DrGrayrock::
Esse mês entrou na lista de jogos do Board Game Arena o excelente Saint Petersburg, mas que apesar de ser um daqueles euros inesquecíveis, é feio de doer, o que resultou numa resenha muito boa do Luis Perdomo, lá na Ludopedia (aqui o link).
Baseado nessa resenha e na minha experiência própria, fui relembrando de outros jogos maravilhosos, mas que as editoras resolveram não investir na parte gráfica, o que na prática pode inclusive afastar novos jogadores.
Saint Petersburg : Jogaço, com uma arte medonha
Eu, por exemplo, demorei muito tempo para me interessar em jogar o ótimo Ilha dos Dinossauros por achar ele graficamente medonho
Eu meio que discordo dos dois... O St. Petersburg 1E até pode ser feio (as ilustrações são esquisitas), mas é inegável que elas remetem diretamente ao local e período que o jogo representa. Acho que se encaixa como uma luva no jogo.
Infelizmente mudaram a arte na 2E, que acabei pegando só por conta das expansões novas (que são bem boas).
Quanto ao Ilha, eu acho que cai quase no mesmo caso do St Peter: ele emula muito bem as cores escalafobeticas da época, representando bem um jogo dos anos 80/90. Diria, inclusive, que é de uma genialidade ímpar, pois, apesar de representar bem isso na arte, o jogo não te confunde nem deixa nada em dúvida, como um bom design moderno com vibe retrô deveria ser.