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  3. A Guerra do Anel
  4. Aquela pergunta que parece óbvia, mas não é

Aquela pergunta que parece óbvia, mas não é

A Guerra do Anel
  • avatar
    NEGS22/04/20 13:58
    avatar
    NEGS
    22/04/20 13:58
    248 mensagens MD

    Boa tarde, amigos! Muitas vezes passo pelo site e vejo listas de jogos fáceis de se ensinar, jogos que demoram pouco para explicação ou jogos que levam pouco tempo de duração.

    Quando você é o dono do jogo, e está apresentando um jogo novo que acabou de chegar dos correios, ou que você acabou de ler todas as regras, fez os testes sozinho e está pronto para apresentar para seu grupo. Chega o dia e você faz o setup do jogo. Assim que todos já estão na mesa prontos para ouvir as regras você começa. Aqui que vem a pergunta óbvia, mas que não é:

    Coloque o Guerra do Anel como exemplo, mas vale para todos os outros jogos que tem característica semelhante.

    Muitas das vezes, principalmente quando seu grupo é de gamers, mas não são tão interessados como você, geralmente seus amigos querem só saber como começa a jogar e como se vence a partida, quando o jogo é competitivo. Você vai e ensina as regras e eles sempre dizem: Vamos jogando e aprendemos no caminho.

    Agora a pergunta: Como vocês fazem para ensinar as regras de um jogo que, como o Guerra do Anel de exemplo, tem muitas nuances dentro da regra?
    Exemplo: Uma ação te beneficia com uma tropa, mas ela tem que estar associada com outra carta ou outra ação que, caso contrário, nada funciona ou faz o contrário que a carta diz. Como é o comportamento de vocês para situações que o jogo tem particularidades que alteram as regras ou geram benefícios que só aquele momento mostra o que fazer e não na regra linear? Em Robinson Crusoé, Stone Age e até no Carcassonne (na contagem dos pontos, por exemplo) acontece muito disso, de de repente aparecer uma carta ou jogada que podem mudar algum detalhe padrão do jogo. Na maioria dos jogos acontece isso.

    Vocês entenderam?

    A pergunta é mais ou menos essa: Vocês quando estão explicando as regras já dizem tudo que se tem que fazer no jogo de forma linear ou fazem uma rodada de exemplo, mostrando o que fazer e, nessa hora mostra as nuances já nessa rodada virtual?

    Não sei, às vezes eu penso que explicando de forma linear o jogo fica maçante, tedioso e além disso podem faltar detalhes cruciais que quando alguém pega e faz o gatilho que ativa algum detalhe que não é padrão do jogo e você comenta, as pessoas já gritam: "você não falou isso! Você está roubando, devia ter falado isso antes".

    Enfim, fico um pouco confuso quando penso em explicar detalhes dos jogos, que não estão presentes na regra geral do jogo, por isso quis fazer esse fórum para ver o que vocês fazem para explicar esses detalhes dos jogos. Fiquem à vontade para dar seus depoimentos e dicas de como explicar as regras do jogo.

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    Visualizar OfertaVer
  • guilhermezardo0
    210 mensagens MD
    avatar
    guilhermezardo022/04/20 14:54
    guilhermezardo0 » 22/04/20 14:54

    NEGS::Boa tarde, amigos! Muitas vezes passo pelo site e vejo listas de jogos fáceis de se ensinar, jogos que demoram pouco para explicação ou jogos que levam pouco tempo de duração.

    Quando você é o dono do jogo, e está apresentando um jogo novo que acabou de chegar dos correios, ou que você acabou de ler todas as regras, fez os testes sozinho e está pronto para apresentar para seu grupo. Chega o dia e você faz o setup do jogo. Assim que todos já estão na mesa prontos para ouvir as regras você começa. Aqui que vem a pergunta óbvia, mas que não é:

    Coloque o Guerra do Anel como exemplo, mas vale para todos os outros jogos que tem característica semelhante.

    Muitas das vezes, principalmente quando seu grupo é de gamers, mas não são tão interessados como você, geralmente seus amigos querem só saber como começa a jogar e como se vence a partida, quando o jogo é competitivo. Você vai e ensina as regras e eles sempre dizem: Vamos jogando e aprendemos no caminho.

    Agora a pergunta: Como vocês fazem para ensinar as regras de um jogo que, como o Guerra do Anel de exemplo, tem muitas nuances dentro da regra?
    Exemplo: Uma ação te beneficia com uma tropa, mas ela tem que estar associada com outra carta ou outra ação que, caso contrário, nada funciona ou faz o contrário que a carta diz. Como é o comportamento de vocês para situações que o jogo tem particularidades que alteram as regras ou geram benefícios que só aquele momento mostra o que fazer e não na regra linear? Em Robinson Crusoé, Stone Age e até no Carcassonne (na contagem dos pontos, por exemplo) acontece muito disso, de de repente aparecer uma carta ou jogada que podem mudar algum detalhe padrão do jogo. Na maioria dos jogos acontece isso.

    Vocês entenderam?

    A pergunta é mais ou menos essa: Vocês quando estão explicando as regras já dizem tudo que se tem que fazer no jogo de forma linear ou fazem uma rodada de exemplo, mostrando o que fazer e, nessa hora mostra as nuances já nessa rodada virtual?

    Não sei, às vezes eu penso que explicando de forma linear o jogo fica maçante, tedioso e além disso podem faltar detalhes cruciais que quando alguém pega e faz o gatilho que ativa algum detalhe que não é padrão do jogo e você comenta, as pessoas já gritam: "você não falou isso! Você está roubando, devia ter falado isso antes".

    Enfim, fico um pouco confuso quando penso em explicar detalhes dos jogos, que não estão presentes na regra geral do jogo, por isso quis fazer esse fórum para ver o que vocês fazem para explicar esses detalhes dos jogos. Fiquem à vontade para dar seus depoimentos e dicas de como explicar as regras do jogo.

    Acho que você está procurando uma resposta pronta que não existe. São diversas situações diferentes. Depende do jogo, depende da regra, depende do grupo.

    Cada caso é um caso!
    Especificamente com relação a Guerra do Anel, não posso opinar porque nunca joguei hehehehe.

    1
  • gabriel
    1472 mensagens MD
    avatar
    gabriel22/04/20 15:07
    gabriel » 22/04/20 15:07

    Eu acho que o primeiro passo é ensinar o jogo certo para o grupo certo. Tratando-se de jogos não-party, dificilmente o "vamos jogando que a gente aprende" funciona.

    A minha estratégia é ter as regras sempre na ponta da língua e já traçar um roteiro muito bem estabelecido na minha cabeça. Com isso eu explico Projeto Gaia e Dominant Species em 15 minutos, mas porque já os joguei mais de 50 vezes. Se você não sabe direito as regras do jogo, leia o manual de novo e de novo e de novo antes de explicar para o seu grupo, principalmente se eles não forem entusiastas do hobby (senão você pode acabar afastando-os).

    1
  • irsigor
    218 mensagens MD
    avatar
    irsigor22/04/20 15:13
    irsigor » 22/04/20 15:13

    Vou falar de minha experiência qnd joguei guerra do anel pela primeira vez.

    Primeira coisa que fiz, foi ver um vídeo de regras no YouTube para eu chegar na casa do meu amigo com uma noção do jogo. Recomendo isso para jogos com explicações longas e complexas. 

    Na casa dele, em 30min me passou as regras novamente, explicando alguns detalhes em cartas, situações de confronto, etc. Como eu já tinha visto o vídeo foi muito simples pegar esses detalhes. 

    Durante o jogo a partida fluiu bem, e surgiram poucas dúvidas que eram explicadas rapidamente. 

    A partida durou 4h e eu perdi por pouco, mesmo sendo a primeira partida. 1 rodada a mais e eu ganhava. 

    Uma coisa legal de fazer também e montar o setup junto com a pessoa e já ir passando umas informações. Normalmente sigo a ordem de explicação do manual. 

    1
  • NEGS
    248 mensagens MD
    avatar
    NEGS22/04/20 17:31
    NEGS » 22/04/20 17:31

    guilhermezardo0::
    NEGS::Boa tarde, amigos! Muitas vezes passo pelo site e vejo listas de jogos fáceis de se ensinar, jogos que demoram pouco para explicação ou jogos que levam pouco tempo de duração.

    Quando você é o dono do jogo, e está apresentando um jogo novo que acabou de chegar dos correios, ou que você acabou de ler todas as regras, fez os testes sozinho e está pronto para apresentar para seu grupo. Chega o dia e você faz o setup do jogo. Assim que todos já estão na mesa prontos para ouvir as regras você começa. Aqui que vem a pergunta óbvia, mas que não é:

    Coloque o Guerra do Anel como exemplo, mas vale para todos os outros jogos que tem característica semelhante.

    Muitas das vezes, principalmente quando seu grupo é de gamers, mas não são tão interessados como você, geralmente seus amigos querem só saber como começa a jogar e como se vence a partida, quando o jogo é competitivo. Você vai e ensina as regras e eles sempre dizem: Vamos jogando e aprendemos no caminho.

    Agora a pergunta: Como vocês fazem para ensinar as regras de um jogo que, como o Guerra do Anel de exemplo, tem muitas nuances dentro da regra?
    Exemplo: Uma ação te beneficia com uma tropa, mas ela tem que estar associada com outra carta ou outra ação que, caso contrário, nada funciona ou faz o contrário que a carta diz. Como é o comportamento de vocês para situações que o jogo tem particularidades que alteram as regras ou geram benefícios que só aquele momento mostra o que fazer e não na regra linear? Em Robinson Crusoé, Stone Age e até no Carcassonne (na contagem dos pontos, por exemplo) acontece muito disso, de de repente aparecer uma carta ou jogada que podem mudar algum detalhe padrão do jogo. Na maioria dos jogos acontece isso.

    Vocês entenderam?

    A pergunta é mais ou menos essa: Vocês quando estão explicando as regras já dizem tudo que se tem que fazer no jogo de forma linear ou fazem uma rodada de exemplo, mostrando o que fazer e, nessa hora mostra as nuances já nessa rodada virtual?

    Não sei, às vezes eu penso que explicando de forma linear o jogo fica maçante, tedioso e além disso podem faltar detalhes cruciais que quando alguém pega e faz o gatilho que ativa algum detalhe que não é padrão do jogo e você comenta, as pessoas já gritam: "você não falou isso! Você está roubando, devia ter falado isso antes".

    Enfim, fico um pouco confuso quando penso em explicar detalhes dos jogos, que não estão presentes na regra geral do jogo, por isso quis fazer esse fórum para ver o que vocês fazem para explicar esses detalhes dos jogos. Fiquem à vontade para dar seus depoimentos e dicas de como explicar as regras do jogo.

    Acho que você está procurando uma resposta pronta que não existe. São diversas situações diferentes. Depende do jogo, depende da regra, depende do grupo.

    Cada caso é um caso!
    Especificamente com relação a Guerra do Anel, não posso opinar porque nunca joguei hehehehe.

    Não não, parceiro, não quero respostas prontas, gostaria de saber a opinião de vocês, como vocês abordam essas situações. Como eu disse, o guerra do Anel foi só para ilustrar, mas a pergunta vale para todos os jogos, principalmente os mais complexos, que possuem detalhes mais profundos. Muito obrigado pelo comentário!

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal22/04/20 18:03
    Ovatsug Rednal » 22/04/20 18:03

    NEGS::Boa tarde, amigos! Muitas vezes passo pelo site e vejo listas de jogos fáceis de se ensinar, jogos que demoram pouco para explicação ou jogos que levam pouco tempo de duração.

    Quando você é o dono do jogo, e está apresentando um jogo novo que acabou de chegar dos correios, ou que você acabou de ler todas as regras, fez os testes sozinho e está pronto para apresentar para seu grupo. Chega o dia e você faz o setup do jogo. Assim que todos já estão na mesa prontos para ouvir as regras você começa. Aqui que vem a pergunta óbvia, mas que não é:

    Coloque o Guerra do Anel como exemplo, mas vale para todos os outros jogos que tem característica semelhante.

    Muitas das vezes, principalmente quando seu grupo é de gamers, mas não são tão interessados como você, geralmente seus amigos querem só saber como começa a jogar e como se vence a partida, quando o jogo é competitivo. Você vai e ensina as regras e eles sempre dizem: Vamos jogando e aprendemos no caminho.

    Agora a pergunta: Como vocês fazem para ensinar as regras de um jogo que, como o Guerra do Anel de exemplo, tem muitas nuances dentro da regra?
    Exemplo: Uma ação te beneficia com uma tropa, mas ela tem que estar associada com outra carta ou outra ação que, caso contrário, nada funciona ou faz o contrário que a carta diz. Como é o comportamento de vocês para situações que o jogo tem particularidades que alteram as regras ou geram benefícios que só aquele momento mostra o que fazer e não na regra linear? Em Robinson Crusoé, Stone Age e até no Carcassonne (na contagem dos pontos, por exemplo) acontece muito disso, de de repente aparecer uma carta ou jogada que podem mudar algum detalhe padrão do jogo. Na maioria dos jogos acontece isso.

    Vocês entenderam?

    A pergunta é mais ou menos essa: Vocês quando estão explicando as regras já dizem tudo que se tem que fazer no jogo de forma linear ou fazem uma rodada de exemplo, mostrando o que fazer e, nessa hora mostra as nuances já nessa rodada virtual?

    Não sei, às vezes eu penso que explicando de forma linear o jogo fica maçante, tedioso e além disso podem faltar detalhes cruciais que quando alguém pega e faz o gatilho que ativa algum detalhe que não é padrão do jogo e você comenta, as pessoas já gritam: "você não falou isso! Você está roubando, devia ter falado isso antes".

    Enfim, fico um pouco confuso quando penso em explicar detalhes dos jogos, que não estão presentes na regra geral do jogo, por isso quis fazer esse fórum para ver o que vocês fazem para explicar esses detalhes dos jogos. Fiquem à vontade para dar seus depoimentos e dicas de como explicar as regras do jogo.

    99% das pessoas que eu jogo (são em média uns 12 jogadores fixos em 3 grupos diferentes) não liga de aprender as regras como eu preferir explicar e geralmente vão tirando dúvidas durante as explicações.

    Só tenho um colega que é desses de "aprender jogando" e aí a única dica que posso dar (e é oq eu faço) é "cagar" pra ele.

    A hora q ele fizer algo que não pode, ou q não funciona como deveria, eu vou corrigir e se ele reclamar eu digo que a escolha foi dele de aprender jogando. 
    Confesso q esse colega nunca reclamou de correções durante a partida, mas caso alguém reclamasse era assim q eu ia agir.

    Ps: ele já jogou projeto gaia sem querer aprender nada além de como construir as coisas e como obter recursos.

    E aí ia perguntando durante o jogo pra q Servia o rondel de poder, pra q serviam as trilhas, etc.

    Partícularmente não gosto de jogar com gente assim, pq acaba me desconcentrando durante a partida (diferente de tirar uma dúvida pontual) e eu sempre penso "devia ter perguntando isso na explicação q não quis ouvir" rs

    1
  • NEGS
    248 mensagens MD
    avatar
    NEGS22/04/20 18:25
    NEGS » 22/04/20 18:25

    Obrigado a todos pelos comentários, mas acho que o que eu escrevi ficou um pouco confuso.
    Eu coloquei o Guerra do Anel para exemplificar, mas a pergunta vale para todos os jogos.
    @Ovatsug Rednal acho que pegou bem o que eu quis dizer.

    Não é que eu não saiba explicar as regras, era para estar implícito na questão. Sim, eu leio as regras várias vezes, assisto gameplays nacionais e internacionais, quando necessário, faço testes solo para depois mostrar para meu grupo.

    O que eu queria saber era como vocês abordam as nuances do jogo.

    Vocês gastam o tempo que for necessário para explicar exatamente TUDO, ou deixam alguma coisa para durante o jogo?

    No meu caso, atualmente meu grupo é jogador, mas não é hardcore, é um grupo de 3 meninas e, às vezes dois rapazes, além de mim. Geralmente são as meninas que jogam comigo. Elas são iniciantes, mas não se importam de tentar alguns jogos pesados de vez em quando.

    Aí, quando vou passar algum jogo pesado, elas apelam para o "vamos jogando...", aí quando aparecem os detalhes, eu tenho que explicar e uma delas vem com essa de que eu não expliquei isso e tal.


    Geralmente eu tento explicar tudo, só que aí em jogos complexos eu faço uma rodada sem valer para mostrar as nuances do jogo, para caso aconteça, não haja dúvidas. Nessa hora que eu mostro algum detalhe que pode ser importante para associar com alguma ação e ganhar, nesse ponto falo que é importante ficar de olho no que possibilita ganhar pontos de vitória, qua deck junta com qual e pode ajudar, etc.

    Quando elas falam que é para ir jogando e aprendendo aí eu falo pra elas que por conta e risco delas.

    Entenderam?

    Gostaria de saber quais as estratégias vocês fazem para explicar esses detalhes do jogo, fora a regra principal. É explicando a regra por inteiro (que pode tomar um tempo maior e desanimando os iniciantes) ou explicando durante uma partida (o que deixaria o jogo maçante também para você e outros jogadores, levando ao risco de cometer erros nas regras)? Se vocês tiverem outro modo de fazer podem postar aqui, quero ver como vocês abordam esses casos.

    Muito obrigado por comentarem!!!

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal22/04/20 20:10
    Ovatsug Rednal » 22/04/20 20:10

    Então cara, mas ai acho q vc tem q falar com jeitinho "Olha, vc não queria que eu explicasse antes, aí acontece essas coisas".

    Sei que vc queria dicas de como lidar, mas é uma situação chata, pois talvez seja seu único grupo mas é um grupo q não tá pronto pra jogar jogos difíceis, mesmo que se arrisquem.

    Eu não curto uma "rodada teste" por que em uma rodada vc não vai conseguir abranger aquela situação obscura que pode acontecer uma vez ou outra e de qualquer forma, no máximo vai dar uma ideia geral do game play, mas se a pessoa tá interessada a ir logo pros finalmentes, nem vai prestar atenção nesse teste.

    Fora que esquecer uma regra ou outra é normal. Geralmente quando isso acontece e ia prejudicar um jogador, a gente ignora pelo resto do jogo ou adota o "vai valer a partir de agora".

    Sinceramente, se essa guria fala pra mim q eu não ensinei, ou que estou roubando, eu diria mesmo da forma mais educada possível, pra ela perceber que foi ela q não quis aprender. Então se ela falar "vamos aprender jogando" vc pergunta se ela tem certeza e diz q não vale reclamar depois.

    Acho que é o jeito mais efetivo. 

    0
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