RaphaelGuri::Essa é uma das grandes questões em todo local onde existe comparação com base na subjetividade e da experiência! haha
As notas são tão subjetivas quanto os traços de gostos individuais, logo não teria como existir um parâmetro inerrante.
Nesses casos, como o que te aflige é "Ser fiel aos jogos e a ti mesmo" cabe a você mesmo criar este padrão, algo que já não é nada fácil, mesmo porque precisamos SABER quais padrões estamos analisando, logo não basta apenas conhecimento técnico, mas também se molda através da prática.
Por exemplo: Imagine um jogo MUITO SENSACIONAL. Um jogo que você conheceu, jogou 20 vezes e resolveu dar nota 10. Pode vir algum dia um outro jogo, um novo jogo, que tu ache MELHOR que esse 10. E ai? Dar NOTA 11 não rola, logo ele empata? Ele vira 10 e o 10 do SENSACIONAL vira 9.X?
Logo, falando por mim (devido a subjetividade da discussão não teria como ser diferente), nenhum jogo merece 0 ou mesmo 10, afinal não conheci todos os jogos. Dessa forma, para ser fiel aos jogos, designer e a meu pensamento, sempre acompanho à nota um texto descritivo e a nota é apenas uma orientação numérica para criar um leve ranking, mas tem pouco peso real (tanto que em textos de análise não coloco notas).
Eu ia dar minha sugestão sem citar ninguém. Mas resolvi citar seu comentário porque tem alguma relação com o que vou dizer.
A quem deseja avaliar jogos, acho que seria interessante, antes de sair dando notas, a pessoa elaborar uma lista de referência. Por exemplo, se existe um jogo que na sua avaliação se encaixa no conceito de uma nota 10, então ela anotaria o nome desse jogo juntamente com a nota que ela dá. O mesmo para as notas 9, 8, 7, etc. Tendo essa lista de referência preenchida, fica mais fácil avaliar os outros jogos. Por comparação.
É o que tenho intenção de fazer. Pretendo seguir minha própria sugestão. Não tenho minha lista de referência pronta, até porque acabei de conhecer esse gabarito. Também conheço poucos jogos. E são menos numerosos ainda os que joguei. Mas eu não tenho nenhuma pressa. Por enquanto fico sem dar notas. Apenas anotando mentalmente minhas impressões sobre os jogos. Quando me sentir pronto, aí sim, começarei a avaliar.
Por ora, tenho apenas uma nota preenchida em minha lista. A nota 10. Honraria na qual se enquadra o xadrez. Para outro jogo receber outra nota tão boa de mim, terá que ser tão bom quanto é o xadrez.