butilheiro::Se você fizer um gráfico ano a ano do Kennerspiel, vai ver que cada vez mais ele premia jogos leves, de apelo ao público de massa, que é mais viável comercialmente, em muitos casos até o mais barato. Isso é um fato, não achismo.
Com base nessa afirmação, decidi tirar um tempinho para fazer exatamente isso, até para dar mais subsídios para a galera debater. Fiz 4 gráficos comparativos, mas antes um "
disclaimer": os valores usados de "complexidade dos jogo" (ou "peso") são baseados no dia de hj (30/07/2020), e obviamente são valores subjetivos, por isso, questionáveis. Eu sei disso, mas por falta de qualquer outro tipo de dado mais confiável, é oq temos de mais próximo do real e consolidado.
Isso posto, vamos ao gráfico 1:

Acima, os valores de complexidade dos vencedores do Spiel (em azul) e do Kennerspiel (em vermelho).
Podemos notar que apesar de ter um certo "zigue-zague" no Kenner, em linhas gerais oq o Butilheiro falou q "cada vez mais ele premia jogos leves" é de fato verdade, principalmente se levarmos em conta a sua "linha de tendência" em queda evidente, em vermelho um pouco mais claro.
butilheiro::Mas, veja, faça uma análise histórica. Eu fiz. Muitos dos vencedores do Spiel des Jahres são mais pesados (de acordo com a complexidade dada pelos jogadores no BGG) do que vencedores do Kennerspiel. Então a premiação tem um enorme problema em separar o que é Spiel e o que é Kennerspiel.
Com relação à primeira frase, é uma meia verdade. Realmente há alguns vencedores do Spiel mais pesados que do Kenner, porém em uma época em q o Kenner não existia, então o Spiel, até por isso, me parecia um tanto mais abrangente. Ainda assim foram poucas exceções, quase todas no período de 1995 a 2000 (Catan, El Grande, Tikal e Torres), não por coincidência, período da famosa "descoberta" dos euros.
Agora se compararmos ano por ano, nunca um ganhador do Kenner foi mais pesado que um do Spiel do mesmo ano (a sua frase poderia dar a entender isso). Mas se levarmos em conta a "linha de tendência" do Spiel, em azul claro, também em queda, tendo a concordar com a afirmação final, que nos leva a crer que as duas médias estão tendendo a se encontrar, o que torna realmente evidente a falta de separação clara entre os pesos dos dois prêmios.
Gráfico 2:
Aqui procurei fazer uma comparação específica do prêmio Kennerspiel, entre o vencedor (em azul) e os indicados de cada ano que não ganharam (em vermelho, o "indicado não vencedor" mais pesado).
Podemos notar que apenas em um ano (2012) o ganhador foi o mais pesado dos 3, em todos os outros ele foi o mais leve ou, senão, com uma diferença praticamente irrelevante.
Isso quer dizer alguma coisa? Não sei... Talvez. Achei interessante para reflexão, ainda mais se considerarmos os gráfico 3:
Aqui temos praticamente o mesmo gráfico anterior, porém com a adição dos jogos "Recomendados" pelo Kennerspiel (linhas tracejadas). Vejam q se considerarmos os pesos dos vencedores, dos indicados e dos recomendados, em todos os anos (com exceção de 2018) o mais complexo deles foi apenas recomendado (em roxo), quase sempre com uma diferença bastante grande.
Isso me passa a sensação que, pelo menos para 1 jogo por ano, o "Recomendado pelo Kennerspiel" é um prêmio de consolação para jogos bons, pesados, mas que não podem entrar na disputa por serem "pesados demais" rs
Finalmente, quis fazer uma última comparação, dessa vez dos vencedores do Kennerspiel com os jogos indicados e ganhadores do
Jogo do Ano do Spiel Portugal, citado pelo Butilheiro alguns posts atrás (e, na minha humilde opinião, a verdadeira referência de prêmio "para conhecedores" rs

)
O vencedor do Kenner está em azul destacado, e o vencedor de Portugal em vermelho, também destacado. O restante são os indicados de Portugal que não ganharam.
Podemos perceber como em nenhum ano (com exceção de 2012, por um diferença bem pequena) o vencedor do Kenner foi mais pesado que qualquer jogo do Spiel Portugal, vencedor ou mesmo os indicados.
Além disso, voltando ao gráfico 2, se nos 10 anos de prêmio, em apenas 1 ano o vencedor foi o mais pesado, no Spiel Portugal, em 14 anos de prêmio tivemos algo mais homogêneo, onde o mais pesado foi o vencedor em 4 das 14 oportunidades, com diferença pouco relevante na maioria dos outros anos.
Uma curiosidade em particular, no ano de 2018 o vencedor de Portugal foi o mais pesado de todos os anos de premiação (Lisboa) enquanto que, do Kenner, foi o mais leve de todos (The Quacks of Quedlinburg), considerando vencedores e indicados dos dois prêmios.
Por último, podemos analisar que, voltando ao gráfico 1, enquanto o prêmio Spiel tem um queda acentuada da "linha de tendência" ano após ano, e o Kenner, mais ainda, uma queda vertiginosa, nesse último gráfico os vencedores de Portugal têm uma tendência linear (linha em vermelho claro), até mesmo com uma leve subida, o que pra mim parece demonstrar uma premiação muito mais equilibrada e coerente com seu propósito e seu público alvo.
Espero que esses dados possa ajudar a galera a avaliar e discutir melhor os prêmios, seus objetivos e direcionamentos. Quem quiser dar uma olhada nos dados q eu compilei com calma, aí está o link das planilhas (cada aba tem os dados de um dos gráficos):
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Ace1yg-PGqjo7nX1AYAnMUQ_Iv0_7X0cjaT5KeziiWU/edit?usp=sharing
Tb acho interessante deixar os links do BGG de onde tirei as informações, sem eles o trabalho serio 1000 vezes maior:
Spiel des Jahres
Kennerspiel des Jahres
Jogo do Ano Spiel Portugal
Lista de diversos outros prêmios internacionais