Concordo com a maioria, eu não usaria (como não uso) nenhuma houserule - pra ser sincero, uso 1 única houserule, mas é específica de um personagem e não vou falar pra não dar spoiler.
O desafio de escolher a carta certa faz parte da dinâmica. Entenda seu papel no grupo, entenda os desafios do cenário, trace uma estratégia... deixar livre pra alteração deixa as escolhas muito fáceis, vc não sofre as consequências, e isso te faz jogar de qquer jeito.
Quanto às moedas, por mais ilógico que seja, faz parte do balanceamento dos personagens. Char que se movimenta melhor pega mais gold, char que se movimenta pior pega menos, mas pode ter certeza que compensa em outros aspectos.
Mais pra frente vc vai encontrar personagens que dependem de muito gold pra otimização, mas que ficam muito fortes quando vc consegue. Se vc facilita isso, perde todo o trabalho de desenvolvimento do char, e simplesmente vai ter um personagem overpowered a custo quase zero.
Isso sem falar da escolha das cartas pra levar no cenário. Levar loot em detrimento de outras cartas muda a eficiência na partida, mas vai te trazer recompensas no médio/longo prazo.
Enfim, o jogo é seu e o grupo deve jogar como trouxer mais diversão. Mas facilitar vai te fazer perder tanta profundidade que foi pensada no detalhe, que pra mim a experiência ficaria rasa, bem menos decisões significativas. Ou seja, diminuiria a obra-prima que é Gloomhaven.