
Pois é amigos, o jogo da vez é o Battletech Trading Card Game, um jogo de quase 20 anos! (1996). Isso sem falar que os primeiros mechs surgiram na década de 50 nos mangás. Só podia ser! Esse povo que adora lutas colossais (godzilla, power ranger, etc..) Mas fazer o quê? Eu sou louco por estes games antigões e, principalmente, Mechs!
Por incrível que pareça ainda tem gente que não sabe o que é um Mech (as vezes chamado de Mecha, Battlemech..), os mais novos já viram esses gigantes de aço lutando em Pacific Rim, a única diferença é que os mechs são pilotados por um único piloto. Além disso, o universo mech é quase infinito. As estórias da Inner Sphere possuem ramificações que é impossível contar, pra resumir, é tão vasto quanto o RPG fantasia, só que no século XXXI.
Neste tema, já joguei o jogo de PC, de miniaturas e agora me vi obrigado pelo vício a jogar o cardgame, não me arrependi. Também já fui jogador de magic (quem não foi?) e Vampire TCG, daí juntei essa experiência para fazer essa humilde resenha.



Miniatura de Mechwarrior Dark Ages, jogo de RPG Mechwarrior e Boardgame Battletech
Quando me deparo com um cardgame a primeira coisa que me pergunto é se ele é demorado. No Vampire (Jyhad) os jogadores podem construir decks mais políticos e fazer o jogo demorar bastante, aquela estratégia antiga de controlar o jogo. Eu gostei desse aspecto, no BTCG tudo colabora para o jogo terminar e se faz tantas escolhas e decisões durante o jogo que não vemos o tempo passar. Aqui pra nós, quando se joga um game de uma temática que se gosta, a gente quer mesmo que demore.
E a dinâmica? Eu me surpreendi. Costumo pensar que os jogos modernos trazem inovações e corrigem erros dos antigos, mas acebei de reconhecer que não é porque um jogo se tornou Out of Stock (deixou de ser feito) que está ultrapassado, não mesmo. Em BTCG o combate é constante e o jogador não pode ficar apegado aquele mech preferido (uma pena... meu Mad Cat não...). Assim como no jogo de PC e miniatura, o mech pode sofrer um upgrade com cartas de missões que os ajudam no combate. E que combate! Tem Alpha Strike, Death for Above, Mísseis, suporte de artilharia, tanques, etc... um prato cheio.

Carta de Mech, Este pode superaquecer para ter +6 no ataque e realizar o ataque Alpha Strike para acrescentar +2, tendo um ataque total de 18.
Com as cartas de comando o jogador administra recursos e tecnologias que vão servir de base para a construção dos mechs (é isso que você ouviu mesmo, eles não surgem do nada como as criaturas do magic), e cuidado para o adversário não atacar o mech que está sendo construído! Também temos reparos que propositalmente são pouco eficientes, mas ainda assim ajudam.
O jogo acaba quando o deck de um jogador se esgota (com limite de 60 cartas). Não pense que é demorado, a cada turno o jogador pega duas cartas do deck e o adversário pode atacar justamente esse deck. Por falar nisso, o jogo dá bastante liberdade de ação, cada jogador pode enviar seus mechs na fase de missão para atacar um mech inimigo específico, o deck (stockpile) ou uma carta de comando na fileira de Posto de Comando, até o Scrapheap (que funciona como descarte) pode ser atacado. É bala pra todo lado! Aliás... bala, mísseis, lasers, e até armas de mão.
Outra coisa que me chamou muito atenção foi que tudo é aproveitável no jogo. Não existe uma arma fraca demais ou mech fraco, enquanto os assault mechs (os mais pesados e fortes) causam muito dano e tem alta resistência, os mechs leves são rápidos o suficientes para se moverem no campo de batalha e fornecerem tanto suporte como atacar alvos desprotegidos, há uma lógica nas regras que dão um prazer a mais.
São basicamente três tipos de cartas: mechs, missão e comando. Em cada turno existem 5 fases e o manual explicada cada uma delas com exemplos em todas, tudo muito didático. Alguns mechs possuem habilidades especiais e o jogador cria “combos” fazendo upgrades nos mechs e dando suporte a eles. A impressão é de que tudo reflete muito bem o universo battletech, talvez até mais fiel que o Jyhad nos vampiros.

Cartas de missão
Pois bem mechwarriors, eu gostei tanto que reinstalei meu Mechwarrior 4 Mercenaries e chamei meu colega pra jogar. Uma pena que jogos assim vão ficar na lembrança dos veteranos como eu. Saudações aos wargamers de plantão, vamos relembrar saudosamente das coisas boas que ficaram pra trás.

Meu xodó