Vamos ver se eu consigo ajudar...
Bruto:
É o tank do grupo, mas também funciona como damage dealer. Tem umas habilidades defensivas legais (escudo e retaliação). Possui uma boa quantidade de pontos de vida e stamina.
Engenhoqueiro:
Apesar de ter uma opções interessantes para ataque range, o conceito básico desse personagem é o suporte. É o que melhor exerce a função de healer.
Coração de pedra:
Seria o “coringa” do grupo, podendo atuar como tank, melee attack, range attack, healer... vai depender de como você faça a build dele. Apesar de fazer um pouco de tudo, sempre tem alguém que é especializado naquela função é vai fazê-la melhor que ele, porém ele brilha justamente na versatilidade. Ah! Precisa ter cuidado nas cartas dele que causam friendly fire.
Malandra:
Junto com a mindthief (esqueci a tradução) é classe mais rápida dos iniciais (acho que é ainda ligeiramente mais rápida). Possui a melhor movimentação também. É capaz de tirar MUITO dano é certas condições (aliados flanqueando), porém tem que ter cuidado ao jogar com ela pra não ficar exausto rápido demais.
Mindthief:
Não é o summoner que parece ser. Apesar de você poder construí-lo assim, o jeito “certo” de jogar com ele é no “hit and run”. Mesmo possuindo pouquíssimo pontos de vida, é um dos personagens que mais conseguem inflingir dano (em melee e em um único alvo), um “glass canon” como falam. Iniciativa boa e se move bem também.
Tecelã arcana:
Como uma boa maga, possui poucos pontos de vida. Porém possui ótimos ataques a distância, inclusive em área. Consegue executar algumas ações de cura também. Entre os personagens iniciais, é a única que consegue recuperar cartas enviadas para o lost.
Basicamente é isso, apesar de que dá pra se aprofundar muito mais hahahah mas num resumão pra ajudar a escolher, é um começo. Se eu puder ajudar em algo mais (especialmente com a mindthief ou a malandra), só falar.