aratrin::Já que alguém abriu um tópico sobre isso vou postar minha "dúvida" (tá mais pra reflexão) aqui:
De fato, na fase do colono não é obrigatório pegar uma plantação ou pedreira, assim como não é obrigatório construir algo na fase do construtor, mas alguém mencionou aí atrás que somos obrigados a receber colonos na fase do prefeito, mas não somos obrigados a pegar o colono extra do privilégio do prefeito, isso faz parecer que nenhum privilégio é obrigatório certo?
A minha dúvida é:
na fase do produtor eu sou obrigado a produzir caso eu seja capaz? ou eu posso optar por não produzir nenhum barril mesmo tendo plantações de milho ocupadas ou qualquer outra plantação e produtora correspondente ocupadas? Além disso eu posso me recusar a receber o privilégio do produtor?
na fase do comerciante, se por exemplo eu vendo um café por 4 dobrões, eu sou obrigado a receber os 4 dobrões pelo café? ou eu posso vender e recusar receber os dobrões?
se eu escolho o minerador, eu posso recusar pegar o dobrão do banco ou eu sou obrigado a pegar?
O manual diz que só a ação do capitão é obrigatória mas eu suspeito que pode haver ações obrigatórias em outros papéis. 
Um pouco curioso as suas dúvidas, mas pelo meu entendimento vamos pela sequência de perguntas:
1 - Sim, precisa produzir. Eu entendo o privilégio como uma vantagem a mais na partida perante outros jogadores.
2 - Sim, precisa pegar os dobrões, o que vão te ajudar a comprar mais fábricas/plantações na próxima rodada caso opte por "construtor", porém os dobrões não valem pontos no final do jogo.
3 - Não, é preciso pegar o dobrão.
4 - A ação do capitão é obrigatória pois todos os jogadores deverão embarcar as mercadorias até não ser mais possível o embarque seguindo as condições de envio.
Eu acredito que seja isso, me corrijam caso esteja equivocado.