smsnick::undefined:É essa comparação (que tem lógica sim) que explode os preços 
Eu já vejo o hobby assim: temos consicoes de olhar pra supérfluos, mas dentro deles tem uma categoria 6 estrelas (deluxe, oop, jogo bem rankeado de bgg) que não contemplo. Podia comprar digamos 2 deles no ano e tal(como se fosse um por semestre) mas prefiro muito mais comprar 4 ou 6 da faixa de preço médio (q TB já tem subido) ou vários pequenos, que nao necessariamente são "menos jogo" como a maioria sabe.
Acho q descamba na discussão (pra mim saudável)de quem tem carro e quem tem carro de luxo.
Então cara.. eu entendo, mas vamos pra uma comparação básica aqui, vejo ate como estratégia de mercado, inclusive algumas empresas como a FFG é especialista nisto.
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Se vc considerar alguns dos jogos mais aclamados do mercado geral, praticamente todos tem expansão! Eldritch Horror, Mansion of Madness, Jornadas na Terra Média, Zombicide, Sword & Sorcery, Nemesis, Akham Horror, Fireteam Zero, Star Wars X-wing, etc.. nenhum deles fica menos q R$1200,00 !! E nenhum deles oferece uma campanha com mais de 90 cenários.
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A polêmica do Gloomhaven só existe pq ao invés da empresa dividir em expansões, lançou tudo uma vez só.. enxergo dessa forma. A questão chave é seguinte: o brasileiro acha um absurdo pagar 1400,00 em um jogo, mas acha normal, pagar 5 caixa de expansão de 250,00.. o Masion of Madness e Senhor dos Aneis tá aí pra provar.. ambos zerado em estoque, valendo mais de 1400,00 e entregando 1/2 dúzia de fases..
Sim. Pegando MoM, a caixa básica mais todas as expansões fica coisa de 1.700 reais, se comprar tudo com desconto.
Mas não consigo justificar um jogo caro por outro jogo mais caro. R$ 1.300 reais é caro para a realidade brasileira e pronto. Tem milhões de discussões/tópicos sobre o tema mas eu realmente me pergunto se não tem ninguém no Brasil capaz de produzir os componentes do jogo (95% papel) com a mesma qualidade necessária para serem aceitos pelo designer original. É isso mesmo? Essa tonelada de boards, manuais e tudo mais tem que ser produzido fora e depois importado pagando imposto e incluindo custo de envio?
Pode ser que importar esses componentes da China até fique mais barato, mas ai, então, eu me pergunto por que do preço de R$ 1.300 reais considerando o preço da primeira versao lançada no Brasil. Os custos realmente aumentaram 100% de la para cá ou parte disso e a empresa tentando aproveitar os preços praticados e ganhar um lucro extra? Lembrando que todo o custo de tradução já for amortizado na primeira tiragem. Em teoria, esta deveria sair até mais barata que a primeira.
Também entendo que o lucro da empresa, agora que ela faz parte de um conglomerado internacional, é medido em dólares. Entao aumentar a margem de lucro no Brasil é necessário para manter a mesma margem de lucro la fora, mas eu me pergunto onde isso vai parar.
Sinceramente, acho que se o jogo estivesse sendo vendido em foruns/usado por uns 800 reais, essa nova versão não viria mais cara que 900 reais. Esse valor de 1399 é reflexo do que a empresa esta vendo de quanto o Brasileiro paga por esses jogos.
Mas, ainda assim a noticia é boa por que ja tinha gente vendendo o jogo por 1.600 reais. Alias, se olhar os anúncios hoje vai ver gente vendendo a versao anterior ou versoes usadas por mais de 1.400. Considerando que essa nova tiragem deve ter preços praticados na casa de 1.250 (considerando os eventuais descontos que as lojas tradicionalmente oferecem ta na hora dessas versoes usadas, se os componentes estiverem lacrados, cairem para 900 ou menos. Com componentes usados nao podem valer mais que 700 reais.