Por Claudio Villa
Saudações Tripulantes,
No artigo de hoje iremos falar de três cores aparentemente banais na hora de pintar miniaturas, mas que podem apresentar desafios interessantes.
Clareando e Escurecendo
Sempre que precisamos mudar o tom de uma cor, seja para mais claro ou mais escuro, nossa primeira ideia, em geral, é utilizar o preto ou o branco para essas tarefas. Se essa fórmula funciona com a imensa maioria das cores, para algumas existem saídas melhores.
Iluminação vermelha tendendo para o laranja
Vermelho
O vermelho pode ser uma das cores mais desafiantes para se trabalhar. O preto pode ser usado normalmente para escurecê-la, apesar cuidado para ser feito. Já ao tentar clarear, você geralmente não irá querer usar o branco, já que como aprendemos lá na pré escola, vermelho + branco = rosa.
Se você observar as dobras de um tecido vermelho sobre a luz irá reparar que a parte saliente (brilhante) não irá tender para o rosa e sim para o laranja. Assim, o ideal ao tentarmos clarear o vermelho é ir adicionando quantidades controladas de amarelo.
Lembre-se que o segredo de um bom efeito de luz e sombra é sobretudo a progressão e a sutileza, assim não vá querer clarear sua peça com uma tinta da cor de um Cebion. Vá adicionando amarelo em pequenas quantidades e sentindo o clareamento da tinta.
Brilho branco no tecido preto ajuda a destacar a peça
Preto
O primeiro pensamento ao nos depararmos com uma área preta é… como diabos sombrear isso? Por ser a cor mais escura possível, fica um pouco óbvio que será impossível criar sombras para ela, por isso uma das soluções é caprichar na luz para destacar a área.
Usando mais uma vez o exemplo da vida real, procure colocar um tecido preto contra a luz e observe suas saliências. Você verá que a luz incrivelmente irá tender fortemente para o branco. Assim, para que você possa destacar peças pretas (em especial tecidos e peças de couro como botas e cintos) utilize um pouco de branco bastante diluído. No caso de cabelos, a dica aqui é utilizar um tom de cinza claro e pintar apenas algumas mechas para causar o mesmo efeito.

Diferenças sutis entre o branco mais “quente” (esquerda) e o mais “frio (direita)
Branco
No caso do branco o problema é o inverso, afinal como clarear algo que já está claro? Você sempre pode optar por usar um tom mais escuro (como um bege claro) como cor base e clarear a partir daí, mas se você quer fazer alguém com um manto realmente branco você terá de investir nas sombras. Nesse caso você tem três opções.
• Sombrear usando cinza: Essa é a cor mais fácil que você pode usar e lhe dará um resultado bastante neutro. Lembre-se apenas de sombrear gradualmente, partindo de tons mais claros e escurecendo conforme a necessidade.
• Sombrear usando amarelo: Uma outra opção é fazer as sombras usando um tom bastante opaco de amarelo. Isso dará a sua peça uma aparência mais “quente” e viva. Por exemplo, se fosse pintar o turbante de uma miniatura em um ambiente desértico, provavelmente utilizaria essa opção.
• Sombrear usando azul: Aqui você deve usar um tom de cinza azulado, obtendo uma aparência mais “fria” para a peça. Seguindo a ideia acima, se fosse pintar o manto de um mago em uma superfície congelada, provavelmente optaria por essa solução.
Vale reforçar que em todos os casos, o que buscamos não são cores vivas, mas sim tons mais pastéis. Experimente observar isso ao colocar um pedaço de tecido branco sob diferentes luzes (solar, incandescente, fluorescente) e observe como o branco se comporta de forma ligeiramente diferente em cada uma delas.
Lembrem-se dessas regras ao trabalhar com outras cores e experimente outras opções além do branco e do preto na hora de mudar seus tons, você pode se surpreender com os resultados obtidos.
Cláudio Villa