Concordo e discordo! :-) Adoro o jogo! Pouco mais de 25 partidas com 2, 3, 4, 5 e 6 jogadores (a maioria de 4 ou 6 jogadores).
Ótima pesquisa sobre a evolução das versões do Viticulture desde o Kick Start, KS.
Tenho a segunda versão do jogo, aquela de 2013 já com os trabalhadores grandes, os trabalhadores coringas, e a expansão Tuscany original.
Concordo no ponto que o jogo original, sem Mamas and Papas, com todos os jogadores iniciando da mesma forma o tornava lento de início com prejuízo para os últimos jogadore. Em particular só joguei 3 partidas com o tabuleiro de 2 estações do Viticulture. Faz muito mais sentido o tabuleiro de 4 estações do Tuscany.
Sim com a alteração da regra de que só se faz ponto de visitante se tiver vinho na adega retarda a estratégia de ganhar sem fazer vinho. No entanto, mesmo quando esta regra não existia e um amigo tentou 3 vezes ganhar desta forma, chegando a liderar a pontuação no meio da partida, foi superado pelos pontos das cartas de pedidos de vinho chegando em terceiro ou em quarto lugar, partida de 6 jogadores!
Sempre que vou ensinar o Viticulture para novos jogadores saliento logo no início que quem fizer mais pontos de vitória ganha o jogo. Não é fazer mais vinho, não é ganhar mais dinheiro, não é construir mais estruturas. Depois discorro do onde fazer estes pontos de vitória: no tabuleiro, visitantes de verão e de inverno, atendendo pedidos de vinhos ou vendendo vinhos, etc. Sim este jogo é uma corrida por pontos de vitória! E sim já ocorreu umas 3 vezes em que o jogador primeiro atinge 25 pontos de vitória foi ultrapassado por outro jogador ficando em segundo.
A preparação "normal" que jogo é com o Tabuleiro do Tuscany de quatro estações, Mamas and Papas, 2 trabalhadores especiais e cartas de estruturas. Alerto que o jogo não é o Caverna ou o Agrícola e assim sendo não tem que alimentar seu time, portanto fazer o seis trabalhadores no 1º ou no 2º ano é muito importante (sim consigo isto em todas as últimas 15 partidas). Curiosamente (quebrado ou não) ajuda sua partida se construir o Chalé entre o 1º e o 3º ano.
Com relação a sorte ou azar nas cartas de videiras, está aí uma das parte interessantes do jogo! Já estive na situação em que peguei muitas cartas de videiras de uvas brancas de valor alto e mais tarde aparecem algumas de uvas tintas de baixo valor. Venci a partida vendendo espumante e não atendendo pedido algum de vinhos tintos de valor alto.
É um bom Euro! E o normal do jogo é ganhar pontos de vitória atendendo os pedidos de vinhos. Os componentes do jogo são acima da média. Nas partidas que participo, sem trabalhadores especiais do Tuscany, o jogo tem 10 a 12 rodadas (viradas de ano). Com os trabalhadores especias do Tuscany e sorte nas cartas entre 8 e 10 rodadas.
Boas partidas!
Gostamos muito da variante "De Volta para o Futuro"! Tabuleiro do Tuscany de quatro estações, Mamas e Papas, trabalhadores especiais: Viajante e Mensageiro. Um vai para um espaço numa estação futura e o outro vai para um espaço vago numa estação passada!