Eu estou escrevendo uma aplicação para me ajudar a preparar os baralhos de partida do Illegal e “acidentalmente” descobri um método seguro para se jogar Illegal sem um mestre de jogo. Segue abaixo a explicação.
O texto ficou grande, mas não achei um meio melhor de explicar. Fiquem a vontade para sugerir mudanças.
Método seguro para jogar Illegal sem um Mestre de Jogo
Para que seja possível jogar Illegal sem um MJ, a preparação do jogo deve ser feita seguindo um conjunto de passos que produzirão os baralhos dos jogadores respeitando as restrições descritas nas regras originais do jogo mas garantindo que nenhum dos jogadores saiba o conteúdo dos baralhos além do seu próprio.
Será necessário o uso de 8 plásticos ziplock ou qualquer coisa para separar um baralho do outro.
IMPORTANTE: TODOS OS JOGADORES DEVEM ASSISTIR TODOS OS PASSOS A SEGUIR.
Passo 1: Organização inicial dos baralhos
- Com todas as cartas reveladas, organizar os 8 baralhos, cada um conténdo todas as cartas relacionadas a um mesmo recurso.
Exemplo: o baralho do recurso “Armas” será composto pelas cartas “Vendedor de Armas”, “General Guerrilheiro”, “Suspeito Vendedor de Armas”, “Suspeito General Guerrilheiro” e 10 cartas de “Armas”. Conforme figura abaixo. Faça o mesmo para os outros recursos.
- Guarde cada baralho em um plástico ziplock.
Passo 2: Separação dos baralhos
- Defina o número de jogadores e separe a mesma quantidade de baralhos;
- Não remova os baralhos do plástico ziplock;
- Os baralhos que sobrarem devem ser guardados na caixa.
Passo 3: Embaralhar o conjunto de baralhos
- A partir de agora, ninguém pode ver o conteúdo dos baralhos. Embaralhe os baralhos entre si sem removê-los do plástico ziplock.
IMPORTANTE: TODOS OS PASSOS SEGUINTES DEVEM SER EXECUTADOS COM AS CARTAS VIRADAS PARA BAIXO.
Passo 4: Criar uma matriz de baralhos
- Remova cada baralho do seu plástico;
- Distribua os baralhos na mesa formando uma matriz onde cada linha é um baralho e cada coluna é um tipo de carta (conforme figura do verso): 10 cartas de recurso, 1 carta de traficante, 1 carta de comprador, 1 carta de suspeito traficante e 1 carta de suspeito comprador;
- A figura abaixo exemplifica essa matriz para 5 jogadores, mas o método funciona para qualquer número de jogadores.

Passo 5: Separar os baralhos de recurso
- Remova 4 cartas de recurso de cada baralho;
- Forme 4 novos baralhos de recurso, cada um com uma carta de recurso dos baralhos de onde foram removidas;
- Embaralhe cada novo baralho de recurso e separe fora da matriz.
Passo 6: Troca de compradores
- Remova as cartas de comprador e suspeito de comprador da linha A e separe fora da matriz;
- Para cada par de linhas (A-B, B-C, C-D e D-E):
- Remova a carta de comprador da segunda linha e ponha na coluna “Comprador” da primeira linha. Ex. comprador da linha B vai para comprador da linha A;
- Junte as cartas de suspeito de traficante da primeira linha e a de suspeito de comprador da segunda linha e separe fora da matriz.
- Pegue a carta de comprador que foi separada da linha A e ponha na coluna “Comprador” da última linha (E);
- Junte a carta de suspeito de comprador que foi separada da linha A com a carta de suspeito de traficante da última linha (E) e separe fora da matriz.
Passo 7: Recurso extra
- Para cada par de linhas (A-B, B-C, C-D e D-E):
- Remova uma carta de recurso da primeira linha e adicione na segunda linha em uma nova coluna que chamaremos de “Recurso extra”. Ex. um recurso da linha A vai para a coluna “Recurso extra” da linha B.
- Remova uma carta de recurso da última linha (E) e adicione como recurso extra na linha A.
Ao final do passo 7, a matriz ficará com 4 colunas conforme imagem abaixo. Além disso serão formados os pares de cartas de suspeitos que foram separadas fora da matriz.
As letras em cima de cada carta expõem a organização resultante.
Passo 8: Distribuição dos baralhos dos jogadores
- Depois do passo 7 junte as cartas de cada linha da matriz formando um baralho para cada jogador e guarde cada um no plástico ziplock com as cartas viradas para baixo.
- Embaralhe os plásticos ziplock contendo os baralhos dos jogadores e distribua-os dando um para cada jogador.
- Na mesa, permanecerão os 4 baralhos de recursos e vários pares de cartas de suspeitos todos virados para baixo.
Depois desse processo o jogo se inicia normalmente com a execução da Fase 1 - Acordos e negociações.
Quando “novos recursos chegam às docas”, como não há um MJ, qualquer jogador pode pegar um baralho de recursos e abrí-lo na mesa. Porém todos devem aguardar 5 segundos para pegar sua carta. O alarme do celular pode ajudar nessa hora.
Nas fases seguintes, qualquer jogador pode assumir o papel de MJ. Como o jogador que assume o papel de MJ nessas fases também está jogando, o mesmo não pode ver nenhuma carta antes dos outros jogadores.
Porque o método funciona?
O método funciona porque cada restrição para a preparação dos baralhos descrita nas regras originais é mantida sem que nenhum jogador seja capaz de saber o conteúdo dos baralhos.
Restrições:
As cartas de traficante e de comprador não podem estar relacionadas ao mesmo recurso.
No passo 6, a troca de compradores garante que o comprador de um recurso não vai estar no baralho do traficante do mesmo recurso.
O recurso extra não pode estar relacionado ao traficante nem ao comprador.
No passo 7, o recurso extra vêm do baralho acima do baralho corrente e como o comprador do baralho corrente veio do baralho logo abaixo, é impossível que esse recurso esteja relacionado ao seu traficante ou ao seu comprador, garantindo a restrição.
Não podem haver dois baralhos “espelhados”.
É impossível gerar dois baralhos espelhados com este procedimento pois depois que a troca de compradores termina, o comprador do baralho A está interessado em um recurso que está no baralho B. Mas os recursos do baralho A não interessam ao comprador do baralho B, já que esse comprador está interessado nos recursos da linha abaixo dele (C). O mesmo é verdade para os baralhos seguintes.