Demorei um pouco para entender e no fim, somente entendi quando vi alguém que jogava no anos 1990 ensinar. Vamos lá então;
1- Saída. O jogador (Boneco) não pode chutar diretamente para o gol. O Técnico (quem manipula) deve tocar para trás para algum outro jogador (Boneco) ou o goleiro (Na época existia recuo).
2 - Para ter posse da bola, o jogador (boneco) tem que está próximo a ela, algo que não ultrapasse uns 5 ou 6 centímetros, daí o técnico tem que observar se a bola está próximo a essa distância entre todos os jogadores que estiverem onde a bola parou de rolar. Caso algum jogador (Boneco) tiver próximo, o técnico usa ele para dar continuidade a jogada ou chutar. Se ficar distante, de todos os jogadores o técnico perde a vez e o outro técnico pode posicionar um jogador seu para iniciar suas jogadas.
3 - Enquanto um técnico estiver de posse da bola, ele pode pegar seus jogadores e posicioná-los no seu campo ou no adversário para receber a bola (passe).
4 - O técnico adversário também pode mexer nos seus jogadores para exercer a marcação, contudo, não pode pôr qualquer jogador na frente de quem está de posse da bola para impedi-lo de chutar ou passar (Tem que se estabelecer um distância de pelo menos uns 10 cm).
5 - Se a bola tocar ou bater no jogador a posse é imediata. Ex.; Caso o treinador chute ou passe e, a bola, tocar no seu próprio jogador, automaticamente a posse continua sendo sua. Porém, se a bola tocar no jogador adversário, mesmo que a bola tenha ficado próxima ao seu jogador, a posse será do seu adversário.
6 - Antes da meia lua da grande área, há uma linha no campo. Somente quando a bola ultrapassa, para ou está muito próximo a linha (5 ou 6 cm), é que se pode chutar ao gol.
ESSA É A FORMA CORRETA DE JOGAR FUTEBOL CLUB/ FUTEBOL PELÉ
Pontos positivos: Quando jogado exatamente como o descrito, o jogo tem até um ar de estratégia e entrega até bem a simulação de futebol.
Pontos Negativos: A grande ausência de faltas que somente são consideradas quando o técnico não cumpre as 6 regras citadas acima. 2; O fato das pessoas não cumprirem as regras citadas acima e chutarem de qualquer parte do campo. 3; Não há regra para a reposição de bolas que saem as laterais a não ser usando o boneco para bater com os pés, isso tira um pouco a lógica do futebol que tem os laterais cobrados com as mãos. Na minha opinião, deveria existir pelo menos 1 boneco para cada time que tivesse os braços articulados com algum mecanismo de molas que você pudesse colocar a bola nas mão e peteleca para dentro. Ou um boneco exclusivo com as mão erguidas que pudesse segurar a bola e você com um sopro ou peteleco pudesse repor a bola em campo, fica a sugestão. 4; Precisa praticar bastante o reflexo para usar os goleiros ou todo chute é gol.
Por fim, fiz um torneio em 2024 com uns colegas e para esse torneio elaboramos uma regra alternativa que está disponível para baixar em arquivos na página do jogo na ludopédio. E sempre que elaboramos algum torneio de FC, procuramos elaborar regras que possam melhorar a dinâmica desse jogo.