As pessoas sempre me perguntam por indicações de jogos para crianças pequenas e, bem, Dobble 1, 2, 3 é a indicação perfeita!
Na verdade, Dobble é um clássico que tem várias versões diferentes, mas o Dobble 1, 2, 3 é especial por ser o único da série que pode ser jogada com crianças de 3 anos. O jogo é tão simples, rápido e divertido que você vai perder as horas jogando com o seu pequeno.
A premissa do jogo é que todas as cartas do baralho têm um símbolo igual entre si. Apenas um. E uma vez que as cartas são reveladas, as pessoas têm que descobrir qual é o símbolo em comum.
Super fácil, né? Bom, pra mim não é! E devo dizer que o Gael tem uma facilidade absurda de achar os símbolos com rapidez! Então, sim, raramente ganho nesse jogo e normalmente o vencedor é o Gael.

Esse jogo possui algumas formas diferentes de jogar, mas a que eu jogo com os meninos e a que, para mim, é a mais simples de explicar e jogar, é a seguinte: a cada rodada, o “juiz” revela duas cartas e os jogadores precisam identificar rapidamente qual é o símbolo que se repete nas duas cartas. Assim que a primeira pessoa encontra, ela deve apontar para os símbolos. Se a criança já consegue identificar e nomear bem os números, eu costumo dizer que precisa apontar e falar o nome do símbolo.
Para jogos entre duas pessoas, uma delas precisará fazer também o papel de juiz, mas nada de espiar a carta antes do seu adversário, hein? Ainda mais se o seu adversário for seu filho!
FICHA TÉCNICA
Autores: Denis Blanchot, Jacques Cottereau
Editora: @mundogalapagos
Jogadores: 1 a 5
Idade mínima: 3 (minha opinião: 3)
Tempo de partida: 10 a 15 minutos
Modalidade: competitivo