Salamander145::storum::Salamander145::storum::Salamander145:: Assim como li alguns falando aqui, me programei para comprar em 2021 que foi a data que eles anunciaram. Não entendi essa súbita mudança de data sem aviso prévio da galápagos. Lançar agora parece péssimo tanto pra quem se programou para comprar pro próximo ano quanto para a galápagos. Já tivemos gloomhaven esse ano e um monte de lançamento bom nesse semestre, sem falar nos próximos que ainda estão por vir.
Na minha visão, lançar outro jogo de 1000 reais sem nenhum aviso é uma péssima estratégia de venda. A quantidade deve ser baixissima pra eles estarem fazendo algo assim.
Nao acho que seja péssimo antecipar e lançar agora, muitas editoras lançando grandes jogos, a Galapagos não pode ficar pra trás, tem muitas pessoas importando ou entrando no ks de nemesis, em matéria de bgs vc não pode demorar muito pra lançar pois perde muitos interessados que já tenha comprado o jogo. Fica aquela velha maxima: vai esperar todo mundo comprar pra lançar versão velha ?.
Falar que muita gente está entrando no ks é só suposição. Não tem dados afirmativos sobre isso. E não é como se a galápagos não tivesse anunciado o jogo. Ele já foi, e já tinha data para o primeiro trimestre do próximo ano. Quem foi pro ks, foi mesmo sabendo da data de lançamento aqui no Brasil, pois já foi anunciado faz tempo.
Agora simplesmente tenho que decidir entre Barrage, expansao de TI IV, mariposas e nemesis (isso tudo só da galápagos, ainda teria que mencionar de outras editoras). Se você tem dinheiro pra acompanhar todos esses lançamentos, então realmente, não tem o que achar ruim. Vai ter o jogo mais cedo.
E não é como se a galápagos não tivesse lançando jogos grandes. Ela está lançando no mínimo 2 jogos POR SEMANA. Eu realmente queria saber se essa estratégia de mercado agressivo está funcionando. Espero que esteja porque pelo menos vamos sempre ter bons jogos sendo lançados aqui. Mas não adianta nada ela fazer isso pra depois tudo ficar encalhado e ela resolver parar de trazer vários lançamentos.
Não estou nem julgando o preço, já esperava que viesse caro (mas também não esperava 1000 reais), só estou questionando esta súbita mudança de lançamento sem nenhum aviso. Não entendo muito de mercado, então posso estar falando muita asneira. Mas, ao MEU VER, lançar um jogo grande para competir no meio de tantos outros jogos grandes, inclusive da PRÓPRIA EDITORA, é pedir para perder dinheiro. E o que piora ainda mais é que ela ADIOU A DATA PARA O PRIMEIRO TRISMETRE DE 2021 E AGORA VOLTOU ATRÁS SEM NENHUM AVISO PRÉVIO. Eu estava guardando o meu dinheiro desde o começo do ano para comprar o nemesis e quando ela falou que só viria em 2021 resolvi gastar nos lançamentos de agora para depois juntar pro nemesis.
Mas é obvio, eu estava pensando que nemesis viria numa tiragem decente, como a do MK ou TI IV. Se ele vier numa tiragem minuscula igual a do gloomhaven, realmente acho que não faz diferença lançar agora. Sempre tem uns 400 ricoes que podem gastar dinheiro a qualquer hora.
Amigo, vc está colocando seus interesses particulares financeiros em cima de uma coletividade. A Galapagos tem o pleno direito de lançar quando bem quiser, não tem obrigação nenhuma de dar aviso prévio de seus jogos, nemesis não tinha nenhuma data ou mes de lançamento pré-definida, só foi dito que a " previsão " era 2021, nada mais, não existe isso de vc dizer que teria que ter um " aviso prévio ".
É um super jogo, não tem o que discutir, aguardado por muitos e essa decisão de antecipar o lançamento está sendo comemorada aos 4 cantos na internet. O unico contrapeso é em relação ao preço, nada oficialmente ainda divulgado, que poderá vir salgado ou não, mesmo assim a comemoração do lançamento desse jogo é total !
Quanto ao KS eu conheço pelo menos umas 30 pessoas que ja tem o jogo e compraram na epoca do KS, e aliás, Nemesis já está no 2 KS, vários amigos que já tinham participado do primeiro KS entraram nesse segundo pra comprar expansões, extras, etc. Tem uma outra galera que comprou pelo proprio site do bgg, via negociação direta, enfim, esse jogo desde quando foi lançado não parou nunca de vender, sempre esgotado na maioria das lojas de acordo com o boardgameprice, boardgamepriceuk, etc. Se vc quiser mais dados afirmativos só consultar e acompanhar o histórico desses sites estrangeiros.
Quanto ao seu questionamento de " lançamento de 2 jogos por semana e estratégia de mercado agressivo ", posso te dizer: vários jogos lançados pela GJ já estão esgotados na editora, logista, etc, quem dita o rumo do mercado não é a Galapagos e sim as proprias responsáveis pelos jogos, nos EUA esse lançamento é muito maior, vc ficaria maluco se morasse por la, estamos ainda " gatinhando nesse mercado ", poucos lançamentos são lançados aqui simultaneamente com o lançamento mundial. O que vc tem que ver é que, não pense que as editoras estariam trazendo muitas unidades de determinado jogo pra cá não, pelo contrário, houve uma diminuição e limitação drástica das unidades ! Essa é uma nova realidade. Aquele antigo pensamento de que: " tudo que se traz acaba encalhando nas prateleiras ", pode já não ser mais válido. Existe uma logistica que está cuidando muito bem desse setor com os respectivos parceiros.
As tiragens vão ser cada vez mais limitadas, essa é a nova regra no mercado de bgs. Se não tem dinheiro pra comprar agora, paciência, outros vão ter e com certeza vão esgotar esse jogo. O que vai acontecer é que, o que sobrar certamente vai estar na mãos de revendedores e esses irão ditar os rumos dos valores para um jogo esgotado, raro, oop, etc que com certeza vai ter um valor bem superior ao que foi lançado !
Eu sei que ta no segundo ks, eu estava me referindo a ele. Não adianta nada falar do primeiro ks que já foi lá atrás. Aquele a galápagos já perdeu comprador faz tempo pois nem havia anunciado para cá. Quem vai no segundo ks SOMENTE pela expansão nem é o publico alvo da galápagos. Ela so vai trazer o jogo base. É só pra quem não tem o jogo base.
E eu não sei se você não sabe olhar direito o site da galapagos e dos lojistas ou eu que não sei. Mas Caylus, fury of dracula, holding on: a conturbada vida de billy, black angel, jaipur, azul pavilhao de verão e muuuitos outros estão todos em estoque pelo que estou vendo aqui.
Acho que você não entendeu kkkkk Eu não to colocando meus interesses financeiros, longe disso kkkk Eu falei la em baixo que concordo que se forem poucas unidades, a galapagos vai vender sim. APENAS MENCIONEI QUE NÃO PARECE SER UMA ESTRATÉGIA INTELIGENTE ANUNCIAR PARA 2020, DEPOIS ADIAR PARA 2021 E DEPOIS VOLTAR PARA 2020 E ME USEI DE EXEMPLO COMO UMA PERDA DE CONSUMIDOR. É claro que ela tem muitos outros para comprar o nemesis, assim como tem vários outros como eu que estava esperando o lançamento para 2021. Estou tentando ter uma discussão saudável enquanto parece que você só esta defendendo a galapagos a qualquer custo.
Eu sei que o mercado estrangeiro é muito mais agressivo que o que a galapagos esta fazendo aqui. Mas estou falando do HISTORICO BRASILEIRO. O que a galapagos esta fazendo agora, de ter lançamento TODA SEMANA, nunca ocorreu antes aqui no brasil. E por isso eu QUESTIONEI se o mercado brasileiro esta preparado para essa estrategia. não estou CRITICANDO. Até disse que eu espero que CONTINUE DESSA FORMA. Nos EUA o nemesis nao da nem 1/8 do salário minimo deles. Aqui no Brasil o nemesis É UM SALÁRIO MINIMO. Colocar o mercado estrangeiro como referência em uma discussão sobre o mercado brasileiro não faz o menor sentido.
E pra você ver, tem tanta gente que vai poder arcar com os custos do lançamento de agora que o jogo não vai ser só vendido pra quem quer jogar, mas sim por revendedores do mercado cinza kkkk. Isso aí é pior do que se só as pessoas com bastante dinheiro comprassem o jogo.
Se você não sabe dialogar e só sabe escrever de forma a inferiorizar o outro, como se eu fosse leigo no hobby e você soubesse de tudo, então por favor, nem me responda
Sério, leia o que o outro escreveu e depois pense antes de escrever, por favor. Coisa chata.
Cara em primeiro lugar, com todo respeito, me parece que vc não aceita opinião e pelo jeito nem vai aceitar assim como a galapagos NAO VAI TB DAR AVISO PREVIO PRA VC kkkk. Desculpa mas agora falando diretamente, é absurda a situação que vc expôs acima, não tem lógica e nunca terá! Não, não defendo empresa alguma muito menos a Galapagos. E quanto a essa nova colocação de preços que vc está citando, nemesis é um.jogo caro la fora, essa relação de custo do bg com salário mínimo é uma questão política, varia de país para país, não deveria nem ser usada como parametro pra comparar justamente porque a GJ não vai conseguir fazer nada pra mudar essa triste situação de relação econômica influenciada pela alta carga tributária que temos aqui. Os impostos no Brasil são altíssimos e ainda temos o problema desse imposto ser impactado em cima do produto e do frete, encarecendo absurdamente o valor final ! É caro, sim muito caro, pior será pagar mais caro ainda qdo estiver esgotado, etc. Em relação a " toda semana lançamento ", vc está errado, o ritmo só deu uma parada devido a pandemia, produção na China foi impactada, todas as editoras no mundo tiveram problemas inclusive as brasileiras. A GJ sempre teve um ritmo maior de lançamentos, ano passado e retrasado foi assim, contrariando vc em dizer " que nunca ocorreu isso aqui antes ", nada a ver. Aliás, esse ano ainda devido a pandemia, o número poderá até o fim do ano ser até menor comparado aos anteriores. Pra galapagos assim como outras, mosaico, devir, meeple, etc só resta parabenizar por ainda em uma situação bem problemática dessa pandemia ainda estar trazendo lançamentos ao país. Empresa fazendo o maior esforco possivel de trazer lancamentos pra ca e receber críticas no estilo de que " nao deveria trazer, deveria dar um tempo e bla bla bla ", sinceridade meu " pqp " .Vou responder igual sua colocação, se for pra me responder com argumentos certos e lógicos fique a vontade mas se for pra responder com " argumentos de encher linguiça", não precisa ok. Obrigado.