Marvel Battlegrounds é aquele jogo nacional que dá até orgulho de jogar, ele tem uma temática e gameplay divertido e dá a chance de se aliar aos seus heróis favoritos para livrar o mundo dos vilões que ameaçam o mundo.
O Gameplay é bem simples com uma trilha de compra de heróis e vilões que devem ser combatidos em 6 localizações no mapa, e pode ser jogado simétrico com líderes iguais ou no modo vingadores onde cada jogador é um herói da Marvel com poderes únicos.
Por não ter como os jogadores perderem para o tabuleiro ele não pode ser considerado semi cooperativo oficialmente, mas muitas vezes os vilões não poderão ser vencidos sozinho e aí entra a necessidade da negociação no jogo sobre alianças e parcerias. Afinal todos que participarem do combate ganham os seus bônus e é sempre bom fazer alianças para batalhas futuras.
Acho que a comparação mais comum para o público brasileiro por ter sido publicado por aqui seria com Smash Up, nesse estilo de ter as localidades (bases) que devem chegar a um número específico para estourar (pv do vilão) e quem contribuir mais ganha mais pontos no final.
Mas ele também tem um pouco do menos conhecido por aqui Dogs of Wars, citado pelos criadores como inspiração do jogo, com as trilhas de domínio que é bastante inspirada na trilha das casas do jogo mas com um twist interessante de quanto mais forem distribuídas as fichas menor valor elas possuem, o que dá um toque legal ao jogo.
A temática se aproveita do licenciamento da Marvel conseguido pela Bucaneiros que nos trouxe também Comic Hunter e Spider Web, com artes oficiais da Marvel e diretamente dos quadrinhos. Inclusive com de que edição ou de onde sair a tal arte, o que é um deleite para os fãs.
Apesar de chamar bastante atenção, por mais que se tenha tentado amarrar bem, ficou com cara de genérica e sentimento de que poderia ser qualquer coisa na mesa. Mas esse fator não retira nenhum dos méritos do jogo em ser incrivelmente divertido e estratégico graças ao design muito bem trabalhado.
Outra coisa que pode desagradar é o jogo não ter modo solo ou para dois, sendo exclusivamente de 3 até 5 jogadores, mesmo nos tempos de hoje casais e solo-gamers são uma crescente no mercado. Mas com o fator negociação e interação assim como Catan ele perderia muito do seu brilho com a contagem de jogadores baixa.
//EDIT: Depois que escrevi o texto que me liguei que tem regras para 2 usando um jogador que é revezado o controle.
Ele é um jogo que leva uma hora, uma hora e meia de duração. Com regras simples e fáceis de aprender para todos os tipos de jogadores, sejam eles iniciantes ou avançados, traz um grande valor de rejogabilidade pela grande quantidade de heróis e combos disponíveis.
Ficha Técnica:
Editora: Bucaneiros
Designer: Thiago Castro, Led Bacciotti
Mecânicas: Gestão de Mão, Jogadores com Diferentes Habilidades, Negociação
PARA ESSE REVIEW E OUTRAS ANÁLISES ACESSE O NOSSO BLOG
https://nerdvanna.com.br/blog/2021/02/23/marvelbattlegrounds/