No manual diz que só se pode gastar pts de determinação quando vc já possuir o número suficiente de pts durante o planejamento dessa ação.
Dito isto, segue um exemplo que, acredito ser correto:
Faço uma ação qualquer em que preciso lançar os dados. Minha ação falha, porém o dado que representa êxito ou falha cai na face onde ganho 2 pts de determinação. Após ganhar esses 2 pts planejo usar a habilidade do meu personagem de rolar novamente esse dado ao custo de 3 pts de determinação. Ou seja, uso esses 2 pts q acabei de ganhar + 1pt que eu já possuía.
Acredito que essa interpretação está em acordo com a regra mencionada no manual. Podem por favor confirmar se é isso mesmo?