Tenho plena consciência de que o que aqui posto vai atiçar os brios de muitos. Contudo, espero, alguns poucos concordem, se não plenamente, em grande parte.
Gastou 1000,00 reais, algo mais ou algo menos para um jogo de tabuleiro? Ficou deslumbrado com as diversas análises e descrições sobre o jogo? Acredita que isso não é um jogo, mas uma verdadeira experiência lúdica? Pensa que nada se compara a administrar um "char"(arcter), personagem, avatar, herói, ou seja lá qual nome foi dado ao bonequinho? Se sentiu incrivelmente grato por acompanhar alguns amigos num jogo que surou semanas, meses, ou em alguns casos anos? Se considera um abençoado do ludismo?
Sinto muito, mas milhares (talvez milhões) de guris, meninos, meninas, crianças, molecadas, fizeram isso e muito mais, sem gastar o mesmo 1 K em grana, jogando aquilo chamado de Role Playing Game, ou RPG para os nerds! Tudo que li nas análises, críticas e impressões sobre o jogo, me lembra o que um jogador de RPG, mestre ou jogador descreve sobre a "experiência" de jogo (algo tão propalado entre aqueles que gastaram "a thousand" de reais).
Todavia vejo uma diferença. O RPG tem aquilo que deixa o RPG, assim como a vida, mais dinâmico: o imprevisto. Não tem mestre de mesa que consiga impedir que os "bocós" dos jogadores sigam na direção contrária do que ele tinha planejado. Nada impede ou preve que uma doença desconhecida surja para "temperar" as relações humanas ou internacionais.
Desculpe quem joga Gloomhaven, mas quem nunca sentou numa mesa com quatro, cinco ou seis amigos - pra meter o pé na porta da masmorra sem pensar e curtir, ver seu personagem ganhar muito XP, moedas de ouro e itens valiosos, ou morrer pela burrice de fazer isso - não pode dizer que a experiência com esse boardgame é insuperável. Provavelmente, quem já jogou RPG numa "panelinha" durante algum tempo, talvez diga que o jogo não supera o role playing, este cultivado com livros que, muitas vezes passaram de mão, ou vieram por pdf da net.
Se isso desagrada alguém, sinto muito. Nunca joguei o Gloomhaven, mas as tais mecânica, evolução, criação de novo "char", busca de objetivo, específico ou geral, arco de história, é assemelhada ao que o RPG tem, sem estar amarrada com as história que o jogo lhe imprime, nem dependente de gastar 1K de grana.
Mas claro que o hype é diferente em ser um nerd de D&D, D20, ou outros, e de um jogo que custa um salário mínimo!