Boa tarde, amigos! Muitas vezes passo pelo site e vejo listas de jogos fáceis de se ensinar, jogos que demoram pouco para explicação ou jogos que levam pouco tempo de duração.
Quando você é o dono do jogo, e está apresentando um jogo novo que acabou de chegar dos correios, ou que você acabou de ler todas as regras, fez os testes sozinho e está pronto para apresentar para seu grupo. Chega o dia e você faz o setup do jogo. Assim que todos já estão na mesa prontos para ouvir as regras você começa. Aqui que vem a pergunta óbvia, mas que não é:
Coloque o Guerra do Anel como exemplo, mas vale para todos os outros jogos que tem característica semelhante.
Muitas das vezes, principalmente quando seu grupo é de gamers, mas não são tão interessados como você, geralmente seus amigos querem só saber como começa a jogar e como se vence a partida, quando o jogo é competitivo. Você vai e ensina as regras e eles sempre dizem: Vamos jogando e aprendemos no caminho.
Agora a pergunta: Como vocês fazem para ensinar as regras de um jogo que, como o Guerra do Anel de exemplo, tem muitas nuances dentro da regra?
Exemplo: Uma ação te beneficia com uma tropa, mas ela tem que estar associada com outra carta ou outra ação que, caso contrário, nada funciona ou faz o contrário que a carta diz. Como é o comportamento de vocês para situações que o jogo tem particularidades que alteram as regras ou geram benefícios que só aquele momento mostra o que fazer e não na regra linear? Em Robinson Crusoé, Stone Age e até no Carcassonne (na contagem dos pontos, por exemplo) acontece muito disso, de de repente aparecer uma carta ou jogada que podem mudar algum detalhe padrão do jogo. Na maioria dos jogos acontece isso.
Vocês entenderam?
A pergunta é mais ou menos essa: Vocês quando estão explicando as regras já dizem tudo que se tem que fazer no jogo de forma linear ou fazem uma rodada de exemplo, mostrando o que fazer e, nessa hora mostra as nuances já nessa rodada virtual?
Não sei, às vezes eu penso que explicando de forma linear o jogo fica maçante, tedioso e além disso podem faltar detalhes cruciais que quando alguém pega e faz o gatilho que ativa algum detalhe que não é padrão do jogo e você comenta, as pessoas já gritam: "você não falou isso! Você está roubando, devia ter falado isso antes".
Enfim, fico um pouco confuso quando penso em explicar detalhes dos jogos, que não estão presentes na regra geral do jogo, por isso quis fazer esse fórum para ver o que vocês fazem para explicar esses detalhes dos jogos. Fiquem à vontade para dar seus depoimentos e dicas de como explicar as regras do jogo.