1 No passe curto, quando o valor do dado é o valor exato para chegar no meu jogador, este jogador pode chutar a bola a gol?
Sim, tanto pode chutar a gol quanto fazer outro passe ainda no mesmo turno, sem que o adversário role dado algum. É a simulação do "bate-pronto".
Se o passe alcançar um jogador amigo e tiver sido POR COBERTURA, você pode cabecear em direção ao gol ou para um amigo. Neste cabeceio você só rola 1 dado, mas não precisa rolar o dado verde já que cabeçadas sempre são por cobertura.
- 2 ainda no passe curto, quando o jogador alcança a bola e ainda tem pontos para andar, eu posso continuar andando no sentido q estava indo levando a bola junto ou tenho q parar no momento q pego a bola?
Sim, pode carregar a bola normalmente pois ela vai estar posicionada no lado PRETO e não no lado VERMELHO. Quando finalizar o movimento deste jogador, flipe para o lado vermelho.
- 3 Tanto no passe curto ou longo, pelo q entendi, quando o valor do dado é o número exato pra chegar no jogador, este ganha um chute a gol adicional. Ele só pode chutar a gol? Não teria como fazer outras opções como tocar ou andar com a bola?
Respondido no item 1.
- 4 na roubada d bola, o jogador q rouba a bola, tem q esperar um turno para correr/chutar? não teria como no mesmo turno q rouba a bola fazer um passe?
Estou jogando errado com o Rafael Soar este item 4 que citou. O correto é jogar assim (regras básicas):
a) Seu adversário está com a bola e no seu turno você rouba a bola dele;
b) É o turno dele. Ele deve então retirar o jogador dele na mesma casa onde a bola está, colocando em outro lugar;
c) É o seu turno agora, você pode mover ou passar.
Regras Avançadas:
a) Seu adversário está com a bola e no seu turno você rouba a bola dele;
b) Seu adversário deve rolar para FALTA. Se não for falta, ele deve retirar o jogador dele da casa onde você está com a bola.
c) É o seu turno agora, você pode mover ou passar.
Com o
warrior eu jogo assim quase da mesma forma:
a) Seu adversário está com a bola e no seu turno você rouba a bola dele;
b) Seu adversário deve rolar para FALTA. Se não for falta, começa o turno dele e neste turno ele deve retirar o jogador da casa onde você está com a bola.
c) Ainda no turno do seu adversário, ele rola para tentar pegar a bola novamente de você (simulando aquela disputa pela bola bastante comum de acontecer - o "perde e ganha"). É raro o cara que perdeu a bola recuperá-la logo em seguida, mas já aconteceu [risos]. É muito bacana de ver.
Esse PASSE CURTO que eu sugeri acima até agora nunca usei nas partidas com o Rafael Soar, pois mal conseguimos lembrar das regras tradicionais [risos].