Depois de nos agraciar com Tzolk’in, Teotihuacan e Trismegistus, o designer italiano Daniele Tascini se juntou ao húngaro Dávid Turczi para nos trazer Tekhenu. Já adianto que, pra mim, o jogo parece um T (ba dum tss).
O jogo traz uma temática do Egito Antigo, com referências a diversas divindades dessa mitologia. É um euro médio-pesado, cuja mecânica central é o dice drafting, que desencadeia uma porção de outras mecânicas, desde engine building até um pouco de influência de área.
O jogo gira em torno de um Obelisco (Tekhenu) que lança sua sombra sobre 6 diferentes áreas ao seu redor onde estão dispostos os dados. Essa sombra vai definir, de acordo com a cor dos dados, se eles são puros, amaldiçoados ou mesmo proibidos. A Sacada#1 do jogo é que essa sombra gira a cada turno, alterando a característica e a disponibilidade dos dados. No seu turno, ao pegar um dos dados, o jogador pode executar a ação referente à área de onde draftou – cada área tem seu grupo de ações, e é representada por um Deus egípcio.
As áreas dos deuses com diversos dados ao redor do Obelisco.
A Sacada#2 do jogo é onde será colocado o dado draftado. No seu tabuleiro pessoal, você deve conseguir balancear o lado puro e o lado amaldiçoado. Esse equilíbrio é importante na definição da ordem de turno – o que é muito relevante em um dice drafting -, e também pode te fazer perder pontos. Os deuses irão te castigar!
Tabuleiro do jogador, com a balança para equilibrar suas ações.
A partir daí, há uma série de estratégias a serem seguidas de acordo com as ações dos deuses, em um sistema de freios e contrapesos que te faz diversificar as ações pra poder progredir.
Após 8 rodadas, ocorre uma fase de pontuação. Com 16 rodadas o jogo acaba, e é declarado um vencedor.
Por que eu acho que vou gostar do jogo
1. Apesar de ter pouca experiência nessa mecânica, eu gosto muito da dimensão tática oferecida pelo dice drafting. Ao aliar isso a mecânicas sólidas para trazer a dimensão estratégica, temos um jogo que exige planejamento, mas não é scriptado, não é receita de bolo. Todo turno você é obrigado a pensar no melhor caminho pra atingir a estratégia traçada;
2. O dice drafting também traz um estilo de interação elegante, não destrutiva, que me agrada bastante. Não tem take that. Você pode pensar em pegar o dado que seria importante pro seu adversário, mas precisa avaliar se vale a pena desviar do seu plano pra isso;
3. Além do dice drafting, o jogo conta com outros elementos de variabilidade, como jogadores com poderes e um setup variável. Tudo isso pra garantir que um jogo nunca será igual ao outro;
4. Vários do mini-games das ações dos deuses tem retornos progressivos. Essa sensação de realizar ações cada vez mais fortes é muito satisfatória.
Por que eu poderia não gostar do jogo
O jogo me parece perfeito. Não tem como não gostar.
Vou encerrando por aqui, obrigado pela presença.
Não convenceu? Ok, vamos falar dos possíveis problemas:
1. O jogo pode gerar um certo AP pra quem tem essa característica. Eu sei que eu tenho. Especialmente pra jogos em 4 jogadores, é difícil planejar com antecedência pois você não sabe quais serão os dados disponíveis pra draftar;
2. Junto com o AP, vem o Downtime. Como em regra cada jogador só tem ações no próprio turno, assistir ao oponente jogar pode se tornar maçante caso demore demais pra voltar pra você;
3. O elemento sorte do lançamento de dados traz uma imprevisibilidade interessante, mas é esperado que às vezes venha junto com frustração. Há maneiras de mitigar, alterar valores, mas uma sequência de lançamentos ruins pode derrubar um plano perfeito ou favorecer demais um único jogador. Quem é eurogamer purista pode se incomodar um pouco aqui.
Considerações Finais
Eu tô interessado em Tekhenu desde que foi anunciado.
Esse vídeo da Man vs Meeple só me deixou com mais vontade. O combo designers + mecânica me fez ligar todos os alertas disponíveis pra esse jogo, a ponto de eu considerar até uma pouco amigável importação. Graças ao Deus Ra, a
Mosaico Jogos já anunciou a chegada de Tekhenu para o início de 2021. Shut up and take my money!
E você, já conhecia Tekhenu? Deu vontade, ou não é teu estilo? Comenta aí o que você achou do jogo.
Agora sim...