Por Brian Geringer
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/951243/my-narrative-review-zpocalypse-8510
Zpocalypse é um grande jogo e cumpre o que promete. No entanto, é necessário comprometer tempo para aprender e entender como jogar. É um jogo difícil com muitas fases e bastante leitura inicial, além de vários testes e tentativa e erro. Você simplesmente deve jogar sabendo que a primeira partida vai ter bastante coisa errada. É como a primeira partida de
Agricola de todo mundo, onde você só vai entender o jogo depois de perder feio. Você deve saber também que levará toda uma noite de jogatina para jogar pela primeira vez. E isso inclui ficar procurando coisas online, debatendo com o grupo como seria possível melhorar as regras e talvez vendo alguns dos tutoriais em vídeos também.
Eu sei, isso parece ser um saco e nem um pouco válido, mas é aí que está o erro. Do mesmo modo de
Agricola, depois da experiência inicial, as fichas começam a cair e há muitos momentos “AHÁ!!” (como também muitos “MINHA NOSSA! EU NÃO DEVERIA TER FEITO AQUILO E AGORA VAMOS MORRER!!!”). Porém, depois que você aprende de tanto falhar, você realmente irá querer jogar novamente, sabendo das regras e com ideias do que não fazer.
Zpocalypse é um SRPG em um mundo zumbificado. Ele não é um jogo de videogame. Se você quer ação como em
Super Dungeon Explore, então jogue aquele outro jogo de zumbis... Se você quer algo maduro, mas ainda que um pouco bobo, no estilo RPG, com temática de apocalipse zumbi, onde as probabilidades estão contra você e seus amigos não são realmente seus amigos, então você não vai errar ao jogar
Zpocalypse.
Sobre o que se sente ao jogar, bem, não há nenhuma parte do jogo que não seja cheia de suspense. Correndo atrás de recursos, melhorando fortificações, checando a movimentação e condições especiais quando algo acontece, escolhendo seu time, rezando para conseguir ter sucesso nas rolagens para ter comida o suficiente, ou pedindo aos outros quando não consegue. Tudo importa e você está quase saltando da cadeira o tempo todo. O jogo transborda atmosfera e suspense, e de verdade, medo. Você ficará preocupado ao ver 50 zumbis vindo na sua direção, sabendo que suas defesas estão fracas. Ou talvez quando você acha que tudo está bem, até que uns zumbis te matem em apenas uma rodada de combate. Você aprenderá a temer, e isso é maravilhoso. Qualquer jogo que proporcione esse tipo de emoção é algo que vale a pena jogar.
Nas primeiras fases: sim, elas tem muito texto e você levará tempo para ler tudo para o grupo. Mas isso não precisa ser feito. Tudo que precisa fazer é ler os efeitos de sua carta de busca, quais são as rolagens necessárias e as recompensas. Quanto ao seu objetivo diário, nós normalmente mantemos eles secretos, mas sempre há algumas risadas e resmungos em volta da mesa enquanto lemos o que teremos que fazer naquele dia. Quando “algo acontece” (“Something Happens”), ah, aí sim, é a hora de ler alto. Você irá querer saber quais os horrores que virão durante a noite, assim como o número e velocidade da horda que está pronta e prestes a te liquidar.
Fortificar, no entanto, é a fase de negociação do jogo. Há muita discussão sobre o que colocar e onde. Você irá debater, discutir, ameaçar, implorar e chorar pelo seu time, sua comida, seus itens, e onde colocar os sacos de areia, portões, muros, torres e armadilhas. Você quer realmente dar toda sua comida para a pessoa com mais pontos de vitória, indo para a última rodada? Se você não fizer isso, pode ser que sobreviva, com o jogador tendo apenas 1/2 de vida? E será que o jogador irá perdoá-lo se você não fizer? (especialmente se o jogador for a sua esposa! Hahaha)
Ah, e como um comentário extra a respeito de experiências pessoais dolorosas: depois de uma primeira noite de jogo, quando seu grupo trabalha em equipe e massacra a horda, você achará que é invencível. Você ficará pensando que está preparado para encarar 100 ou até 1000 zumbis na próxima noite. Vocês decidem internamente, que cada um irá atrás de comida e itens pelo tabuleiro, ao invés de trabalhar juntos. Cada um vai pra um lado, pensando que são deuses entre os homens (vocês sobreviveram a bomba, não é?). Mas então, só quando é tarde demais, vocês se dão conta do erro da jogada. Vocês irão se encontrar sozinhos, longe das suas defesas e sem nenhum suporte; três a cinco zumbis simplesmente destroem o jogador mais forte com mais armadura e vida em uma única rodada de combate. Medo, desespero, terror. Agora você vê e percebe: todos estão espalhados, sem defesas, sozinhos. Você também será esmagado, assim como os outros jogadores que sobraram. Os zumbis chegam na base sem nenhum jogador pra defender. Não há mais esperança para a humanidade e os zumbis tomam conta da noite.
Em nossa primeira partida, jogamos até o fim do dia 2, e morremos horrivelmente. Mesmo assim, todos sorriam e pediam pra jogar novamente na próxima semana. Se você sabe no que está se metendo antes de jogar pela primeira vez, eu posso afirmar que você e seu grupo se sentirá do mesmo jeito depois da primeira partida. Mas por favor, sempre lembre-se: você é muito menos poderoso do que imagina hehehe...
Zpocalypse proporciona toneladas de diversão se você pretende aprender a jogá-lo. Na primeira partida leva bastante tempo. No entanto, cada partida subsequente irá ser mais rápida, até que vocês estejam voando pelas fases e dias. Isso não significa que o jogo fica fácil ou previsível. Ah, não, vocês irão morrer mesmo depois de pensar que já sabem como o jogo funciona.
Zpocalypse tem um jeito de transformar uma vitória certa em uma maldita derrota. Às vezes os zumbis tomam conta, outras vezes você vai atirar e não tem mais munição no momento, ou pior ainda, os jogadores deixam de cooperar e tudo vai abaixo.
Eu ainda digo, para encerrar, que você pode jogar esse jogo 100 vezes e ele nunca será o mesmo. Entre os cenários, expansões e conjuntos de tiles; não há limites para o que
Zpocalypse tem disponível para você. Nós jogamos ele algumas vezes já, e meu grupo e eu concordamos que somente arranhamos a superfície do que
Zpocalypse tem a oferecer.
Ah, caso você esteja em dúvidas, os componentes do jogo são de muita qualidade. Ele vem com dois tipos de dados customizados, marmorizados. Os tabuleiros de esquadrão, que tem discos para girar e manter controle da equipe são muito bem feitos e visualmente atraentes. Adicionalmente, os tiles são feitos de papelão bem resistente e são muito detalhados. Os personagens e zumbis tem bastante detalhes e ainda que um pouco flexíveis, parecem ser muito duráveis. Cada um dos muitos tipos diferentes de cartas têm uma boa textura, e tem o tamanho padrão de jogos de carta. Por fim, os marcadores são feitos de um papel bem grosso, assim como os tiles, bem centralizados, e (pelo menos pra nós) foi fácil de destacá-los sem nenhuma lágrima.
Traduzido por CassioLemos