adolfocaetano::Tem jogo por aí, com tropa de fã, que custa mais de 1000,00. E se falar que é caro, chove "caboco" defendendo a "coitada da indústria". Editoras de tabuleiros me parecem cada vez mais com indústria automobilística no Brasil. Enquanto o otár... digo, o consumidor pagar esse preço por essa porcaria, vão meter a faca, e o o man´... digo, proprietário acha que é um senhor feudal por que pagou uma babilônia por uma coisa (jogo ou carro) que custa ninharia para o mercado norte-americano/europeu.
Além disso, não se esqueçam que comparar o valor pago pelo brasileiro com o valor pago por americanos é sem sentido. 100, dólares para um americano é uma coisa (pouca coisa); os mesmo 100,00 dólares convertidos para real (5,25, na cotação do momento) que dá 525, não é a mesma coisa pra brasileiro (é muito, mas muito mais). Defender os abusos da indústria sob os holofotes de carga tributária é o que montadoras de carros adoram fazer, mas escondem que a margem de lucro delas no Brasil é MUITO MAIOR do que lá fora. E queda nas vendas não se transforma em queda nos preços - é comum fabricantes de carros aumentarem as tabelas.
E, por fim, tem o quesito consumidor, que se mata pra comprar um On Mars, (ou um Honda Civic), com preço de caviar, porque adora esbanjar pinta de "milhonário".
Aberto às pedradas.
Adolfo, respeitosamente, acho que você está errado na sua matemática.
O jogo custa 130 USD, em lojas gringas que vendem a versão KS pós lançamento. O melhor frete que tu conseguiria pegar, é 30 USD.
Você paga IOF e Dólar (x6). Então: 160 * 6 = 960.
Isso é o seu custo, sem usar editora, e transportando o jogo por de baixo do nariz da receita federal.
Você insinuou que é um
abuso da indústria, mas como na prática a matemática seria melhor? A Eagle Griphon subsidiar a Mosaico pro jogo sair mais barato no Brasil que nos EUA? Estou errado em assumir que o melhor preço plausível de ser praticado no Brasil é o preço que tu pagaria
se não houvesse tributação?
Seu exemplo do carro é bem infundado ao meu ver, já que o valor que se paga num carro no Brasil é 50% imposto (vide Google), e o referido jogo é mais barato do que o importado
sem imposto. Daria até pra articular uma argumentação de que por esse preço
tem algo errado, mas não vou entrar nesse mérito.
Não estou sendo irônico, mas realmente não consigo ver o absurdo. Eu particularmente não gosto de On Mars, acho chato, e não quero nem de graça (só se for pra revender

). Pra quem gosta do Lacerda, parece tão em conta quanto comprar no EUA. Lembrando que o KS foi a 1 ano e pouco atrás, então você paga preço de retail por não ter ajudado o jogo na época (além do dólar).
Poderia me explicar a sua sugestão com exemplos?