Do que se trata? Soldiers in Postmen's Uniforms é um jogo solo que se passa na Cidade Livre de Danzig no primeiro dia da Segunda Guerra Mundial. O objetivo do jogo é recriar a incrível realização histórica dos funcionários dos correios poloneses, defendendo os correios durante o cerco de um dia inteiro. O jogador deve aguentar até que os três baralhos de cartas do inimigo se esgotem, enquanto protege os funcionários dos correios e não-combatentes o jogador marca pontos para os defensores que sobreviveram ao ataque - quanto mais alta a pontuação, melhor.
O jogo é dividido em três períodos de ataque, cada um dos quais é representado por um baralho de cartas inimigas.
O ataque 1 ocorreu durante as horas da manhã. Este foi o ataque inicial do Danzig Schutzpolizei, que teve como alvo a parte de trás do correio;
O ataque 2 ocorreu ao meio-dia. Neste ataque, os Schutzpolizei atacaram a frente dos correios e foram apoiados por veículos blindados, bem como por armas de infantaria e um obuseiro das unidades SS;
O ataque 3 ocorreu à noite. Esse ataque final foi conduzido por elementos de duas unidades da SS contra a frente dos correios. Tudo terminou quando os agressores trouxeram um carro de bombeiros cheio de gasolina, bombearam para dentro do prédio e o acenderam com uma granada de mão.
Cada período de ataque é dividido em turnos, e cada turno consiste em três ou quatro fases (dependendo do período de ataque):
Fase inimiga: Resolva cinco cartas inimigas;
Fase de defesa: execute quatro movimentos e quatro ações com os defensores;
Fase de compensação: os contadores de assalto dentro do prédio removem os defensores;
Fase de fuga (apenas Ataque 3): Os defensores escapam do prédio.
O jogo termina no final do turno quando que o jogador compra a carta do carro de bombeiros inimigo durante o Ataque 3. No final do jogo, a pontuação é baseada no número de não combatentes e funcionários dos correios que sobreviveram aos ataques.
Danzig (atual Gdańsk) surgiu em 1920, de acordo com o Tratado de Versalhes de 1919. Ao longo das duas décadas seguintes, a cidade se tornou um ponto de inflamação nas relações polonês-alemãs, que culminaram na Crise de Danzig em 1939. No primeiro dia da Segunda Guerra Mundial, as forças alemãs tomaram posse das instalações polonesas em Danzig. Duas das instalações estavam em estado de alerta e com ordens de resistir: o Depósito de Trânsito Militar na península de Westerplatte e o Correio Polonês No. 1. O pessoal dos correios repeliu repetidos assaltos e foi forçado a se render somente após um cerco de um dia inteiro, quando o correio foi encharcado de gasolina e incendiado. Embora a propaganda alemã classificasse esses atos de desafio como fúteis e um fracasso, eles foram vistos pelo povo polonês como um símbolo de sua posição contra um agressor materialmente superior.