Por : Ricardo Gama
Quer jogar um jogo onde você assume o papel de sobrevivente de um ataque zumbi, em um cenário metropolitano, com regras simples, divertido e com muitas miniaturas? Se sua resposta for sim, seu jogo é Zombicide.
De 1 a 6 jogadores, Zombicide é um jogo cooperativo com dez cenários. Você escolhe um cenário, monta o mapa, e tenta cumprir os objetivos descritos nele. Os cenários variam de fáceis demais até extremamente difíceis.
Sobreviventes
Os componentes são um show à parte. Desde a ficha do sobrevivente com uma espécie de clips de plástico para controle do nível de experiência até a quantidade absurda de miniaturas de zumbis. Nada deixa a desejar. As placas modulares do mapa são de dupla face e grossas. Excelente material.
A única preocupação que o dono do jogo precisa ter é o clips na ficha do jogador. Apesar da ideia ser bem elaborada e funcional, com o tempo a ficha pode desgastar conforme o deslize do clips. Esta é uma situação simples de resolver, desde a plastificação da ficha até a impressão de uma cópia em papel 150 gramas.
As miniaturas dos zumbis representam bem as 4 espécies que acompanham o jogo: os lentos porém numerosos Walkers, os rápidos Runners, os blindados Fatty e a criatura mais apavorante de todos: o Abomination.
Marcadores de Barulho
Cada sobrevivente pode fazer 3 ações em seu turno, que pode ser movimentar, procurar um item em uma construção ou carro, atirar, combater corpo-a-corpo, organizar seu inventário, trocar equipamentos e até mesmo fazer barulho.
Depois que todos os sobreviventes agem, é a vez da horda de zumbis. A ordem de suas ações é seguida à risca. Primeiro atacam, depois movimentam e por fim aparecem mais criaturas no tabuleiro.
Conforme o sobrevivente mata zumbis ou cumpre objetivos do cenário, ele ganha experiência. Ele possui 4 níveis de experiência. Cada vez que 1 sobrevivente atinge um novo nível, ele ganha 1 habilidade especial do personagem. Isto deixa o grupo mais forte, só que o nível do sobrevivente indica a quantidade de zumbis que aparecem no turno.
A morte de um sobrevivente é comum
Para cada local de aparecimento, é sorteada uma carta do baralho de zumbis. A carta possui os 4 níveis de experiência possíveis dos sobreviventes, e o tipo e quantidade de zumbis que aparecem naquele local. Quanto mais alto o nível de experiência, mais zumbis entram no tabuleiro.
É muito importante o grupo manter os níveis dos sobreviventes equilibrados. Se um sobrevivente atingir um novo nível, os aparecimentos já são aumentados, mesmo que o resto dos jogadores fique no nível baixo.
O combate é muito simples, com rolagem de dados. A carta de equipamento já informa distância, dano, quantidade de dano e dificuldade para acertar.
Muitos zumbis!!!!!!!!
Outra mecânica bem legal é o esquema de barulho. Os zumbis movimentam-se para, na ordem, um sobrevivente adjacente, um sobrevivente à vista ou para o local com o maior barulho. Cada arma usada causa barulho no local, atraindo os mortos-vivos.
A única coisa que eu não gostei é o desbalanceamento de alguns cenários. O cenário 2, por exemplo, é muito fácil se estiver jogando com a Wanda. De resto, o jogo é perfeito.
Excelente jogo de zumbis, muito divertido, regras simples e desafiante, que irá agradar a todos os níveis de jogadores. Altamente recomendado!