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Regras da Casa

Gloomhaven
  • avatar
    oscarnogueira07/06/20 17:45
    avatar
    oscarnogueira
    07/06/20 17:45
    15 mensagens MD

    E aí, jovens, tudo bem?

    O jogo tem uma cacetada de regras, mas sempre sinto que tá faltando uma coisa ou outra para tornar o jogo mais interessante.

    Seguem algumas que eu uso aqui em casa:

    1. Quando um personagem faz o level up, só é possível escolher 1 (uma) carta do nível novo para adicionar na sua mão. O que costumamos fazer aqui é permitir com que a carta do nível atual seja uma escolha "soft" podendo ser trocada até que o próximo nível seja atingido. 
    Exemplo: seu personagem chegou no nível 2 e agora você tem 2 possíveis escolhas de cartas. A cada cenário que você joga é possível usar uma das 2 cartas. É como um playtest da carta. Somente quando você chega no nível 3 é que a escolha deve ser definitiva. 

    2. Se mesmo com a regra acima ainda der vontade de trocar de cartas, é possível pagar 10 moedas para o Santuário como uma forma de mudar sua árvore de habilidades e selecionar novamente uma carta de um nível inferior ao seu.

    3. Quando terminamos um cenários, as fichas de moedas espalhadas são coletadas e são divididas entre os jogadores da forma que eles quiserem. O ponto de atenção é que o modificador de multiplicação não afeta. Ou seja, 1 moeda equivale a 1 ouro. Apenas as moedas que foram saqueadas são afetas pelo multiplicador. 

    Criamos essa regra, pois em cenários onde todos os monstros são derrotados, não tem justificativa para os personagens não passarem um tempo a mais lá dentro catando todas as moedas. 

    3.1 Só são coletadas moedas que estão em cômodos que foram explorados pelos personagens.

    3.2 Se o objetivo do cenário for derrotar uma quantidade X de monstros e os jogadores decidirem por concluir o cenário quando atingirem essa marca, as moedas *NÃO* são coletadas. 

    E vocês? Quais são as regras da casa que vocês usam jogando o Gloomhaven? 

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  • Raneron
    839 mensagens MD
    avatar
    Raneron07/06/20 18:01
    Raneron » 07/06/20 18:01

    Nãããããooooo  :(

    0
  • doomstrider
    211 mensagens MD
    avatar
    doomstrider07/06/20 18:05
    doomstrider » 07/06/20 18:05

    Nenhuma

    1
  • heinzteixeira
    10 mensagens MD
    avatar
    heinzteixeira07/06/20 18:10
    heinzteixeira » 07/06/20 18:10

    Achei até legal a ideia da 1, mas as outras não sei se aplicaria... talvez no máximo a 2. Acho que parte da graça do jogo está justamente nas escolhas, como qual caminho de habilidade seguir e colocar na balança fazer o loot ou correr atrás do objetivo da missão.

    Acho que o mais “problemático” aí seria a regra 3 mesmo. A partir do momento que você sabe que ao final do jogo terá acesso às moedas (mesmo que sem o modificador), passa a ser muito mais fácil abdicar de gastar um turno atrás de loot, ou se movimentando para fora do combate atrás de uma moeda. Mesmo que a regra se afaste da lógica temática, acho que que o fator de ter que sopesar seus movimentos é o que o designer pretendia com ela.

    Enfim, isso é apenas uma opinião minha hahahah obviamente que se trata de house rule e a importância de regras assim é justamente se adequar ao grupo e tornar a experiência mais divertida pra ele. Se tem funcionado, ótimo!

    3
  • Eduardoribeiro
    209 mensagens MD
    avatar
    Eduardoribeiro07/06/20 19:02
    Eduardoribeiro » 07/06/20 19:02

    Faço o mesmo com as moedas e conto o modificador.... Se tá loco, mó sofrência o jogo, 2000 cenários e vou ficar sofrendo pq não tenho dinheiro? A experiência é feita para ser divertida não um sofrimento

    1
  • morreca
    91 mensagens MD
    avatar
    morreca07/06/20 19:02
    morreca » 07/06/20 19:02

    Será que um jogo de mil reais precisa de regras da casa? Se precisa alguma coisa não vai bem né 

    2
  • henriquehoshino
    70 mensagens MD
    avatar
    henriquehoshino07/06/20 19:09
    henriquehoshino » 07/06/20 19:09

    oscarnogueira::E aí, jovens, tudo bem?

    O jogo tem uma cacetada de regras, mas sempre sinto que tá faltando uma coisa ou outra para tornar o jogo mais interessante.

    Seguem algumas que eu uso aqui em casa:

    1. Quando um personagem faz o level up, só é possível escolher 1 (uma) carta do nível novo para adicionar na sua mão. O que costumamos fazer aqui é permitir com que a carta do nível atual seja uma escolha "soft" podendo ser trocada até que o próximo nível seja atingido. 
    Exemplo: seu personagem chegou no nível 2 e agora você tem 2 possíveis escolhas de cartas. A cada cenário que você joga é possível usar uma das 2 cartas. É como um playtest da carta. Somente quando você chega no nível 3 é que a escolha deve ser definitiva. 

    2. Se mesmo com a regra acima ainda der vontade de trocar de cartas, é possível pagar 10 moedas para o Santuário como uma forma de mudar sua árvore de habilidades e selecionar novamente uma carta de um nível inferior ao seu.

    3. Quando terminamos um cenários, as fichas de moedas espalhadas são coletadas e são divididas entre os jogadores da forma que eles quiserem. O ponto de atenção é que o modificador de multiplicação não afeta. Ou seja, 1 moeda equivale a 1 ouro. Apenas as moedas que foram saqueadas são afetas pelo multiplicador. 

    Criamos essa regra, pois em cenários onde todos os monstros são derrotados, não tem justificativa para os personagens não passarem um tempo a mais lá dentro catando todas as moedas. 

    3.1 Só são coletadas moedas que estão em cômodos que foram explorados pelos personagens.

    3.2 Se o objetivo do cenário for derrotar uma quantidade X de monstros e os jogadores decidirem por concluir o cenário quando atingirem essa marca, as moedas *NÃO* são coletadas. 

    E vocês? Quais são as regras da casa que vocês usam jogando o Gloomhaven? 


    Eu não mudaria nada nas regras do jogo, pois foram anos de desenvolvimento e testes para sair um jogo incrível.
    Porém o jogo é seu, então se você acha que mudando algumas coisas vai deixar a experiência melhor para o seu grupo, não vejo mal nenhum, só não sei se vai funcionar.  

    1
  • PaladinoMonge
    1464 mensagens MD
    avatar
    PaladinoMonge07/06/20 19:59
    PaladinoMonge » 07/06/20 19:59

    Não uso nenhuma regra de casa. Na verdade, em nenhum jogo. Nada contra quem faz, mas a maioria dos jogos são desenvolvidos através de vários playtestes (alguns passam anos realizando isso) para chegar em um jogo que não fique quebrado, ou seja, equilibrado naquilo que o autor quer propor. Ao criar regras de casa, você pode sim acabar deixando o jogo quebrado em algum ponto.

    Como falei, não tenho nada contra quem faz. Mas eu não faço.

    5
  • Brunochenko
    329 mensagens MD
    avatar
    Brunochenko07/06/20 20:01
    Brunochenko » 07/06/20 20:01

    Concordo com a maioria, eu não usaria (como não uso) nenhuma houserule - pra ser sincero, uso 1 única houserule, mas é específica de um personagem e não vou falar pra não dar spoiler.

    O desafio de escolher a carta certa faz parte da dinâmica. Entenda seu papel no grupo, entenda os desafios do cenário, trace uma estratégia... deixar livre pra alteração deixa as escolhas muito fáceis, vc não sofre as consequências, e isso te faz jogar de qquer jeito. 

    Quanto às moedas, por mais ilógico que seja, faz parte do balanceamento dos personagens. Char que se movimenta melhor pega mais gold, char que se movimenta pior pega menos, mas pode ter certeza que compensa em outros aspectos. 
    Mais pra frente vc vai encontrar personagens que dependem de muito gold pra otimização, mas que ficam muito fortes quando vc consegue. Se vc facilita isso, perde todo o trabalho de desenvolvimento do char, e simplesmente vai ter um personagem overpowered a custo quase zero.

    Isso sem falar da escolha das cartas pra levar no cenário. Levar loot em detrimento de outras cartas muda a eficiência na partida, mas vai te trazer recompensas no médio/longo prazo. 

    Enfim, o jogo é seu e o grupo deve jogar como trouxer mais diversão. Mas facilitar vai te fazer perder tanta profundidade que foi pensada no detalhe, que pra mim a experiência ficaria rasa, bem menos decisões significativas. Ou seja, diminuiria a obra-prima que é Gloomhaven. 

    2
  • Strahd69
    41 mensagens MD
    avatar
    Strahd6907/06/20 20:16
    Strahd69 » 07/06/20 20:16

    zero regras da casa

    0
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