Prezados (as),
A Conclave está há 18 anos no mercado e sempre foi uma defensora inequívoca dos direitos autorais e totalmente contra qualquer atividade que possa infligir tais direitos. Deste modo, todos os produtos da Conclave são licenciados através de contratos, com todos os procedimentos legais que nos permitem a reprodução dos jogos, sua distribuição, promoção e comercialização em território nacional e, em algumas circunstâncias, em territórios estrangeiros. A obtenção destas licenças demanda uma série de contatos, reuniões, discussões e, sobretudo, a manutenção da reputação ilibada de nossa empresa, uma vez que qualquer acordo de licenciamento é, em primeira instância, uma relação de confiança. Por isso, repudiamos, veementemente, quaisquer práticas que possam, mesmo que minimamente, serem ligadas a práticas que ferem o direito e à propriedade intelectual e autoral.
Tomamos conhecimento do produto em questão, motivo deste tópico. Trata-se, ao nosso ver, de uma cópia não autorizada do jogo Rhino Hero. O jogo Rhino Hero é um produto da empresa Alemã HABA, o qual foi licenciado para reprodução, distribuição, promoção e comercialização no Brasil com EXCLUSIVIDADE pela CONCLAVE. No caso do produto em questão, as únicas diferenças existentes com o original são o tema e os componentes (muito inferiores aos componentes do jogo original). No contrato de licenciamento entre HABA e CONCLAVE não há previsão de mudança no tema do jogo ou em seus componentes, nem pela Conclave que, novamente, é a detentora exclusiva do direito de reprodução, distribuição, promoção e comercialização no Brasil, muito menos por qualquer outra empresa.
Dito isto, informamos que o caso em questão foi encaminhado ao Jurídico da Conclave, o qual já está avaliando a situação e verificando as providências cabíveis. A questão também foi relatada à Haba, que é a detentora original dos direitos e, segundo nos consta, será também encaminhada ao jurídico da empresa Alemã, que irá nos retornar oportunamente. Por fim, comunicamos à Ludopedia, responsável pela realização do prêmio Jogo do Ano, o nosso descontentamento com o fato de termos uma cópia não autorizada de um jogo concorrendo ao maior prêmio do cenário nacional de jogos de tabuleiro. Isso vai de encontro a tudo o que é propagado pela própria Ludopedia e pela comunidade de jogos de tabuleiro do país, que deseja o crescimento deste mercado de forma correta, sustentável e legal; e depõe, também, contra a própria imagem do prêmio e do website.
Estamos certos de que a Ludopedia fará de tudo para dirimir esta questão do modo a alcançar uma solução pacífica e condizente com a grandeza desta comunidade.
Nosso agradecimento a todos que aqui, assim como a Conclave, manifestaram seu repúdio a tais práticas. Esperamos que, num futuro próximo, com o apoio de toda a comunidade, esta possa ser uma questão inexistente no mercado e jogos em nosso país.
Grato.
Cristiano Cuty
Criação & Edição