diogocrist::No manual fala que o benefício ao se construir as usinas está explicado no apêndice 2... Mas procurei e não encontrei explicação. Pela iconografia parece que a primeira usina que concede bônus é de +1 de energia ao fazer uma produção de energia... E a outra é produzir mais uma vez em outra usina sua sem receber o bônus ou penalidade... Seria isto?
Página 23, conforme o manual publicado aqui na Ludopedia. Confira se sua cópia está completa e correta. Segue abaixo uma imagem da página no PDF.
De qualquer forma, Itália e França são os mais simples. Itália ganha 3 de energia na trilha de Energia após cada produção, esse valor não é contabilizado na produção, ou seja, para cumprir contratos. França ganha um desconto para cumprir contratos de 3 de energia, mesmo Nacionais.
O poder que você comentou é o da Alemanha. Ela pode realizar uma nova produção, após a primeira, em uma usina diferente da anterior. Além disso, essa nova produção não considera qualquer bônus ou penalidade do tabuleiro do jogador ou do espaço usado na primeira produção.
Os EUA têm um poder passivo, uma vez que a terceira Usina esteja construída, todo volume de água que atravessa através do fluxo natural uma usina americana gera energia. Essa energia pode ser gerada em qualquer momento (turno de outro jogador, do mesmo jogador e na fase Fluxo d'Águas) e nunca pode ser usado para cumprir contratos.