Por Joshua Davis
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1412829/ashes-vs-summoner-wars
Olá, antes de eu começar, deixe-me tirar algumas coisas do caminho. Primeiro, eu era uma das pessoas ensinando este jogo na GenCon. A Plaid Hat é de longe minha editora favorita, mas isto é porque eu realmente gosto de todos os jogos da Plaid Hat que eu já joguei e porque a empresa realmente se importa com seus fãs. Eu não gosto de seus jogos porque eu gosto da Plaid Hat, eu gosto da Plaid Hat porque eu gosto de seus jogos.
Segundo, antes de eu jogar
Ashes: Rise of the Phoenixborn, eu considerava o
Summoner Wars: Master Set o meu jogo favorito. Agora que joguei
Ashes, não tenho certeza. Deixe-me ser claro, eu ainda amo
Summoner Wars. Na verdade, agora
Ashes e
Summoner Wars são com certeza meus dois jogos favoritos. Ambos são 10 de 10 para mim. Somente o tempo irá dizer qual exatamente é o jogo meu favorito de todos os tempos. Sinceramente, acho que irá depender mais do dia. Ambos são ótimos jogos que são bem diferentes para mim.
Esta não é uma análise de
Ashes. Este artigo é uma comparação entre
Summoner Wars e
Ashes.
Nesta análise considerarei que você já jogou
Summoner Wars e está interessado em
Ashes, mas não tem certeza se ambos merecem um espaço em sua coleção.
Sendo curto e grosso, sim. Eles me parecem completamente diferentes.
Componentes de Ashes
Similaridades:
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O tema: ambos os jogos contam com um mago poderoso que está invocando unidades, lançando feitiços e competindo por influência divina. O objetivo do jogo é matar os oponentes Summoner ou Phoenixborn. Algumas diferenças aqui. Em termos de conhecimento, as histórias são diferentes. Em Summoner Wars, você tem a impressão de que sempre existiram estes conflitos no mundo de Itharia, mas Summoners oportunistas acharam pedras de invocação para avançar o conflito para o próximo nível. Enquanto em Ashes, os Phoenixborn originalmente trabalharam juntos para derrotar uma ameaça mortal. Após o mundo ter sido salvo, os Phenixborn ficaram gananciosos, e o conflito atual começou.
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O objetivo: o objetivo de ambos os jogos são bem semelhantes. Matar o líder do oponente. Após o principal personagem desaparecer, tudo daquele jogador é eliminado.
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A mana: Enquanto a mágica é abordada bem diferente nos dois jogos (explicarei abaixo), a habilidade para fazer quase qualquer coisa nestes jogos vem da mágica e você terá que administrar isto.
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Assimetria: ambos os jogos são bastante assimétricos. A construção do baralho será sempre feita em torno do personagem principal. Cada Summoner e Phoenixborn terá cartas que só eles podem usar, o que levará a uma enorme assimetria independente da construção do baralho.
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Balanço: A Plaid Hat leva o teste a sério. Estes jogos são incrivelmente balaceados.
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Qualidade de Produção: A Plaid Hat não economiza em qualidade de produção. Deixe-me destacar que a arte e design gráfico em Ashes são muito melhores. Embora gostar muito da arte de Summoner Wars, Ashes simplesmente tem a arte mais linda que eu já vi num jogo. Fernanda Suarez é uma artista impressionante, e espero que ela possa fazer todos os jogos deles.
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Modelo de lançamentos: Embora Ashes será mais customizável, espero que tenhamos um modelo de lançamentos de um pack ou dois a cada três ou quatro meses. Além disso, as expansões de Ashes serão lançadas como baralhos completos que podem ser usados como construção de baralhos. Estes jogos terão uma fácil adesão. Ao contrário de muitos jogos expansíveis, a Plaid Hat fará de todo o possível para prevenir deformações nos poderes. Você poderá comprar o quanto você quiser.
Carta em Summoner Wars
Diferenças:
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O sentimento: Algumas pessoas pensam que Summoner Wars parece um jogo de miniaturas com cartas, eu comparo ele a um jogo abstrato de guerra baseado em grades que tem baralhos assimétricos impressionantes. Por outro lado, Ashes é um jogo de cartas puro. Parece uma melhoria em comparação a outros jogos de cartas mano-a-mano. É um jogo bem mais rápido, e também um pouco covarde, no sentido de que um espera quem atacará o outro primeiro.
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Gerar mágica, controle de mão vs mana: Summoner Wars te gera mágica ao matar unidades de oponentes e ao descartar cartas. Da mesma forma, em Summoner Wars, o controle de mão é extremamente importante para colocar unidades. Em Ashes você rola dez dados todo turno, e eles pagam por quase tudo. Então em Ashes você pode sempre usar os dados para realizar algo. Em Ashes você pode alterar as faces de seus dados ao descartar cartas do topo do seu baralho, da sua mão, ou do seu tabuleiro de magias. Então há controle de mão em Ashes, mas eu o considero mais como um jogo de controle de baralho. Você sabe quantas cópias de cada carta você tem em seu baralho, então deve decidir quão importante é alterar a face do dado.
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Movimento: em Summoner Wars você constrói formações de unidades num tabuleiro, então movimento é muito importante. Formações determinarão quem pode atacar; posicionamento é chave para o sucesso em Summoner Wars. Em Ashes não há tabuleiro. Você tem uma grade e deve decidir quando ativar cada carta, mas o movimento é muito limitado em Ashes. Na verdade, a principal razão de eu querer jogar Summoner Wars ao invés de Ashes é se eu quiser jogar um jogo com posicionamento tático.
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Importância de unidades: em Summoner Wars, você está lutando entre exércitos. É verdade que você deverá matar o general/invocador, mas você precisa colocar unidades comuns e campeãs para realizar as formações, e estas unidades não podem ser usadas simplesmente como bucha de canhão. As unidades te forçarão a gastar seu limitado estoque de mágica, então você deverá fazê-las valer seu custo e adequá-las em suas formações. Em Ashes, unidades são muito importantes, mas não é incomum ver muitas unidades limpadas do mapa a cada turno. Como você sempre recebe a mesma quantidade de mágica a cada turno, as unidades são mais dispensáveis. As unidades em Ashes estão lá mais para atacar e defender, do que posicionamento. Você deve descobrir como passar da muralha de unidades. Sim, você faz isto em Summoner Wars, mas em Ashes as unidades são frequentemente trocadas até que um Phoenixborn esteja aberto.
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A sorte: ambos os jogos tem sorte. Ambos usam dados e cartas, mas eu diria que Ashes tem menos sorte do que Summoner Wars. Summoner Wars é um jogo de simulação de miniaturas de guerra, então há sorte ao rolar os dados. Mas se você rolar mais dados conseguirá balancear a sorte. Em Summoner Wars, que usa fases, você precisa planejar com antecedência as rolagens baixas. Muito da estratégia vem de quando abusar e quando mitigar da sorte. Em Ashes você pode alterar sua rolagem de dados ao descartar cartas. Você também escolhe sua mão inicial. Devido a estas duas coisas, eu sinto que em Ashes eu posso fazer mais desde o primeiro turno do que Summoner Wars. O combate também é sem dados.
(Eu gosto de ambos os modelos, mas alguns jogadores preferirão muito mais um ou outro.)
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Os feitiços: em Summoner Wars você joga eventos únicos que mudam o jogo. Em Ashes, você constrói seu quadro de feitiços. Então as cartas de feitiços duram entre os turnos, e você pode conseguir muitos usos de suas cartas.
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A sequência do turno: A forma que o turno funciona em ambos os jogos é bem diferente. Eu acredito que esta será a maior razão que alguém preferirá um jogo do outro. Em Summoner Wars você realiza um turno completo em seis fases (retirar carta, invocar, eventos, movimento, ataque, construção de mágica). Então seu oponente realiza. Você tem muito mais controle das coisas durante seu turno, o que significa que você pode planejar de acordo com estas fases. Em Ashes, cada um de vocês irá realizar uma ação principal (e possivelmente uma ação paralela) por vez. Os turnos são mais fluidos em Ashes. Você pode responder muito mais ao que o seu oponente está fazendo.
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Construção de baralho: há construção de baralho em Summoner Wars, mas há muitas restrições nisto. Existem limitações de facções e algumas cartas tem que estar em cada deck. Então em suma, eu considero Summoner Wars mais otimização de baralho, do que construção de baralho. Cada cartinha faz uma diferença imensa dependendo da estratégia que você está seguindo. Em Ashes, a construção de baralho é muito mais aberta. Cada Phoenixborn terá três cópias de uma carta que só pode ir em seu baralho. A única outra limitação é o tipo de dados que você usará em seu baralho. Você irá colocar ou retirar cartas em torno da habilidade de um Phoenixborn e assinatura da unidade, mas isto é muito mais aberto.
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Multi-jogador: eu não gosto de multi-player em Summoner Wars. Em Ashes você pode jogar até 4 pessoas direto da caixa base. O modo multiplayer é “free-for-all” (ou “cada um por si”), mas você não pode focar em atacar só um Phoenixborn. Se você o fizer, alguém te massacrará.
Cartas em Ashes: Rise of the Phoenixborn
Ok, esta não é uma lista exaustiva de diferenças, mas eu espero que tenha explicado as maiores para mostrar o quão radicalmente diferentes os dois jogos são, e como ambos preenchem um espaço muito importante em minha coleção. Complementem caso eu tenha esquecido de alguma coisa...
Traduzido por HighDensity