Clauber::igorknop::A: você tem uma ação no tabuleiro que rouba o jogador inicial. E um ponto fundamental é mover essa peça e saber se você vai jogar antes ou ao final.
B: o draft é apenas uma pequena parte do setup que melhora MUITO o desequilíbrio do sorteio das cartas. Você já construir os combos antes da partida é tão bom e fácil de fazer que é uma caminho sem volta. Aliás, tem volta sim: não é recomendado fazer com quem não passou por algumas partidas e pode ser soterrado pela quantidade de texto.
Por fim, a indicação do Caverna é válida: ele foi praticamente foi feito para ser o Agricola sem as partes que o pessoal reclama. Daí vai do gosto do freguês. Acho o Agricola um jogo muito mais profundo mas me é impossível de não achar o Caverna bem sem graça se comparado a ele (mesmo assim, um jogão se comparado a outros. Tanto que segue na coleção).
a) Sei que a ação de escolher o 1º jogador ajuda a diminuir a influência, e que quando lhe é absolutamente necessário executar determinada ação se torna obrigatório ser o 1º jogador, entretanto essa alteração implica muito em todos os jogadores, o jogador que passa a ser o 2º acaba tendo uma grande vantagem sobre o 4º e/ou 5º (sendo que nenhum deles escolheu fazer nenhuma ação para determinar isso).. Como disse, ainda acho que isso influencia muito nos jogos mais apertados, sem contar que do início ao meio do jogo, quando as ações são mais limitadas pelo pequeno número de familiares, escolher a ação de 1º jogador acaba sendo um peso grande para o conjunto de ações daquele turno.
b) Acho que o Draft deve ser mesmo uma solução plausível, mas quero medir quanto tempo ele leva... calhou de nas duas últimas partidas estarmos com o tempo já estourado e achei melhor pular direto pro jogo cada um arcando com o que a fortuna lhe proporcionou.
Quanto ao Caverna, como disse ainda não joguei, espero coloca-lo em breve na coleção e pelo que vi, embora tenha vários elementos em comum, é suficiente diferente pra manter os dois na coleção.
Abraço.
Discordo de vc
a) Sim o 2° acaba tendo uma vantagem sobre o 4° e o 5° e consequentemente força o 4° e o 5° a escolher a ação de 1° jogador...se vc acha que no inicio existem poucas ações disponíveis então não gaste com a ação de 1° jogador, gaste com outra...e se não tem outra pq vc é o 5° jogador então gaste para ser o 1°...simples assim.
b) as cartas por melhores que sejam, para vc joga-las precisa gastar uma ação e isso libera ações para outros jogadores...ja perdi partidas pelo fato de sair com varias cartas boas focar o jogo nelas e esquecer o restante. Assim como ja ganhei partidas sem jogar uma carta sequer.
O Agricola é como o capitalismo...quando há um desequilíbrio ele se ajusta, se regula...e assim como o capitalismo é um jogo onde o segredo é a eficiência...fazer mais com menos.