações, descobrimento, comércio, religião e guerras, tempos intensos na história da humanidade e pinceladas de forma brilhante em Colonial.
A Idade Moderna tem como característica a substituição da ideia de Feudos para a consolidação dos países, cada jogador assume uma nação (Portugal, Espanha, França, Grã-Bretanha ou Holanda) e busca por riqueza e prestígio.
Vence o jogo quem chegar a 10 prestígios sem dívidas no banco. Com mecânicas simples e bem encaixadas o jogo flui lentamente no começo, mas no final já se tem o domínio do que deve ser feito. Você tem 6 cartas, cada carta apresenta 2 personagem que executam diferentes ações e sua tarefa é escolher dessas 6, 5 cartas e definir a sequencia de execução dessas ações.
E a sorte? existem dados e eles garantem boas risadas e a fúria de alguns jogadores. Na hora de explorar e desvendar novos territórios a sorte está lançada, mas é minimizada por escolhas estratégicas. O jogo tem a versão básica, o que seria uma versão "família" (só se for a família Bórgia), e a opção assimétrica, onde cada nação tem um início e objetivos diferentes. Essa assimetria deixa o jogo ainda mais histórico e interessantes aos amantes do tema, porém com o ônus de aumentar a complexidade e as nuancias de regras, que já não são poucas.
Belo tabuleiro, ótima interação, imagens e mecânicas super encaixadas com a temática, Colonial: Europe's Empires Overseas brilha na adaptação da mecânica ao tema, ótimo jogo para apresentar para quem está estudando essa época de tantos eventos históricos e quem sabe refletir do porque de muitas vezes ainda parecermos estar em uma colônia.
Fizemos uma partida e para saber mais sobre acessa lá: GameRSPoA - Joga na Colônia