O ano é 2315, o Governo Mundial inaugura o Comitê de Terraformação, que tem como objetivo transformar marte em um planeta habitável devido ao superpovoamento da Terra. As corporações que contribuírem para este objetivo serão generosamente recompensadas pelo Comitê
Corporações com diferentes focos e especialidades serão controladas por cada jogador, tendo como objetivo desenvolver os três parâmetro globais (temperatura, oxigênio e água) aumentando assim o Índice de Terraformação (IT). O jogo se desenvolve através de gerações (rodadas), onde há quatro fases: - Ordem dos jogadores: o marcador de primeiro jogador é passado para o próximo em sentido horário; - Pesquisa: 4 cartas são recebidas pode-se escolher comprar de 0 a 4 cartas por 3M$ (megacréditos) cada; - Ação: em sentido horário cada jogador tem o direito efetuar 1 ou 2 ações por turno, até que todos passem a vez; - Produção: simultaneamente todos efetuam a produção dos recursos (renda em megacréditos, aço, titânio, plantas, energia e calor) em seus tabuleiros individuais. As ações disponíveis no a cada turno depende das cartas e recursos que o jogador possui, sendo elas: - Executar um projeto (jogar uma carta de sua mão); - Executar um projeto-padrão: - Reivindicar um marco; - Financiar um prêmio; - Realizar uma ação de carta azul; - Converter 8 plantas em um tile de vegetação; - Converter 8 calor em um nível de temperatura global. O final de jogo é disparado quando os parâmetros globais alcançam patamares onde é possível a vida humana se estabelecer confortavelmente, ou seja, 14% de oxigênio, temperatura superior a 8° C, e nove oceanos criados.
Com sua estética de futuro dos anos 90, TfM encanta a muitos e espanta outros. O tema está presente em suas cartas e na forma em que os recursos interagem com os índices de terraformação. Desde a primeira partida se tornou um dos nossos jogos favoritos por sua simplicidade nas mecânicas básicas, porém com uma estratégia que é aprimorada a cada partida conforme os jogadores conhecem melhor a sinergias das cartas e recursos.
Mecânicas/Características: - Seleção de cartas - Gestão de mão - Colocação de peças - Coleção de componentes - Renda - Jogadores com diferentes habilidades - Bônus de fim de jogo Designer: Jacob Fryxelius Artista: Isaac Fryxelius Publicado por: MeepleBR Jogadores: 1-5 Tempo médio: 120min Complexidade: médio