Vontade de jogar o Arkham eu tb tenho, e nunca joguei. Adoro Eldritch.
Eu acho um ponto extremamente relevante sobre as diferenças dos jogos: no Mansions, e possivelmente no Arkham, como vc joga cenários, a história tende a ser mais amarrada, mas por isso mesmo a rejogabilidade é bem menor. No Eldritch, o carro chefe é o ancião, que define os mistérios (missões) e determinados encontros, como os de pistas. Outras coisas, como as cartas do mito, encontros, os investigadores usados, itens, artefatos... fazem as partidas serem muito diferentes. A rejogabilidade é praticamente infinita. Por isso, eu ainda acho melhor como compra pra se ter e jogar durante anos.
Sobre querer saber as histórias dos personagens, não é o forte do Eldritch. Os poderes e itens iniciais são relativamente temáticos, mas nunca prestei muita atenção a se eles teriam uma história. Assim como no Mansions, contam mais as proficiências, as habilidades passiva/ativa, os itens q vc consegue arrumar. Se o Arkham puxa mais pra esse lado, não sei, pois não joguei.
Edit: Eldritch rola muito bem, recomendo, de 2 a 4 personagens, jogando solo ou até 4 pessoas. Considere tipo 1:10 a 1:15 por personagem de tempo, se for pra ganhar será por aí, perdendo pode ser mais rápido. Se tiver menos tempo, nada impede de jogar solo usando 2 a 3 investigadores.