Por Rodrigo Deus
Mega Civilization, uma versão imensa do lendário jogo de desenvolvimento
Civilization (1980), é um jogo de habilidade para 5 a 18 jogadores que cobre o desenvolvimento histórico de civilizações antigas do início da Era do gelo até o despertar de uma nova era no final da Idade do metal - um lapso de tempo de quase 8 mil anos. Cada jogador lidera sua própria civilização enquanto tenta expandir sua cultura em um mapa que vai do Mar Mediterrâneo até a Índia.
Apesar de batalhas e estratégia territorial serem importantes,
Mega Civilization não é um jogo de guerra que se pode esperar quando se olha o tabuleiro por alto. Ao invés disso, o objetivo do jogo é ganhar um nível de avanço geral envolvendo aspectos culturais, econômicos, científicos, políticos, civis e religiosos. O jogador que melhor balancear esses vários aspectos vai receber melhores pontuações e eventualmente vencer.
Tabuleiro
Mais detalhadamente, o objetivo de
Mega Civilization é adquirir mais pontos de vitória ao final do jogo através da construção de cidades e desenvolvimento de avanços na civilização. Isso é realizado em várias fases e turnos, onde alguns são feitos simultaneamente entre os jogadores. Depois de cada turno é feita uma checagem para que cada jogador possa avançar na tabela de sucessão arqueológica, onde cada passo nessa linha do tempo representa um certo período na história daquela civilização, começando a partir da Idade da Pedra. O vencedor não é necessariamente aquele que chegar primeiro ao final da tabela ou o jogador com o maior número de avanços e cidades, apesar de todos esses serem fatores cruciais para determinador o vencedor.
Cada civilização começa com uma única ficha de população e a cada turno o jogador aumenta sua população adicionando fichas nas áreas que ele ocupa. Essas fichas podem ser movidas pelo mapa por terra ou mar (usando navios). Como cada área possui um limite populacional, uma boa visão estratégica dá aos jogadores vantagens em ocupar mais e mais áreas. Se um jogador mover fichas suficientes para uma determinada área pode construir uma cidade ali. Essas cidades geram cartas de troca que eventualmente se tornam riquezas. Durante as fases de troca, os jogadores recebem não somente mercadorias diversas que precisam para fechar conjuntos completos, mas também calamidades que removem populações e até cidades. Avanços específicos de cada civilização protegem os jogadores de calamidades naturais ou civis. O desenvolvimento desses avanços é simbolizado ao entregar conjuntos completos de determinados produtos e civilizações ricas vão certamente adquirir mais avanços.
Conforme as civilizações se desenvolvem, seus líderes encontraram mais dificuldades em manter o equilíbrio entre crescimento populacional, suporte para suas cidades e aumento de suas riquezas. Se não conseguirem controlar bem as suas fichas de população, suas cidades podem se revoltar durante a fase de coleta de impostos. Normalmente as civilizações com uma sólida economia pontuam bem mais.
Um jogo de
Mega Civilization leva em torno de 10 a 12 horas para acabar. Os jogadores ainda podem escolher o cenário para novatos – “O primeiro jogo” – que leva apenas de 1 a 2 horas para finalizar. Outro cenário – “O jogo curto” – dá a mesma diversão de um jogo completo aos jogadores, apesar de que este último começa em Eras posteriores e leva em torno de “somente” 6 a 8 horas para acabar.