Jogamos Pax Pamir em quatro jogadores em quase três horas, no Tabletop Simulator. Eu fui o último a escolher aliança, e aproveitei para me aliar com o jogador a minha esquerda. Estávamos ajudando os britânicos a dominar o Afeganistão. Nossa aliança não foi a mais cooperativa, mas nos rendeu bons pontos até a metade do jogo.
O início do jogo foi tímido no mapa, eu peguei uma carta com duas tribos em Herat e também consegui dois espiões. Tudo indicava que seria forte a disputa de espiões e discos, mas isto foi acirrado apenas na primeira dominância. Curiosamente, a disputa foi tão acirrada que a carta da dominância alcançou a primeira fila e acabou comprada pelo dinheiro. A primeira era do jogo terminou com três jogadores empatados, um ponto cada.
Meu aliado britânico ficou de fora desta pontuação. Assim aproveitei meu bom tablado de cartas para movimentar e atacar com os britânicos, abrindo espaço para meu aliado buscar a dominância. Esta entrou em jogo logo em seguida, o que era esperado pelo tempo que demorou para a anterior ser ativada. Nesse instante, começou uma disputa interna além da batalha no mapa. Nós britânicos buscando pontos de influência, enquanto os oponentes tentavam impedir o check bem sucedido. Após duas rodadas, um dos oponentes acabou se juntando ao lado rosa da força.
Ainda assim, houve muita enrolação para comprar esta dominância novamente. O antigo aliado preferiu espalhar rumores sobre mim, e seguíamos adiando a vitória inglesa. Eu aproveitei esse tempo para preparar o futuro. Com a dominância iminente, eu teria menos peças que qualquer jogador em jogo. Busquei uma maneira de trair os britânicos após a vitória e o lado mais promissor eram os líderes afegãos. Um dos oponentes se manteve fiel a eles desde o princípio, e ele sairia da segunda pontuação em último. Eu perdia muito pouco do meu tabuleiro trocando aliança.

Após a checagem, meu aliado liderava com cinco pontos, seguido por mim, com quatro. Os demais tinham dois e um pontos. Na primeira oportunidade, passei a ajudar os afegãos colocando tropas. A dominância não iria demorar a surgir na trilha. Os antigos aliado tinham vários discos em jogo. Eles estavam lutando entre si e por uma checagem sem sucesso, mas não conseguiriam executar. Enquanto rolava a intriga deles, os afegãos retomavam o controle do mapa e preparavam uma dominância bem sucedida.
A minha grande sorte veio no fim do jogo. Faltando onze cartas no baralho saiu a última carta de dominância, portanto a última pontuação foi automática após minha jogada. Eu tinha acabado de aumentar minha influência afegã, aproveitando que a vantagem estava segura. Assim, meu novo aliado e eu marcamos oito pontos para finalizar a partida. Foi um jogo excelente, e me confirmou que a aliança e negociação são muito interessantes. Espero que este grupo siga jogando com frequência para explorar mais este jogo.