Fala pessoal.
Jogamos as duas primeiras partidas do jogo, no modo cooperativo, com 4 jogadores. Como já dito no título, não passamos da primeira década.
Ficou a dúvida se alguma regra (ou mais de uma) pode ter sido ignorada. Ou se realmente nós jogamos muito mal essas primeiras partidas.
Em ambas, não conseguimos a quantidade de pontos suficientes para compensar os objetivos globais não cumpridos.
Na primeira vez, apenas conseguimos fazer uma usina. Daí cumprimos apenas 3 objetivos globais. Faltaram muitos pontos...
Na segunda partida, faltaram apenas apenas dois pontos.
Isso porque nesta segunda, viramos 4 objetivos globais (2 de cúpulas e 2 de avanço em trilha de conhecimento), ou seja 17 pontos negativos para compensar. Mas só conseguimos 15 pontos, todos provenientes das trilhas de conhecimento. Não conseguimos construir nenhuma usina nessa oportunidade.
O que deu tão errado?
Reli e manual e continuo ACHANDO que jogamos com as regras certas:
1) todo o tipo de avanço de trilha de conhecimento possível foi computado (recrutamento, projeto proposto, quando o cientista sai de um projeto, resolução de cúpulas e bônus de trilha);
2) os objetivos globais tem que ser cumpridos individualmente (ex: construímos uma usina de reflorestamento na áfrica - tenho que escolher virar o objetivo da áfrica ou um de usina de reflorestamento);
3) cada objetivo não cumprido vale 1 ponto negativo ao final da primeira década, acrescido de mais 1 ponto negativo nas demais (4 negativos na última).
4) Tem que andar nas trilhas de conhecimento para poder construir as usinas (em algumas o nível 1 está na segunda ou terceira casa).
Não consigo enxergar outra regra que possa estar errada e punindo além da conta o grupo.
Quanto à estratégia, são apenas 8 ações principais por década, jogando em 4 pessoas. O que significa que apenas 2 usinas podem ser construídas, no máximo, na primeira década. Talvez erramos por não tentar construir essas 2 na primeira década. Mas parece bem complicado ter a grana pra isso na mão das pessoas certas, aliado ao conhecimento necessário para construir. Ficou um gosto amargo na boca por um lado, mas muita vontade de por na mesa de novo e tentar de novo.
Me ocorreu também que, de repente, a aleatoriedade dos objetivos globais e das cartas de lobista não nos favoreceu.
Fica o relato.
Se a partir dele, alguém enxergar algo que fizemos errado (nas regras ou estratégia), antecipo meus agradecimentos.
Grande abraço.
PS: Acho que foi meu primeiro tópico na ludopedia... me perdoem por eventual desarranjo na organização das idéias ou se eu deveria ter usado outro tópico pronto.