butilheiro::Tem que lembrar apenas que no Prêmio Ludopedia são as editoras que indicam qual a categoria seus jogos devem concorrer. Então, se o jogo concorreu como melhor jogo família, foi uma escolha da editora.
Com relação ao Spiel des Jahres, ele é um prêmio dado por uma associação, não tem "voto do povo", e os critérios são bastante discutíveis. Tanto que a criação do Kennerspiel separado do prêmio principal é bem recente. Ainda assim, todos os anos há uma enorme discussão quanto aos indicados de cada categoria, muitos considerando que os jogos que concorrem como Kennerspiel não são na verdade os jogos mais "pesados" que poderiam ser. Que tem muito jogo família nessa categoria. Nunca se vê jogos como Lisboa, On Mars, Feast for Odin e etc concorrendo e na verdade essa categoria é de jogos para conhecedores, assim como a categoria principal é a de jogos para iniciantes - e não jogos família e jogos expert, como vemos em outros premiações.
Então, sim, o Cartógrafos pode ser um jogo família e um jogo para conhecedores ao mesmo tempo.
A discussão sobre o Wingspan ter levado tudo no Golden Geek é uma outra discussão completamente diferente e a melhor resposta até agora é a do Ignacy:
Na verdade kennerspiel não é jogo mais complexo ou pesado, mas jogos estrategicos no geral, que exigem um maior cálculo matemático mesmo sem ser pesado, o spiel ou kennerspiel não procuram dar prêmios para jogos excessivamente complexos, é do intuito do prêmio.
spiel são jogos divertidos de família que não precisa de muito cálculo é que até crianças de uns 10 anos podem jogar e entender fácil como o próprio just one, codenames, kingdomino e cia.
a categoria do kennerspiel são jogos que NÃO são muito complexos porém exige um planejamento estrategico e matemático maior mesmo não sendo muito pesado, já tentou ensinar WINGSPAN ou ISLE OF SKIE pra alguém que nunca jogou? Não é fácil, tem todo um sistema de simbologia a ser explicado, um controle de recursos que é punitivo, mecanicas múltiplas e etc.
já kingdomino, just one ou azul é bem mais tranquilo, não tem iconografia quase nenhuma ou texto, é um jogo bem mais elegante (por assim dizer) se joga numa mecânica básica que basicamente se repete durante o jogo, o cálculo a ser feito é bem mais simples e direto, (quando existe, pq no just one nem cálculo precisa ser feito).
Eu não estou dizendo que concordo com o prêmio, mas é o intuito dele, não é nomear jogos complexos de nincho quase exclusivo, mas sim nomear jogos populares e elegantes onde todos possuem condições de jogar e aprender de forma tranquilo, a diferença fica que alguns desses jogos serão literalmente para crianças, outros serão simplificadas com uma mecânica que brilhará durante toda a partida, sem muita simbologia ou cálculo matemático em excesso e jogos que já possuem uma simbologia e cálculo maior, porém sem serem complexos em sua essência idem.
A diferença é:
Antigamente as duas categorias do kennerspiel e spiel participavam do mesmo prêmio antes da criação do kennerspiel e os jogos mais complexos eram excluídos do prêmio, hoje eles dividem as categorias dessa forma que explico acima e os jogos complexos continuam excluídos, eu ainda acho que no futuro eles deverão criar uma terceira categoria de jogos complexos por necessidade do mercado, mas atualmente não é o intuito deles.
Eu acho que a discussão tá se esvaindo, jogo família e jogos de especialistas não são jogos simples ou complexos, tem vários jogos simples que não estão em categoria de jogo familia, a família dos ded no bgg tem peso de 2.3 mais ou menos e estão longe de ser jogos família, a questao é outra. O spiel é um prêmio que cobre jogos famílias e especialista, PORÉM que sejam jogos simples, jogos complexos são excluídos naturalmente da proposta do prêmio, pois naturalmente não serão jogos para todos que é o intuito, se é um jogo que vc não conseguirá colocar em mesa naturalmente durante uma visita de amigos seus ou de seus pais, etcetera, o jogo não será contemplado no premio
Luizfcarvalho9::- Vencedor do prêmio Ludopedia de jogo familiar.
- Finalista do Kennerspiel de 2020.
Será que estamos muito exigentes e chatos com a classificação dos jogos (só é pesado se for Feld, splotter, Lacerda, etc), deixando às vezes acessibilidade e diversão um pouco mais de lado?
Vale a reflexão...
Ps: sem ofensas tá... a ideia é pensar em como nos relacionamos com o hobby e como achamos que nossas preferências e vontades devem ser inabaláveis.
O jogo não precisa ser pesado para ser bom isso é fato.
Porém o jogo não pode ser família e pesado ao mesmo tempo, uma coisa exclui a outra.
um caso desse tipo foi Wingspan que ganho melhor jogo família e melhor jogo estratégico, no Golden Geek Awards, na minha opinião foi sem critério da premiação.
Vou ganhar melhor jogo solo e melhor jogo em grupo,
na minha visão, e na do golden geek qualquer jogo familia pode ganhar como expert se tiver profundidade suficiente, o contrario um jogo expert ganhar familia já não seria possível, pois para ser familia precisa ter uma barreira de entrada baixa.
ou seja, qualquer familia pode também ser expert, nenhum expert pode ser familia.
Cada um tem um ponto de vista.
mas eu não concordo, igual dizer que um jogo senão poderia citar que qualquer coop pode ser solo, porém o contrário não é uma verdade e premiar pandemic ou Robson Crusoe por exemplo como melhor jogo solo do mercado.
na mina opinião uma coisa exclui a outra.
Isso deixa jogos realmente expert como Pipeline, Maracaibo, Barrage e outros no limbo, pois não tem uma categoria para eles. O mesmo poderia se dizer de Brass, TI, Projeto Gaia , Terra Mystica (em outros anos).
Concordo, mas mesmo esses jogos tem outras categorias de prêmios que os premiam, tem diversas categorias de prêmio de jogos pesados por aí, o spiel não é uma delas, talvez venha a ser no futuro com criação de categorias específicas que os contemplem, por hoje não é a ideia do prêmio