Eu comecei a jogar a versão importada com meu filho de quase 5 anos nesse final de semana. O jogo é bastante simplista mas ele está se divertindo.
Para jogar com crianças pequenas que não saibam inglês é preciso adaptar algumas coisas nas mecânicas, ainda estou testando mas seguem algumas dicas:
- Pelo menos um adulto que saiba inglês deve fazer o papel do DM o jogo todo. Esse adulto explica as regras (não precisa fazer uma introdução longa, vai explicando conforme o jogo vai rolando), lê a história, lê cada desafio e apresenta para a(s) criança(s) decidir(em)
- Já joguei sendo mestre + jogador e somente mestre. Sinceramente, é melhor ser somente mestre e deixar a criança decidir como jogar. Se você for mestre e jogador, ou se for revezando como o jogo propõe, o jogador que faz o mestre acaba vendo uns detalhes que os outros jogadores não vêem;
- Use sempre os 4 personagens, mesmo que uma criança precise jogar com mais de um (hoje eu testei eu e mais uma criança controlando os 4 personagens e fluiu bem)
- Tem uma mecânica de mochila (backpack) que não funciona bem. A maioria desses itens não são da vivência das crianças (frascos de ácido, equipamento de escalada, livro de idiomas, etc), é difícil explicar o que cada um faz e você teria que ficar repetindo toda hora, e embora seja um exercício legal de imaginação, mecanicamente não faz diferença no jogo (os testes quase sempre são fixos, mas você pode tentar adaptar o sucesso ou falha de acordo com a criatividade). Daria para substituir a carta com esses itens por ícones que dá para achar na internet (ainda vou pesquisar isso), ou até criar itens novos que seja mais fácil de a criança conhecer
- Existe uma outra mecânica de improviso que seria um terceiro tipo de ataque, onde o jogador é estimulado a descrever uma ação (com algumas dicas que variam de um personagem para outro), mas ele também não tem diferença mecânica e é totalmente dispensável
- No desenrolar do jogo, além dos monstros, tem umas cartas de história que podem ser uma decisão, um improviso ou até um desafio. Tem coisa que simplesmente não funciona e você vai precisar trocar por outra.
Tirando isso tudo, meu filho está curtindo, ele ficou muito feliz quando deu o ataque final no chefão na primeira partida e está muito empolgado para continuar jogando. Sempre quis mestrar RPG para ele e está sendo uma boa introdução. Fiz essas adaptações e à medida que ele for crescendo, vou reforçar os elementos de improviso e vou recompensar melhor as boas ideias.
O jogo pode ficar repetitivo logo (são 24 monstros/desafios por cenário, e em cada partida você usa 3 a 5 de cada, então uma hora você pode decorar tudo), mas dá para ir criando coisas novas com o tempo.
Se você resolver comprar, podemos ir trocando umas ideias pra aqui e até uns "ativos": ícones, desafios, adaptações e até personagens.