Hoje vamos falar de um "joguinho"de caixa pequena, mas que é bem legal e possuí uma excelente relação custo benefício.
CONTEXTO
Nesse card game somos investidores da bolsa, onde iremos comprar e vender ações de quatro empresas distintas (algodão, milho, aço e petróleo), além de tentar manipular o mercado pra mais e para menos para fazer as ações das empresas em que você está investindo se tornem mais lucrativas no final.
O JOGO
O jogo é bem simples, cada jogador recebe uma carta de capital, uma carta de ação dupla e 4 moedas, depois embaralhamos as cartas de ação e flutuação de mercado e fazemos um monte de compras, tiramos de 6 a 9 cartas do topo desse monte (a quantidade de cartas varia de acordo com o número de jogadores) e dispomos elas em circulo ao redor do monte de compras, o primeiro jogador escolhe uma das cartas e posiciona seu meeple atrás dela, lá sera seu ponto de partida, depois em sentido horário cada jogador faz o mesmo, (pode se escolher um local já ocupado por outro jogador), agora só separar o tabuleiro de cotação das ações e posicionar o cubo de cada empresa em seu valor inicial correspondente (o valor inicial de cada empresa está destacado em outra cor), agora estamos pronto para começar a partida.
Na sua vez cada jogador pode escolher uma de três opções possíveis.
1- MOVER E COMPRAR - O jogador move seu peão qualquer quantidade de espaços e paga o custo em moedas na parte superior da carta onde seu peão parar e compra aquela carta, que pode ser uma ação ou uma carta de flutuação, atenção o custo total da carta é composto de 2 fatores, o primeiro cada movimento realizado pelo peão custa $1 mais quantidade de moedas impresso na parte superior da carta.
exemplo.
Um jogador move dois espaços e para em uma carta que possui 1 moeda na parte superior, o custo total para se comprar aquela carta é de $3.
Adicionalmente se tiver algum outro jogador posicionada a frente daquela carta você deverá pagar 1 moeda, aquela jogador.
depois de pagar todo o custo o jogador pode decidir se fica com aquela carta e realiza todos efeitos de flutuação daquela carta e se for uma ação o jogador mantém aquela ação em sua mão, ou pode decidir por descartar a carta e não realizar o efeito de flutuação da mesma.
2- VENDER - O jogador pode decidir por vender uma ação de qualquer uma das empresas que ele já tenha adquirido anteriormente, para aumentar suas moedas, nesse caso o jogador não movimenta seu peão, ao invés disso, ele descarta aquela carta e no lugar dela ele coloca a sua carta de ação que decidiu vender e adicionalmente a ela compra uma carta do monte de compras e coloca junto da carta ação que acabou de vender, agora o qualquer jogador que parar nesse espaço é obrigado a comprar as duas cartas e pagar o custo total das cartas e de movimento. Atenção não é possível realizar ação de venda se o local que seu peão se encontra já possuir duas cartas.
3- AUMENTAR SEU CAPITAL - Capital é como se fosse moedas "fictícias" que o jogador tem para gastar em seu turno, o jogador na sua vez pode pagar duas moedas (reais) ao banco, descartar a carta do topo de monte de compras e aumentar seu capital em um. Atenção moedas excedente são desperdiçadas, única de forma de conseguir novas moedas é vendendo ações.
Pronto o jogo vai fluindo desse modo até que a carta que a carta de "explosão" seja revelada, quando isso acontecer o jogo segue até que a rodada de termine e a partida de encerra iniciando assim a contagem dos pontos.
Separe sua cartas de ações por empresa, e veja qual delas você atingiu a quantidade mínima para valer alguma coisa, e multiplique cada ação pelo valor de mercado que a empresa se encontra, depois some todos os pontos na parte inferior das cartas de flutuação de mercado que o jogador adquiriu durante a partida e desconte a pontuação negativa por eventuais empréstimos adquiridos durante a partida e por ultimo cada moeda não usada vale 1 ponto.
Pronto agora some tudo e o jogador que obtiver o maior valor vence a partida.
PONTOS POSITIVOS
- Jogo rápido e barato.
- Regras simples e de fácil entendimento.
- Sistema de rondel bem legal.
- Caixa pequena fácil de levar para qualquer lugar e com excelente preço.
PONTOS NEGATIVOS
- Não funciona muito bem com 2 jogadores.
- O tema pode afastar alguns jogadores.
Uma excelente opção de jogos com caixa pequena, alta rejogabilidade e bastante interação entre os jogadores, brilha mesmo com 4 ou5 jogadores onde quase sempre você terá que pagar moedas aos seus adversários.