Bom, eu vou defender o Auone nessa aqui. Se vc nunca tenta nada novo você nunca pode melhorar.
É tentando que se aprende!
Vamos lá, para você pintar monocromático você tem que ter em claro alguns pontos.
- Monocromía não existe, são os pais.
- Você vai precisar misturar tintas. Várias vezes.
- Você tem que ter muito claro a teoria de cor, especialmente no que diz ao respeito de brilho e saturação.
1o ponto: Monocromía não existe, são os pais.

Apesar de que os zumbis que tem no seu post, parecem ser apenas de uma cor, eles não são, nem sequer os que aparentam ser cinzas (eles são azuis na verdade). Eles usam da teoria da cor para dar destaque. Se alguém te perguntar que cor é o zumbi da frente, e você responder vermelho, você estará se deixando enganar.
Perceba que os zumbis vermelhos tem os destaques em laranja e as roupas com uma aguada lilás. Ou seja, as roupas puxam para o azul e a pele para o amarelo. Amarelo e azul são cores de contraste pelo que isso dá destaque na miniatura.
Como o azul é a cor mais fria ela deixa menos saturada a área, pelo que é usado nas áreas escuras da figura. O amarelo é mais saturado, pelo que é usado nas áreas mais expostas ou que você quer dar destaque.

Resumindo, a pesar de que a miniatura parece vermelha, na verdade as cores que importam nela são o azul e o amarelo, que na verdade estao misturados em uma pequena proporção com a tinta vermelha. O olho humano, tenta procurar estas nuances de tom para identificar os contornos e destaques.
No caso dos zumbis verdes você pode ver isso tambem claramente (ropa puxando pro azul via aguada, corpo puxando pro amarelo via dry brush).
No caso dos zumbis azuis, como toda a miniatura já é cinza/azul em lugar de usar o tom para dar destaque, ele usa a luminosidade e saturação. Veja que as areas expostas são mais claras e de um tom puxado para um azul ceu (mais saturado e claro que o azul cinzento das roupas.
2o ponto: Você vai precisar misturar tintas. Muito.
Como eu comentei, estas variações de cor estão nás nuances da tinta então você tem que procurar chegar a elas com proporções pequenas.
Digamos que a tua tinta base fosse 10 gotas de vermelho, o teu tom "escuro" poderia ser 9 de vermelho e 1 de azul enquanto o teu tom de iluminação seria 9 de vermelho e 1 de amarelo.
No caso das sombras você não vai fazer mistura de fato, pois você aplicara o tom via aguada. Controlando a quantidade de agua você controlará a intensidade do tom.
No caso das luzes o ideal é ir misturando pouco a pouco, se você começar com uma proporção de 20/1 pinte as areas expostas, depois acrescente mais tinta amarela ate 20/2 e vai nas areas mais claras entre as que você já pintou, e assim vc vai fazendo camadas cada vez mais claras.
3o ponto: Brilho e saturação.
Se você mesmo assim decidir que você quer usar apenas tons de cinza. Também é possivel resultados muito legais, mais a base do trabalho é a mesma. O recomendável aqui é que você começe com uma camada de primer preto ou pinte toda a sua mini de preto.
A partir desse ponto vai acrescentando pouco a pouco cinza no seu preto, usando pincel seco para passar nas areas mais expostas.
Repita esse passo acrescentando um poquinho de branco e passando nas areas mais expostas à luz.
A foto está pequena mas veja por exemplo aqui, o cinza das bordas da armadura da candy abaixo, está puxado mais pro branco,


Voltando no ponto de que monocromia não existe, perceba que não só os olhos são vermelhos, as áreas expostas próximas deles como os fios do cabelo e a guarda da espada tiveram uma lavada beeeeem de leve com vermelho. Isso garante que a área da cara tem as áreas mais saturadas da figura e o espectador foque a vista lá primeiro, ganhando destaque.
Faça um teste, coloque o seu dedo na tela tampando os olhos da figura e olhe pro cabelo ou a espada, você verá que os pontos de destaque serão: os pontos de luz e os pontos com ligeiro tom de vermelho.
Espero que essas dicas ajudem, e sorte com a pintura!