CONTEXTO
Os mares do sul... águas de um azul cristalino fluem suavemente por entre numerosas ilhas ligadas por uma sofisticada rede de pontes. Os habitantes desse paraíso passam os dias atarefados a recolher os bens oferecidos pela natureza: pescam no mar e colhem bananas nas ilhas, pelas pontes amontoam-se os apanhadores de conchas, exibindo os seus mais recentes achados. Por vezes chegam as ilhas barcos em busca de mercadorias especificas, prontos a recompensar generosamente o mercador que as fornecer.
O JOGO
Carcassonne mares do sul faz parte da série de “ao redor do mundo” e pode ser jogado de forma independente, ou seja, não é uma expansão e sim uma versão stand alone. Possui muitas semelhanças com o jogo clássico, pois ainda é um jogo de colocação de tiles, e segue as mesmas regras de conexão, então quem já jogou a versão clássica não terá dificuldades em se adaptar, porém se a mudança fosse apenas o tema não teria nenhum motivo para um overview, então agora vou falar um pouco dessas diferenças e o que achei dessa versão de um jogo já consolidado no mercado.
A primeira mudança obviamente foi na arte, agora ao invés da arte com castelos, estradas, monastérios e planícies que fazem referencia a cidade de que dá nome ao jogo, temos uma belíssima arte que faz referencia a uma ilha caribenha, onde teremos, pontes de madeira, ilhas e mercados, tudo isso cercado por mar ao invés de planícies.
A segunda diferença e essa sim mais significante é na forma de pontuar, enquanto na versão clássica pontuamos basicamente pela quantidade de tiles que formam aquele complexo (estrada, castelo..), em mares do sul nós iremos coletar itens para depois entregar ao navios mercantes que estão encostado no porto, então aqui teremos a mecânica de set coletion e pickup and delivery como forma de pontuação. Nas pontes de madeira quando ela estiver delimitada em ambos os lados teremos a oportunidade de coletar conchas, conforme a quantidade que elas aparecem nesse caminho, já nas ilhas coletaremos bananas, e nos mares coletaremos peixes. No final da rodada, ou seja, depois de comprar um tile, alocar o tile seguindo as regras e coletar os recursos caso tenha direito, o jogador tem a oportunidade de atender a demanda de UM dos navios disponíveis no porto e ganhar aquela quantidade de pontos de vitória que pode variar de 2 a 6 pontos. O jogo segue essa dinâmica até que que uma de duas condições ocorram, ou que os tiles se esgote ou que todos os navios mercantes sejam atendidos, depois cada jogador soma os valores dos barcos de mercadorias que ele atendeu e cada três mercadorias restantes em sua reserva valem um ponto, não importando seu tipo.
PONTOS POSITIVOS
· Arte é simplesmente belíssima.
· Funciona muito bem com qualquer número de jogadores.
· Regras de fácil compreensão.
PONTOS DE ATENÇÃO
· Para alguns jogadores pode ser simples demais.
· Jogadores experientes tendem se destacar.
O QUE ACHEI?
Trás um frescor para um jogo clássico que está há bastante tempo no mercado, agregou duas mecânicas novas, pegar e entregar e colecionar componentes, sem que com isso tirasse a identidade da franquia. Juntamente com a versão Safari são as melhores implementações do jogo, superando inclusive a versão clássica, e na minha humilde opinião com arte mais bonita e tema mais agradável. Fica a dica, se gosta de Carcassonne você precisa experimentar essa versão.
PS > FICA O PEDIDO E A DICA PARA DEVIR FAZER UM REPRINT DESSA EDIÇÃO.