No ponto de vista seu de quem irá queimar dinheiro nisso, não importa se está caro e se o dólar está batendo os seis reais, pois é fã da franquia, mesmo o jogo sendo um simples party game de cartas que não precisaria, mas vem com miniaturas "premium deluxe", considero válido os pontos sobre as expansões dispensáveis dessa campanha. Eu particularmente estou indo na carona do pledge de um amigo para pegar uma ou duas caixas de expansão e esperar o jogo base chegar no varejo.
O seu convidado, ao meu ver, só estava incitando a entrar com tudo no apoio a essa campanha, já que no ano passado, na última hora ele desistiu, mas cumpriu a missão de fazê-lo embarcar na primeira campanha e está repetindo o processo: "amigo, compre o jogo e depois me convide para jogarmos".
Por outro lado, acho que a Karen "fada sensata" disse tudo: melhor deixar passar, pelo bem da sua saúde financeira e para não incentivar esse tipo de prática de exploração do F.O.M.O que a CMoN é especialista durante suas campanhas Kickstarter para depois entregar no varejo jogos que nitidamente ficam incompletos sem aquele monte de metas estendidas exclusivas. Mesmo as expansões blue/gold que foram apresentados sem o selo "Kickstarter Exclusive" não temos garantia que estarão no varejo juntamente com o jogo base, a exemplo do que aconteceu com as expansões da "season 1".
Falando nisso, acho que as expansões da campanha anterior não entrarão no varejo simplesmente por más decisões na exploração do F.O.M.O. ao deixá-los faltando alguma coisa. Por exemplo, colocaram Gamora como KSE da caixa dos Guardiões da Galáxia ou metade da equipe, se contar Drax, Mantis, Nebula e Youndu. Esses dois últimos citados poderiam até ser anti-heróis pelas regras novas. Deixaram Hela como meta estendida ao invés de colocá-la na caixa da expansão do Thor. Infinity Gauntlet, expansão KSE, na campanha atual está incompleta porque um dos generais da Ordem Negra do Thanos não está na caixa dessa expansão, precisaria pegar o "All-in" do ano passado que está mais caro e sem a caixa do jogo base ou garimpar no eBay por ele separadamente.
Eu poderia citar que a própria caixa base dos Vingadores começou a campanha com essa sacanagem ao deixarem de fora o Gavião Arqueiro para ser item KSE.
Obviamente eles aprenderam algumas lições com a campanha anterior. A caixa dos X-Men está muito bem representada pelos personagens clássicos da franquia e criaram essa categoria anti-herói nas miniaturas roxas. Se de fato disponibilizarem as expansões Blue/Gold no varejo, ao meu ver os consumidores estariam bem servidos.
As caixas desta "season" estão um pouco mais recheadas de conteúdo. As expansões possuem uma miniatura a mais, desconsiderando as miniaturas KSE relacionadas com a aquisição delas durante a campanha, por exemplo e criaram a caixa X-Force, o que deve aumentar os custos de produção de toda a linha X-Men. Definitivamente eu diria que não compensa hoje pagar pelos itens da campanha anterior.
A conclusão é que a CMoN faz com jogos de tabuleiro o que vemos muito no mundo dos videogames, especialmente os jogos de luta: jogo básico incompleto cheio de DLC que devem ser comprados separadamente para ter a experiência completa que o produto pode oferecer e não esqueçamos, esse lançamento da CMoN (e a maioria) nada mais é do que uma coleção de miniaturas lindinhas que traz como bônus um party game de cartas relativamente simples, mas não entendam essa afirmação como algo negativo, especialmente se observarem minhas badges e minha coleção. É um nicho dentro do hobby, dentre tantos outros.