Um vídeo de regras deste sensacional jogo de guerra super premiado que simula os eventos da Segunda Guerra mundial na área da Normadia.
Vídeo detalhado com as regras e toda a temática de guerra para aguçar os seus sentidos. Não perca.
Ah, e tem ainda a parte 2 que será o Gameplay. Fique de olho.
O texto abaixo descreve o que pode ser conferido no vídeo, então sugiro assistir o vídeo na íntegra.
RESUMO DAS REGRAS:
Undaunted Normandy é um jogo temático de guerra ambientado na Segunda Guerra Mundial com mecânica de deckbuilding e influência de área.
O jogo foi projetado para ser um embate entre EUA e Alemães e por este motivo contempla apenas 2 jogadores. Ele consiste de 12 cenários criados para reproduzir com muita perfeição os eventos que ocorreram em meados de junho de 1945 nas terras francesas na região da Normandia.
Antes de iniciar a rodada, os jogadores compram do seu deck 4 cartas e escolhem uma delas para determinar quem terá a iniciativa. Todas as cartas têm no topo superior esquerdo um valor numérico que representa esta iniciativa; quanto maior o valor, maior a iniciativa. Os jogadores revelam as cartas simultâneamente e quem tiver o maior valor, terá a iniciativa e consequentemente jogará primeiro nesta rodada.
O jogador terá então um turno completo para descer cartas de sua mão para fazer várias ações no tabuleiro, como por exemplo: Mover suas tropas, atacar, avançar tropas de reconhecimento de terreno com os batedores, comprar cartas da loja, adicionar mais cartas à sua mão, dentre outras.
O ataque é bem simples e funciona com uma simples rolagem de dados com um dado D10. Soma-se a defesa do defensor com o valor de escudo da tropa, adicionando qualquer defesa do próprio terreno como uma floresta ou uma colina por exemplo e também a distância no qual o ataque ocorre. Se o valor do dado for maior ou igual ao da defesa, uma das unidades daquela tropa é eliminada do jogo.
Existem ainda cartas de "Fog of War" ou carta de névoa que são adicionadas ao deck para complicar ainda mais a vida do exército.
O objetivo vai depender do cenário que pode ser desde controlar áreas do mapa (objetivos) ou até mesmo eliminar todas as tropas de um tipo existentes no tabuleiro.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O jogo é supreendentemente desafiador. Muitas pessoas podem achar o lance da rolagem de dados muito dependente de sorte, mas existem diversas maneiras de melhorar esta situação. Pode-se por exemplo aproximar mais as tropas do alvo para diminuir a defesa ou até mesmo usar morteiros ou metralhadoras para rolar mais dados. É possível ainda atordoar tropas que ficam impedidas de fazer ações.
É impressionante a maneira como o designer pensou na estruturação dos mapas e missões da campanha que simulam realmente o clima de tensão e dificuldade das tropas no campo de combate.
Um jogo muito desafiador, como uma arte simples e bonita e de grande conteúdo histórico. Uma pena que não foi lançado no Brasil.
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