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  4. Quantum: Edição Comunitária

Quantum: Edição Comunitária

Quantum
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    BenNeto06/05/21 11:04
    avatar
    BenNeto
    06/05/21 11:04
    63 mensagens MD

    Recentemente descobri que meu irmão mais novo estragou alguns player boards do Quantum e por isso decidi fazer player boards caseiros para substituí-los, tendo em vista que o jogo não é mais fabricado lá fora. Aproveitei a oportunidade para tentar traduzir e, potencialmente, mudar o tema.


    Comecei a procurar na internet sobre possíveis variantes, customizações, rethemes, PNPs e acabei descobrindo uma versão comunitária do jogo, com algumas alterações no jogo. Achei a ideia interessante, joguei 3 partidas com as alterações feitas e realmente gostei do que fizeram. Assim, decidi compartilhar aqui.

    Para quem tiver interesse, segue abaixo o resumo das mudanças feitas pela versão comunitária de Quantum:
    _________________________________________________________________________

    "Quantum: Community Edition is a passion project to expand and improve upon the original game. Our new cards and mechaics have been rigourously playtested over the last few years, revised many times to hit these goals:

    • Balance Cards: No card should be strictly better in all cases.
    • Increase 'Faction Ownership': Ensure they player feels like their faction their build feels unique. We do this by removing repetitive cards and introducing new abilities.
    • Streamline Rules and Language: The original game lacked consistent langugae in it's rules.
    • Encourage Player Interaction: Try to introduce mechanics that allow players to interact beyond just combat.
    • Encourage Closer Games.: Reduce 'blow-outs' and unwinnable games when possible.
    • Reduce unfun RNG: Bad RNG removes tension and planning.
    • Reduce 'Bad Feeling' Moments: When we can, we raise the player up instead of taking other's down



    New Rules: We've added some new rules and mechanics to keep the game fresh and streamlined.

    • New Expansion Mechanic
    • Starting Skill
    • Top Deck peeking to reduce stale draws
    • New Missile Tokens to control combat RNG



    New Cards: Card abilities are the heart of Quantum, and we have created many new cards and balanced the existing ones.

    • 16 new and 21 revised Skills
    • 6 new and 3 revised Tactics"


    _________________________________________________________________________


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  • butilheiro
    2881 mensagens MD
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    butilheiro06/05/21 12:08
    butilheiro » 06/05/21 12:08

    De tudo o que li, o que mais me interessou foi a regra de já começar com 1 carta de skill já te começo do jogo, o que meio que faz com que cada jogador tenha um início assimétrico. Tirando isso, tenho medo do quanto as cartas alteradas e novas influenciam o jogo positivamente ou negativamente. Eu sempre joguei o jogo com o que tem e nunca vi problema de balanceamento. Inclusive, eu discordo veementemente do que eles falam sobre a Realocation (que ele diz que quase ninguém usa). Se você joga no BGA você vai ver jogadores experientes usando ela o tempo todo. Aqui em casa a gente usa ela sempre que sai.

    Quanto ao deck específico de Expansion, a princípio eu tenho minhas dúvidas se limitar a que 1 único jogador possa ter suas 2 naves extras e os demais não é uma solução justa. Se todo o argumento deles é em relação à deixa o jogo mais equilibrado, essa ação vai na contramão do argumento. Apenas 1 jogador, aquele que fizer primeiro, terá a chance de fazer 2 vezes e isso é o oposto do argumento que eles usaram no começo de que novos jogadores podem ter problemas na sua rolagem inicial ou dificuldades para colocar o primeiro cubo contra jogadores mais experientes (que podem simplesmente bloquear o planeta mais próximo e é uma tática comum no BGA, por exemplo).

    Eu confesso que quando comecei a ler sua postagem imaginei tabuleiros assimétricos entre os jogadores ou naves específicas com poderes únicos. Talvez seja bem mais difícil de fazer, teria que ter muitos testes, mas pode ser algo interessantes, a meu ver.

    1
  • BenNeto
    63 mensagens MD
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    BenNeto10/05/21 11:58
    BenNeto » 10/05/21 11:58

    butilheiro::De tudo o que li, o que mais me interessou foi a regra de já começar com 1 carta de skill já te começo do jogo, o que meio que faz com que cada jogador tenha um início assimétrico. Tirando isso, tenho medo do quanto as cartas alteradas e novas influenciam o jogo positivamente ou negativamente. Eu sempre joguei o jogo com o que tem e nunca vi problema de balanceamento. Inclusive, eu discordo veementemente do que eles falam sobre a Realocation (que ele diz que quase ninguém usa). Se você joga no BGA você vai ver jogadores experientes usando ela o tempo todo. Aqui em casa a gente usa ela sempre que sai.

    Quanto ao deck específico de Expansion, a princípio eu tenho minhas dúvidas se limitar a que 1 único jogador possa ter suas 2 naves extras e os demais não é uma solução justa. Se todo o argumento deles é em relação à deixa o jogo mais equilibrado, essa ação vai na contramão do argumento. Apenas 1 jogador, aquele que fizer primeiro, terá a chance de fazer 2 vezes e isso é o oposto do argumento que eles usaram no começo de que novos jogadores podem ter problemas na sua rolagem inicial ou dificuldades para colocar o primeiro cubo contra jogadores mais experientes (que podem simplesmente bloquear o planeta mais próximo e é uma tática comum no BGA, por exemplo).

    Curioso que a parte que menos nos agradou foi justamente já começar com 1 carta Branca no começo do jogo e isso se deu pelo fato de, na opinião do meu grupo, algumas das cartas originais serem desequilibradas (úteis em qualquer ocasião). Se você começar com algumas delas, vai disparar muito na frente dos outros. Nesse sentido, cito Curious, Brillant e Eager.

    Não citei no tópico, mas utilizei todas as regras da "Edição Comunitária", exceto as novas cartas, pois não parei para imprimi-las. Isso fez com que cada um só tivesse 1 ficha de Míssil (não tinha como obter outras) e as regras originais das cartas (mantendo o desequilíbrio das originais). Reconheço que quase nunca usamos Relocation e isso pode ser por conta da limitação de apenas jogarmos fisicamente (talvez se a gente jogasse online, teríamos mais partidas e seríamos mais experientes). Entretanto, Quantum foi o meu primeiro jogo moderno e continua sendo um dos mais jogados, apesar que demos uma forte parada por causa da pandemia.

    Sobre o baralho específico de Expansion, acredito que deixou o jogo melhor (minha opinião). Acho isso, pois em algumas partidas simplesmente não sai carta de Expansão para todos e, nestas partidas, dificilmente alguém ganha apenas com 3 naves/dados quando os outros têm 4 ou 5. Ter a opção de pegar 1 Expansão a qualquer momento evita este cenário, haja vista que todos terão apenas 1 nave a mais de diferença.

    Outra nova regra que gostei bastante foi a Card Pick, pois dá uma razão para alguém escolher a carta mais fraca já revelada (ou que não tem função naquele momento) que seria a possibilidade de olhar a primeira carta do baralho e escolher entre ela e a carta revelada a mais tempo no tabuleiro. Isso fez com que o "travamento das cartas" acontecesse menos vezes em nossos jogos. O "tavamento das cartas" acontece muito em nossas partidas porque, quando só tem carta ruim/não útil no momento revelada, ninguém quer arriscar pegar uma destas e "liberar" uma possível carta "forte"/"útil" para o próximo jogador.

    A mecânica do Míssil é algo que tenho como neutro, não sei se melhorou o jogo em si. Porém, trouxe uma estratégia extra: a possibilidade de você planejar, uma vez por partida, a jogada perfeita onde não poderá perder uma batalha. Achei isso legal, porém não sei avaliar se melhora ou não o jogo.

    Entretanto, tenho que jogar mais vezes com as novas regras para realmente saber se vale a pena ou não alterá-lo.

    0
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
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    butilheiro10/05/21 12:05
    butilheiro » 10/05/21 12:05

    BenNeto::
    butilheiro::De tudo o que li, o que mais me interessou foi a regra de já começar com 1 carta de skill já te começo do jogo, o que meio que faz com que cada jogador tenha um início assimétrico. Tirando isso, tenho medo do quanto as cartas alteradas e novas influenciam o jogo positivamente ou negativamente. Eu sempre joguei o jogo com o que tem e nunca vi problema de balanceamento. Inclusive, eu discordo veementemente do que eles falam sobre a Realocation (que ele diz que quase ninguém usa). Se você joga no BGA você vai ver jogadores experientes usando ela o tempo todo. Aqui em casa a gente usa ela sempre que sai.

    Quanto ao deck específico de Expansion, a princípio eu tenho minhas dúvidas se limitar a que 1 único jogador possa ter suas 2 naves extras e os demais não é uma solução justa. Se todo o argumento deles é em relação à deixa o jogo mais equilibrado, essa ação vai na contramão do argumento. Apenas 1 jogador, aquele que fizer primeiro, terá a chance de fazer 2 vezes e isso é o oposto do argumento que eles usaram no começo de que novos jogadores podem ter problemas na sua rolagem inicial ou dificuldades para colocar o primeiro cubo contra jogadores mais experientes (que podem simplesmente bloquear o planeta mais próximo e é uma tática comum no BGA, por exemplo).

    Curioso que a parte que menos nos agradou foi justamente já começar com 1 carta Branca no começo do jogo e isso se deu pelo fato de, na opinião do meu grupo, algumas das cartas originais serem desequilibradas (úteis em qualquer ocasião). Se você começar com algumas delas, vai disparar muito na frente dos outros. Nesse sentido, cito Curious, Brillant e Eager.

    Não citei no tópico, mas utilizei todas as regras da "Edição Comunitária", exceto as novas cartas, pois não parei para imprimi-las. Isso fez com que cada um só tivesse 1 ficha de Míssil (não tinha como obter outras) e as regras originais das cartas (mantendo o desequilíbrio das originais). Reconheço que quase nunca usamos Relocation e isso pode ser por conta da limitação de apenas jogarmos fisicamente (talvez se a gente jogasse online, teríamos mais partidas e seríamos mais experientes). Entretanto, Quantum foi o meu primeiro jogo moderno e continua sendo um dos mais jogados, apesar que demos uma forte parada por causa da pandemia.

    Sobre o baralho específico de Expansion, acredito que deixou o jogo melhor (minha opinião). Acho isso, pois em algumas partidas simplesmente não sai carta de Expansão para todos e, nestas partidas, dificilmente alguém ganha apenas com 3 naves/dados quando os outros têm 4 ou 5. Ter a opção de pegar 1 Expansão a qualquer momento evita este cenário, haja vista que todos terão apenas 1 nave a mais de diferença.

    Outra nova regra que gostei bastante foi a Card Pick, pois dá uma razão para alguém escolher a carta mais fraca já revelada (ou que não tem função naquele momento) que seria a possibilidade de olhar a primeira carta do baralho e escolher entre ela e a carta revelada a mais tempo no tabuleiro. Isso fez com que o "travamento das cartas" acontecesse menos vezes em nossos jogos.

    A mecânica do Míssil é algo que tenho como neutro, não sei se melhorou o jogo em si. Porém, trouxe uma estratégia extra: a possibilidade de você planejar, uma vez por partida, a jogada perfeita onde não poderá perder uma batalha. Achei isso legal, porém não sei avaliar se melhora ou não o jogo.

    Entretanto, tenho que jogar mais vezes com as novas regras para realmente saber se vale a pena ou não alterá-lo.

    Como falei, em relação à Expansion, meu problema é com a regra de ser um deck de menos cartas do que o necessário para todos os jogadores. Se for um deck com o número exato pra que todos possam expandir 2x, como é no jogo de fato, aí sim seria interessante. Até porque em muitos momentos a carta de Skill disponível pode vir a ser mais interessante do que a Expansion em si. Mas aí vai do jogador escolher qual pegar, e não pela limitação que o jogo impôs. Nunca gosto de limitações forçadas e isso o jogo não tem. Se não saiu uma carta de Expansion, todos estão prejudicados, não um só jogador. Se só tem uma na mesa disponível, vai do jogador fazer sua estratégia pra tentar pegar primeiro, seja pela "conquista" ou seja por Research.

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  • BenNeto
    63 mensagens MD
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    BenNeto10/05/21 12:11
    BenNeto » 10/05/21 12:11

    butilheiro::Eu confesso que quando comecei a ler sua postagem imaginei tabuleiros assimétricos entre os jogadores ou naves específicas com poderes únicos. Talvez seja bem mais difícil de fazer, teria que ter muitos testes, mas pode ser algo interessantes, a meu ver.


    Também gostaria muito dessa possibilidade, porém concordo com você, é algo bem mais trabalhoso.
    Lembro que lá no BGG postaram algumas imagens (lá em 2016/2017) do criador e uma possível expansão, onde ele cita algumas mecânicas que ele estaria pensando em implementar:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/295ef_120a0p.jpg

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/67a12_120a0p.jpg

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