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  3. Ovni (Primeira Edição)
  4. Ovni – resenha (primeiras impressões)

Ovni – resenha (primeiras impressões)

Ovni (Primeira Edição)
  • avatar
    tiagovip03/09/14 13:08
    avatar
    tiagovip
    03/09/14 13:08
    415 mensagens MD

    Olá!

    Aviso que as impressões abaixo, como dito, são as primeiras, com base em uma partida em 4 pessoas.


    https://cf.geekdo-images.com/images/pic1784417_md.jpg




    Ovni é um jogo interessante, com um excelente sistema de aquisição de cartas. Basicamente o jogo ocorre assim: cada um representa uma raça alienígena atacando a Terra. Existe, dentro de cada raça, quatro divisões de especialidades: os Pilotos, os Abdutores, os Construtores e os Militares. Os Pilotos movem as naves entre as cidades; os Abdutores, como o nome indica, abduzem pessoas; os Construtores fazem naves e as lançam na Terra; e os Militares atacam as outras raças, matando membros delas ou destruindo naves. A rodada de jogo ocorre em duas fases: na primeira, vê-se quem tem mais Militares (em caso de empate, quem tem mais Construtores, daí quem tem mais Abdutores e, por fim, quem tem mais Pilotos), com base nesta ordem, ocorrerá os lances pelas cartas.

    Abre-se um número de cartas igual ao de jogadores. Em cada carta contém 3 aliens, de algumas das quatro especialidades (por exemplo: 2 Pilotos e 1 Abdutor; 1 Piloto, 1 Construtor e 1 Militar; etc). Para cada carta existem 4 espaços, onde os jogadores irão colocar suas fichas (cada jogador tem, inicialmente, as mesmas: 2, 3, 4, 5 e 6). A primeira ficha colocada para uma carta é aberta (mostrando o número), a segunda ficha para a mesma carta é colocada escondida, a terceira, novamente aberta, e a quarta, outra vez fechada (algo já visto no Viajantes, e, mais antigo que este, no Ruse & Bruise). Qualquer jogador pode colocar uma ou mais fichas em cada uma das cartas, mas somente uma ficha por vez. Quando todos os espaços estão preenchidos, revelam-se as fichas que foram colocadas ocultas. Todas as fichas com o mesmo número anulam-se. Quem tiver o maior valor, ganha a carta - e pega, do suprimento, uma peça de alien igual a cada um dos tipos que constam na carta.

    Se ocorrer de alguém ganhar 2 ou mais cartas, ainda só receberá 3 novas peças de aliens, mas poderá escolher entre as especialidades de quaisquer das cartas. Se alguém não ganhar ao menos uma carta, recebe dois marcadores de Energia (que pode ser gasto de três formas: a) pegar um peça de alien, de qualquer especialidade; b) colocar duas fichas de apostas em sequência; c) ativar três especialidades - mais sobre isso, depois). Se alguém colocou a ficha de valor 6, esta sai de jogo (ou seja, daí em diante, o jogador só terá a 2, 3, 4 e 5).

    Terminada esta fase, inicia-se a segunda fase da rodada. Aqui, a ordem de jogar é determinada de maneira contrária à anterior: quem tem mais Pilotos joga antes (se houver empate, quem tem mais Abdutores, daí quem tem mais Construtores e, por fim, quem tem mais Militares). Nesta fase, o jogador pode ativar duas das especialidades - que têm que ser diferentes (ou três, se gastar 2 de Energia, mas também têm que ser diferentes). Vou, primeiro, falar do tabuleiro: cada um começa com uma espaçonave em uma das cidades, e cada cidade tem 2 marcadores de população e 1 marcador de local.

    Cada 1 peça de Piloto permite mover 1 espaçonave para 1 cidade adjacente. Assim, se eu tiver 5 peças de Piloto, eu posso mover 1 nave até duas cidades de distância, e outra nave, 3 cidades de distância (aqui, o primeiro jogador que colocar 2 naves na mesma cidade, leva o marcador de explorado do local). A cada 2 peças de Abdutor, a raça alien pode pegar 1 dos marcadores de população de uma cidade onde tiver a maioria das naves (se na cidade sobrar 1 ou mais marcadores de população, um deles tem de ser movido para uma cidade adjacente). A cada 2 peças de Construtor, a raça alien recebe 1 nave (ainda na primeira fase) e, nesta fase, pode enviar essa nave ao tabuleiro, em qualquer cidade do tabuleiro (aqui o jogador também recebe o marcador de explorado do local, se esta nave que entrar foi a segunda dele na cidade e, claro, ele for o primeiro a ter duas naves ali). A cada 3 peças de Militar, o jogador pode eliminar uma peça, de qualquer especialidade, de qualquer outro jogador, ou destruir 1 nave de um jogador, desde que tenha uma nave dele próprio na mesma cidade da nave que será destruída. Reforçando, usualmente somente duas das especialidades podem ser ativadas.


    https://cf.geekdo-images.com/images/pic1788697_md.jpg



    Terminada esta fase, volta-se para a anterior (de aquisição de cartas), depois retorna-se para esta (a de ativação) e assim vai até que as peças de pelo menos um tipo de especialidade acabe. Quando isto ocorrer será a rodada final.

    O que vale pontos?
    - 10 pontos pela maioria de um tipo de especialidade (se houver empate, divide-se os pontos);
    - Para marcadores iguais de população: 1 = 1 pontos, 2 = 3 pontos, 3 = 5 pontos e 4 = 9 pontos;
    - Para marcadores diferentes de população: 6 diferentes = 12 pontos;
    - 3 pontos por cada marcador de local;
    - 4 pontos por cada cidade em que tenha-se a maioria de naves;
    - 2 pontos por cada nave no tabuleiro;
    - 1 ponto por nave construída (ainda na ficha pessoal do jogador, ou seja, tem ter sido enviado à Terra);
    - 1 ponto por marcador de Energia não usado.

    Quem fizer mais pontos, vence!

    Eu gostei bastante do sistema de lances pelas cartas, que é tenso e cheio de avaliações a serem feitas. O esquema de ativação de duas especialidades funciona lindamente e logo torna-se intuitiva e bem ágil até (a fase da aquisição das cartas, mesmo sendo só uma coisa, tendeu a demorar bem mais do que a de ativação). Os efeitos das especialidades são claros e diretos, porém, como bem apontado pelo Gustavo, era muito necessário que, nas fichas pessoais dos jogadores constasse que: Piloto (1), Abdutor (2), Construtor (2), Militar (3) para deixar claro quantas peças são necessárias para cada uso da especialidade - mancada feia de design.

    Todas as especialidades pareceram ter uma função importante, mas tendo jogado, numa próxima, iria tentar com mais ênfase os construtores e os militares. Os construtores são, basicamente, os que mais fornecem pontos - e nem notei isso de cara: cada nave feita e no tabuleiro, 2 pontos (e mesmo sem enviar, valerá 1 ponto). Ter mais naves no tabuleiro, significa maior chance de ter maiorias nas cidades, e cada uma delas valerá 4 pontos. É bem melhor e mais eficiente do que perder tempo com Abdutores - a maior pontuação obtida com isso foi magros 8 (8, 8, 6 e 6) enquanto, com os Construtores, foi: 12, 10, 7 e 6 (isso por naves), e mais: 16, 12, 8 e 4 pelas maiorias. Viram a diferença? Eu ficaria com 2 abdutores, só para não deixar de pegar um ou outro, e iria em peso atrás dos Construtores.

    E os Militares? Bem, estes não dão pontos (além dos 10 por ter a maioria), mas, como num conhecido jogo de civilização que não nomearei, fazem a total diferença. Primeiro, como ameaça: não me toque, ou explodo você. Segundo: explodindo, claro. Matar 1 peça que seja do outro, pode modificar toda uma disputa por maioria (e isso são 10 pontos em disputa) e, ao detonar uma nave de outro jogador, tira-se 2 pontos dele diretamente, e, quase sempre, vai significar a maioria sua no local (já que são relativamente poucas naves em jogo), ou seja, o adversário perde 2, você ganha 4, nada mal ganhar 6 pontos numa única ação - e ainda funciona o primeiro ponto: muitas vezes deixando uma nave numa cidade será suficiente para maioria, porque quem não tem Militar suficiente para ativar (pelo menos 3), só em alguns raros casos irá se meter numa região com uma nave sua. Mas vai lá, fica abduzindo vaca. Alien trouxa.

    Agora, e marcadores de cidade explorada? Aqui também tem bons pontos, e é válido mexer-se para ir atrás deles, mas não se esforce ao ponto de deixar Construtores e Militar para trás (ainda mais porque, com novas naves no tabuleiro, alguns você pegará). Se tiver que escolher, pegue os dois, três marcadores que conseguir e seja feliz.

    Isso é o que eu avaliei, e, claro, com todos tendo uma visão similar, as disputas por essas duas especialidades será mais ferrenha, fato. Então, não digo que ter duas melhores e duas piores é um problema. Pode, sim, vir a ser um problema, se não houver tal disputa. Mas é aquilo, no Power Grid tem usinas melhores e piores, no Agricola tem espaços melhores e piores, no Amun-Re províncias melhores e piores. É algo de jogo e pronto. E, de certa forma, o jogo até avisa, pelo menos em relação aos Militares, que eles são mais parrudos, exigindo 3 peças para cada ativação.

    O que vi, que me preocupou um tanto, é o quanto é difícil recuperar-se. Um jogador saiu atrás, perdeu uma carta, teve uma nave destruída, é, bem, valeu por participar! Deve ser possível amenizar isso com experiência, e mais atenção. Em todo caso, ficarei atento para isso. Ademais, e isso é algo que certamente não mudará, é que o jogo vai perdendo a graça a cada fase que passa - e apresenta ainda mais a fraqueza dos Pilotos e dos Abdutores (mais destes). De começo, o tabuleiro está cheio de marcadores de pessoas e de exploração. Ao final, quase todos os marcadores já foram - ainda é válido mover-se para tentar ter maioria nas cidades, mas o Abdutor, este fica quase de folga. Minha preferência é que o jogo vá crescendo, ficando com mais coisas, mais possibilidades, mais emoção, e não o contrário (ficando nos mesmo três jogos que usei como exemplo antes, no Power Grid há mais cartas de usinas, mais casas no tabuleiro, no Agricola há mais opções de espaços a cada rodada, e a fazenda cresce e melhora cada vez mais, no Amun-Re as províncias pululam de plantadores e várias e várias pirâmides). Já é algo que o Macri fez no Viagem no Tempo, e é uma escolha de desenho de jogo que eu não vejo como das melhores, dando cada vez menos opções aos jogadores com o passar a partida. Macri, sério, pare com isso!


    https://cf.geekdo-images.com/images/pic1789542_md.jpg



    Em todo caso, o Ovni é um jogo eficiente, não dos mais ajustados aos meus gostos, porém, ainda assim interessante, com uma fase de lances que curti demais, e uma fase de ativação que, pelo menos nas primeiras rodadas, fornece uma série de decisões aos jogadores. Os componentes do jogo são todos de boa qualidade - tanto peças quanto marcadores -, e a arte do jogo, é boa e agradável, mesmo que não exatamente notável quando comparado a certas opções de fora (como o Village, Agricola, e outros), porém, no cenário nacional, e pelo quanto o jogo custa, é um trabalho excelente, e só pode que alguém da família do Macri trabalhe numa gráfica, para que ele consiga ter algum lucro - desde o Gran Circo que os jogos da MS tem um padrão uma escala acima das outras aqui do Brasil.

    O Ovni é um jogo com certo grau de complexidade, não exatamente dos mais indicados para os novatos na arte de tabuleirar. Ainda assim, o jogo foi-me explicado em uns 15 minutos e a partida inteira (em quatro jogadores) ficou ali pelos 60 minutos de duração.

    E é isso!

    Abs,


    Crédito das imagens (em ordem):
    Marcos Macri
    Marcos Macri
    Marcos Macri

    3
    1
    3
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  • generalFalur
    11 mensagens MD
    avatar
    generalFalur07/09/14 23:23
    generalFalur » 07/09/14 23:23

    gostei do review e vou complementar com o seguinte:

    Não sei por que mas os jogos do Macri em geral tem um trabalho de design bem ruim, e o Ovni é um dos piores trabalhos da coleção da Ms Jogos. 

    São simbologias que não são intuitivas no tabuleiro individual. Faltam informações nos tiles. Pelo menos da pra ler os textos.... coisa que no Shazam é impossível.

    Mesmo assim curto muito o jogo, apesar de ver pouca mesa por aqui.

    0
  • Lord_LT
    656 mensagens MD
    avatar
    Lord_LT08/09/14 11:22
    Lord_LT » 08/09/14 11:22

    Uma coisa no OVNI que me dá a maior preguiça, é a somar os pontos no fim do jogo :/ affz, sempre precisa de uma um papel e caneta :/
    Teria ficado sensacional se tivesse feito uma trilha de números na borda do tabuleiro, para irmos andando um peãozinho... ia ficar show demais... já pensei várias vezes de re-imprimir o tabuleiro em lona, com umas trilha de pontuação ao redor...
    Que que vocês dizem? :)

    1
  • tiagovip
    415 mensagens MD
    avatar
    tiagovip11/09/14 17:30
    tiagovip » 11/09/14 17:30

    Acho mais fácil só imprimir uma folha com números, em casinhas, indo de 1 a 100. Certamente ficará mais barato e mais prático, podendo ir dentro da caixa normal do jogo.

    Sobre o desenho dos componentes, ficou realmente devendo, mas a qualidade das peças em si é boa.

    Abs,

    0
  • Lord_LT
    656 mensagens MD
    avatar
    Lord_LT04/12/14 22:51
    Lord_LT » 04/12/14 22:51

    Com as novas tendencias da MS Jogos, em re-lançar os jogos, acho que essa é uma boa ideia para o @Marcos Macri :) na 2ª edição do OVNI, um novo tabuleiro com a trilha de pontuação ao redor. Mas tem que ser vendido a parte depois :D kkkkkkkkkkkkkkk'

    Além de alguma expansão :) diferenças entre as raças, novas raças :D podendo atacar só com 2 militares, ou outras podendo gastar menos energia... e por ai vai :D

    Diga ai Macri, algo para adiantar para a gente?

    1
  • yxhjsk
    732 mensagens MD
    avatar
    yxhjsk05/12/14 10:09
    yxhjsk » 05/12/14 10:09

    Lord_LT::Com as novas tendencias da MS Jogos, em re-lançar os jogos, acho que essa é uma boa ideia para o @Marcos Macri :) na 2ª edição do OVNI, um novo tabuleiro com a trilha de pontuação ao redor. Mas tem que ser vendido a parte depois :D kkkkkkkkkkkkkkk'

    Além de alguma expansão :) diferenças entre as raças, novas raças :D podendo atacar só com 2 militares, ou outras podendo gastar menos energia... e por ai vai :D

    Diga ai Macri, algo para adiantar para a gente?

    Vale lembrar que essa edição do OVNI pela MS Jogos já é uma segunda edição do jogo. Não sei ele mudaria mais alguma coisa. 
    A primeira era aquela da finada editora RDG. 

    1
  • Lord_LT
    656 mensagens MD
    avatar
    Lord_LT06/12/14 17:12
    Lord_LT » 06/12/14 17:12

    yxhjsk::Vale lembrar que essa edição do OVNI pela MS Jogos já é uma segunda edição do jogo. Não sei ele mudaria mais alguma coisa.  A primeira era aquela da finada editora RDG. 

    Sério @yxhjsk, sabia disso não... achei que era a primeira que o jogo era lançado...
    Enfim, fica as dicas para dar um up no jogo caso tenha interesse neh :p kkkkk'
    A arte da primeira edição era igual essa da MS?

    0
  • Marcos Macri
    73 mensagens MD
    avatar
    Marcos Macri08/12/14 08:55
    Marcos Macri » 08/12/14 08:55

    Saudações a todos!

    Com relação ao jogo OVNI, comentado neste tópico, o que eu posso dizer a vocês é o seguinte.
    A curto e médio prazo, não está nos planos da MS Jogos relançar este jogo.
    Nosso próximo lançamento será um jogo inédito em maio de 2015 para comemorar o aniversário de 3 anos da editora.
    Como foi comentado aqui, o OVNI teve uma primeira edição através de outro publisher e, justamente por ter ficado 
    bastante insatisfeito com o resultado, eu fiz um esforço pessoal muito grande para reeditar o jogo pela MS uma vez que
    o custo de produção foi elevado.
    Em termos de mecânica, há pontos que me agradam e outros nem tanto. É até comum que um designer olhe para seu jogo,
    depois de editado, e pense: "Puxa, isso eu poderia ter feito de outro modo..."
    Agora é seguir em frente, corrigir, aperfeiçoar e usar a experiência acumulada dos sete lançamentos da MS Jogos nos projetos
    futuros. 

    Grande Abraço!


    9
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Ovni (Primeira Edição) - Ovni – resenha (primeiras impressões)
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